Em Algum Lugar nas Estrelas - Clare Vanderpoll


Não é novidade para nenhum leitor que os livros da Darkside Books são obras de arte do ponto de vista gráfico não é? Eu estou começando minha coleção destes lindos hardcover de forma tímida, mas com o objetivo de ter quase todos eles na minha estante. Ainda bem as livrarias virtuais têm contribuído para isso, e minha recente compra deles foi Em Algum Lugar nas Estrelas, da autora Clare Vanderpoll.

Neste volume que está entre as capas mais lindas da minha estante conhecemos a estória do jovem Jack que acabou de perder sua mãe de forma repentina, e é mandado pelo pai do Kansas para o Maine para estudar em um colégio interno para meninos. Tentando compreender os eventos que avassalaram sua rotina, Jack conhece um estranho garoto que não frequenta aulas, Early, que embora seja diferente é muito inteligente e repleto de rotinas peculiares. Juntos eles partem na semana de férias em uma busca pela estória de Pi, ou do urso Apalache, que mais do que um animal grande e perigoso, vai representar o troféu depois de uma jornada interna.

Minha dica para quem deseja ler este livro é não busque compreender esse livro com a razão, ele é um convite a subjetividade e ao coração. Não siga as lógicas conhecidas de uma narrativa feita em primeira pessoa sob o ponto de vista de Jack, quee segue os estágios de dois garotos inocentes que tentam compreender porque a vida tirou deles aquilo que muito de seus colegas têm, suas famílias.

Eu me peguei buscando adjetivos que expressassem o que este livro trabalha, achei tudo muito superficial, nada trás a dimensão do que ele se propõe de maneira tão simples e única. A autora é delicada ao falar de temas tão doloridos como a morte da mãe de Jack que ele ainda não compreendeu e se sente culpado por não poder ter podido evitar; a relação de Jack com seu distante pai militar que assim como ele não soube o que fazer com a morte da esposa; a condição especial de Early de enxergar a vida com sua lente que alguns chamam de autista, e por fim sua busca determinada pelo irmão que todos acreditam ter morrido na guerra na Europa.

Jack cresceu muito próximo de sua mãe já que o pai nos últimos anos estava a serviço distante, assim toda sua referência é sua mãe e suas frases metafóricas que são constantemente usadas como consulta do menino. Quando ele parte com Early ele acredita que está apenas evitando estar sozinho na escola, mas aos poucos ele percebe depois de muito se perguntar que ele também está em uma busca.

Early é dono de uma mente muito poderosa, compreende a matemática de forma diferenciada através de cores e estórias, e vê no Pi uma estória de vida bonita ao mesmo tempo em que faz cálculos extraordinários de cabeça. Mas quando a questão é a vida real sua interpretação do que acontece nem sempre está correta. A inocência é sua marca mais forte, e não abre mão do que acredita muito fácil, aliás é muito difícil alguém convencê-lo do contrário do que pensa. É difícil determinar quando ele está na vida real e quando está perdido na estória de Pi.

Não sabemos ao certo durante o desenrolar das ações o que de fato é real, o que é fruto da imaginação dos garotos a partir da estória de Pi. Assim temos um realismo fantástico muito sutil com piratas, uma senhora centenária, um homem que se esconde de seu passado e até mortos que voltam a vida (não de forma literal rs!).

Ao final da estória a autora explica de onde sua estória foi concebida, assim como o que é fato e ficção sobre o número pi, entre outros fatos que coloca sobre os locais onde sucederam a trama. Ela também teve o cuidado de listar uma biografia consultada o que sempre reforça a seriedade das consultas feitas.

Dizer que o trabalho da darkside no livro foi lindo é chover no molhado não? Mas sim desde a capa, passando pelo início de cada capítulo que têm o desenho de uma constelação, e até a roda de músicos que Early ouve em cada dia da semana, a editora conseguiu em suas páginas trazer o efeito onírico que a narrativa tem. As estrelas são tema constante para os personagens, são como guias para aqueles que não têm mais onde buscar segurança.

Em Algum Lugar nas Estrelas, é uma estória de vida de dois garotos, mas é também a estória de diversas pessoas que perderam alguém seja pela morte, seja pelo afastamento e não souberam como remontar suas vidas. As vezes as pequenas coisas, ou as pessoas mais inesperadas são a resposta. Talvez apenas se demorar em contemplar as estrelas traga o alívio que a vida aqui embaixo não é capaz de dar. Uma estória linda para a alma!



Avaliação







Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Nossa, esse livro parece conter uma história linda e emocionante.
    Na época de divulgação já fiquei muito interessada.
    O capricho que a editora teve com a capa e todo o resto, foi sensacional.
    Darkside sempre sendo um luxo né?
    Não conheço a escrita da autora e gostaria muito de conhecer a partir desse livro.
    Gostei bastante do que vi aqui <3
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir