Magia - Trilogia Mística #01 - Jéssica Macedo


Eu nunca fui a criatura que se encaixava nos locais, sempre fui a diferente, as vezes por não comer alguma coisas quando criança, outras vezes pelo som que eu ouvia na adolescência e hoje por escolher viver fora do roteiro esperado. Com isso sei bem como é ser olhada estranho, mas nunca permiti que isso me diminuísse, ao contrário isso apenas reforçou mais minhas escolhas. Quando esbarro com alguém ou um personagem que é ao contrário disso me desperta muita revolta, porque ser diferente, e mais que isso ser original é o que nos faz únicos! Reflexões a parte Magia- Trilogia Mística Vol. I, da autora Jéssica Macedo, publicado pela Mundo Uno Editora tem uma dessas personagens diferentes que não se bancam!

Anabelle é uma adolescente diferente, ela se acha o patinho feio porque têm os olhos lilases. Tida como uma aberração por onde passa, ela ainda tem que lidar com estranhos fatos que acontecem na sua presença que reforçam seu estereótipo spooky. Quando já não via mais esperança para si seu distante pai aparece, dono dos mesmos olhos que a filha ele revela a ela a origem de seus olhos, assim como um novo rumo para sua vida. Ela não se acha capaz, mas vai tentar assumir o papel que descobriu ter, mas será que ela será capaz de finalmente aceitar que nunca será normal?

Estou aqui pensando em todos os personagens chatos que já apareceram nessa minha vida de leitora, mas acho que ninguém ganha de Belle, ow menina chata!!! Filha única, mimada, é uma jovem autodestrutiva, de baixa auto estima, muito reclamona. Sim ela tem uma certa dose de azar, mas também é uma pessoa que não faz nada por si mesma, e é muito conformada com aquilo que a vida lhe dá. Tem uma auto piedade, uma dose de 'coitadismo' excessiva! Foi difícil acompanhá-la por quase todo livro assim, mudando pouco, muito pouco mesmo com as descobertas e ajudas que obteve!

Agora a pergunta que não quer calar, se por boa parte de sua vida o problema era seus olhos serem de cor diferentes porque ela simplesmente não comprou lentes de contato coloridas? É uma solução simples e aceitável não?! Não há explicação para tanto sofrimento apenas por isso, e mais não consigo acreditar que uma escola inteira iria massacrá-la apenas por isso, achei isso muito forçado! Além de clichê, afinal mocinha sofrendo bulling é quase roteiro de livro juvenil não é?!

Como se não bastasse todos os problemas de seus olhos, Belle ainda tem uma paixão platônica pelo amigo de infância Richard. Ela só fala e pensa nele, mas não faz qualquer coisa para tentar conquistá-lo, ela é cansativa em sua obcessão. Apenas sofre, chora e lamenta que ele namore a garota mais popular da escola. Que por sinal é quem mais agride Belle. Linda Fontes é o perfil da garota malvada que tem prazer em fazer os outros sofrerem. É fútil embora inteligente, nojenta e arrogante.

Richard o mocinho torto da trama é muito fiel a sua amizade com Belle, mas não consegue enxergar o amor da amiga, e assim a faz sofrer muito. Ele tem atitudes que não condizem a alguém que é apenas amigo, por isso acaba por confundir as pessoas próximas de Belle. É irritante porque não dá para entender como um garoto tão sofrido acaba por ficar com uma garota tão ruim!

Belle, depois de sua descoberta ganha uma mentora que irá treiná-la na magia, Liza. Essa mini-bruxa é bem interessante, pois não cai nas lamúrias da menina, ao contrário sempre a incentiva a lutar pelo que quer, assim como a assumir seu poder seja mágico ou pessoal. O pouco de transformação que a personagem sofre se deve a essa pequena professora.

Um problema simples que surgiu no livro são os nomes de Liza e Linda, muito similares, quando surgiam próximos na narrativa as vezes confundiam. Acredito que isso poderia ter sido mudado e auxiliado nessa narrativa feita em primeira pessoa através de Anabelle. A forma que a jovem conduz a estória é muito coloquial, com termos mais jovens. Esta característica vai aos poucos perdendo força a medida que a garota obtém conhecimento.

Do ponto de vista do universo mágico que a autora criou tudo é muito interessante, mas pouco explorado. Ela passou muito tempo nos 'mimis' da adolescente ao invés de explorar a estrutura muito interessante que criou em outra dimensão para os bruxos. As partes de treinamento e no universo mágico são as mais legais do livro.

Magia, tinha um potencial para ser um bom livro mas morreu na praia quando se demorou demais nos tramas pessoais e sem fundamento de Belle. Esperava que a personagem crescesse com o poder, que abrochasse como uma flor, mas ela passou o livro todo chorando por aquilo que não tinha e se convencendo que tudo bem ela ser um monstro, quando ela nunca foi um de verdade! O próximo livro é Encanto, o primeiro capítulo (ao final de Magia) já deixa claro que está pobre sofredora continuará sofrendo, e sofrendo...!


Avaliação





Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Além da capa desse livro ser maravilhosa, a trama me pareceu muito boa, gosto de livros sobre magiá, mas confesso que quase não leio livros que abordem esse assunto. A história por abordar algo mais adolescente acabou tornando o desenvolvimento da trama um tanto quanto lento, porém como gosto de fase acho que vou gostar de ler esse livro.

    ResponderExcluir