Biblioteca de Almas - O Lar da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares #03 - Ransom Riggs

Desde que comecei a ler essa trilogia, não consegui mais parar, lendo um atrás do outro, já que a história, além de super envolvente, conseguiu me conquistar com um enredo maravilhoso e bem desenvolvido. Por este motivo, passei esta obra na frente da minha pilha da leitura, e agora venho compartilhar com vocês as minhas opiniões a respeito do terceiro e último livro desta série.
Nos volumes anteriores (“O Lar da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares” e “Cidade dos Etéreos”), “Biblioteca de Almas” começa exatamente onde o volume anterior terminou, com nosso protagonista e seus amigos encurralados por um etéreo enquanto os seus outros amigos foram levados pelos acólitos para a sua fortaleza. Vemos que, logo no início do livro, Jacob ainda continua confuso sobre como usar a sua peculiaridade, porém ele precisa descobrir o mais rápido possível sobre o que herdou do seu avô para poder salvar todos durante a sua jornada.

Os acólitos querem recriar a explosão da fenda temporal, o que acabou criando os etéreos, para tornarem-se poderosos e, com isso, dominar o mundo peculiar. E por esse motivo sequestraram as Ymbrynes junto com as crianças peculiares, porém Jacob Portman, Emma Bloom, que tem o poder de produzir o fogo, e o cachorro peculiar Addison McHenry, que além de falar é ótimo para rastrear os peculiares, embarcam em uma aventura para que isso não ocorra. Jacob não tem tempo de treinar as suas novas habilidades, porém sabe que a vida dele e as dos seus amigos dependem disso.





Agora eles vão para o Recanto do Demônio, uma fenda temporal que não é nada bonita, já que é um tipo de terra sem lei que abriga todo tipo de vícios e perversões. Nela encontramos aqueles habitantes que não foram aceitos em mais nenhuma fenda, e que não têm escrúpulo nenhum, fazendo com que os três não possam confiar em ninguém, tendo que bolar um plano rapidamente para salvar os seus amigos e sair de lá.


No Recanto do Demônio, nosso protagonista e seus amigos acabam fazendo novas descobertas e muitos inimizades, assim como conhecem Sharon e Bentham, dois aliados (pelo menos eles acham que são, confiando neles ao mesmo tempo em que desconfiam). Eles acabam descobrindo que o objetivo de Caul e os wights é encontrar a biblioteca das almas, o lugar para onde as almas dos peculiares vão depois da morte.



Como já deu para notar pela resenha, embarcamos em uma grande aventura de tirar o fôlego neste volume, além de podermos conhecer mais profundamente a história dos peculiares e dos acólitos. Com bastante reviravoltas, esta obra consegue prender a gente com várias cenas de ação e descobertas em todos os momentos. A narrativa é rápida e fluida, mantendo um ritmo bem agradável, já que toda hora encontramos novidades, que não deixam a trama ficar parada nem por um segundo. Foi bem gostoso poder ler este título.


A narrativa é em primeira pessoa pelo ponto de vista de nosso protagonista, Jacob, o que foi maravilhoso, já que assim conseguimos entender melhor tudo o que ele estava passando, assim como seus sentimentos. Principalmente por ser um livro cheio de descobertas, foi ótimo poder entender um pouco mais sobre o que se passava na cabeça dele, como as suas dúvidas, já que ele estava carregando a pressão de ter que ajudar a salvar os seus amigos, fora carregar o peso da decisão de qual vida prefere: a de antes, sendo um menino normal, ou sendo um peculiar, e ainda tendo os sentimentos do primeiro amor, e os sentimentos comuns como estar longe dos pais e ter perdido o avô.






A capa original foi mantida mais uma vez, e a Intrínseca não poderia ter feito trabalho melhor com esta edição mesmo que tentasse. O exemplar impresso possui jacket (aquela capa que sai) e a capa de baixo é dura em um tom maravilhoso de verde água, combinando com a do volume anterior, que era azul, com as assinaturas dos personagens em branco. A folha de guarda é linda, e o miolo é repleto de imagens, além de no começo ainda existir um Glossário de Termos Peculiares. No início de cada capítulo há uma página com o fundo ilustrado, as margens inferiores das páginas possuem detalhes gráficos e as folhas são amarelas. Tirei algumas fotos do exemplar para vocês conferirem o quão bonito está.




Recomendo muito “Biblioteca de Almas” para todos os leitores que buscam uma história cheia de magia e aventura, que mistura ação e fantasia em uma dose certa. Foi bem gostoso acompanhar nosso protagonista e ver o seu desenvolvimento nesses três volumes. Já estou bem triste por não ter um quarto volume, pois, em minha opinião, daria para continuar esta história, mas para a minha sorte não vou precisar me despedir desses personagens incríveis agora, já que o primeiro volume dessa série está nos cinemas em um filme homônimo dirigido por Tim Burton. Esse é daquele tipo de livro que consegue nos conquistar a cada virada de página com personagens incríveis, além de um enredo fantástico. Por este motivo, acho que todos deveriam dar uma chance a esta trilogia, pois não vão se arrepender nem por um segundo.


Avaliação
                                                                                             


Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Não li os primeiros livros ainda, mas quero muito ler.
    Parece ser uma história incrível.
    Estou vendo muitos comentários positivos e cada vez ficando mais interessada.
    Sua resenha me deixou com aquele sentimento de curiosidade, sério, muito boa.
    Espero conhecer as obras em breve.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  2. Olá....
    Adorei a resenha.... Ainda não tive oportunidade de ler essa série, mas tenho ouvido falar tão bem dela que já estou louca para ler... Me apaixonei pela edição do livro cheia de fotos que parece que nos transportam para dentro do livro... Uma mistura de magia, aventura e fantasia que promete me trazer muitas emoções durante a leitura... Espero poder fazer essa leitura em breve...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir