Garota Online em Turnê - Garota Online #02 - Zoe Sugg

Depois de muitos acontecimentos que mudaram bastante a vida de Penny, ela finalmente está sossegada e feliz com seu namorado, Noah. Ele a convida para acompanhá-lo em sua turnê musical pela Europa, e nossa protagonista mal pode esperar para vivenciar essa experiência incrível com seu maravilhoso namorado roqueiro. É claro que há um certo receio, afinal suas crises de pânico existem e acabam afetando bastante a vida da menina, mas ela está determinada a ir, sim, e tem certeza de que, se algo acontecer, Noah estará lá ao seu lado para ajudá-la, assim como o empresário dele, que prometeu a seus pais cuidar bem dela.
Porém, a viagem dos sonhos pode estar bem próxima de um pesadelo quando umas mensagens ameaçadoras começam a chegar para Pen, algumas pessoas próximas de Noah não são tão legais assim com ela ,e a agenda de seu namorado esteja tão, mas tão intensa que ele mal tem tempo de respirar, quem dirá sair com ela, que acaba não conhecendo muito mais do que os quartos de hotéis por onde passa e o interior do ônibus da banda e também dos aviões.
Mas será que era isso que Penny queria? Viver na sombra de Noah o tempo inteiro? Já não basta estar longe da família e de Elliot, o melhor amigo que uma garota poderia querer, e não poder nem mesmo manter seu blog, o Garota Online, público por conta de toda a dor de cabeça que teve há não muito tempo?
Quando algo realmente ruim acontece, ela percebe que já era hora de fazer algumas mudanças. Agora, só precisará aprender a equilibrar tudo na sua vida, enquanto faz planos para o futuro e descobre mais sobre si mesma. Essa viagem pode não ser tudo o que esperava, mas a viagem que é a sua vida está apenas começando e Penny tem muito o que aproveitar.
Desde que li o primeiro livro de Zoella, “Garota Online” (clique no título para conferir minha resenha), fiquei curiosa para ler as continuações, porque curti bastante a trama e acho que ela fez uma ótima estreia para o público jovem adulto. Então, quando vi o lançamento do segundo volume da série, é claro que corri para ler. E olha que eu gostei um pouco mais deste do que do anterior, e eu já tinha adorado aquele.
A narrativa é bem gostosa, leve e envolvente, e a linguagem é totalmente apropriada para os leitores mais jovens, fluindo maravilhosamente bem. A escrita da autora é cheia de pontos reflexivos e frases adoráveis, e gosto muito disso.
E a trama trouxe questões essenciais que pessoas dessa idade vivenciam, como primeiro amor, amizade, questões familiares, medo, começar a realizar sua vida sozinha, viagens, pânico, saber perdoar, vivenciar coisas novas, sentir turbilhões de emoção, não saber ainda o que deseja de sua vida, descobrir, correr atrás do que quer e do que faz feliz, entre muitas outra.
Até a metade da leitura não acontece muita coisa interessante, visto que Pen está apenas seguindo seu namorado pela turnê na Europa, fazendo apenas as coisas com ele, dependendo do garoto para fazer algo mais especial, etc. Admito que algumas vezes eu fiquei decepcionada com o que estava acontecendo ali, mas entendo que essas cenas existiram para mostrar um outro lado da vida, e fazer com que Pen pudesse enxergar a situação com outros olhos. E gostei muito de como a autora utilizou estes momentos para nos mostrar que Penny (ou qualquer um de nós) pode ser mais, basta querer e ir atrás de suas vontades e sonhos.
Um ponto do qual gostei muito foi ver o crescimento de nossa protagonista. Ela soube ser firme e forte em suas decisões, por mais difíceis que tenham sido, e percebeu que as vezes o que nós queremos não podemos ter naquele momento, porque poderiam trazer consequências, muitas vezes negativas, das quais depois fica mais difícil escapar ou voltar atrás. E percebeu que a felicidade verdadeira está dentro de nós e não de outro alguém.
Acho que a questão das crises de pânico também foi melhor abordada neste volume, porque senti elas mais reais e mais difíceis de serem enfrentadas. E me deu orgulho todas as vezes que Penny conseguia combatê-las. Acho muito bom que a autora continue abordando este tema, tão importante, em um livro para o público jovem, porque pode ajudar muita gente com suas palavras.

Só teve um ponto que me incomodou bastante, que até me fez não gostar mais tanto assim de Noah, porque ele não acreditou em Penny num momento crucial, mesmo que já estivesse com ela há um tempo e a conhecesse bem. A pior parte é que ele nem mesmo quis ouvi-la, simplesmente considerou a informação verdadeira antes de saber seus argumentos e refletir sobre isso. Se eu fosse ela, não teria perdoado ele tão fácil. E muito menos teria sido eu a ir atrás dele. O erro foi de Noah, ele que tivesse o mínimo de discernimento para consertá-lo, principalmente quando soube a verdade, ao invés de ficar esperando que a garota fizesse contato. E, devo confessar, não gostei que ela foi atrás. Mas depois Pen se redimiu aos meus olhos, não aceitando tudo tão fácil e nem voltando atrás no que achava ser o correto, por mais difícil e tentador que fosse fingir que nada daquilo tinha acontecido.
A narrativa é em primeira pessoa sob o ponto de vista de Penny e eu curto bastante obras narradas pelo protagonista, pois podemos entender melhor tudo o que está sentindo. E a Pen é uma ótima pessoa. Além do mais, adoro os personagens secundários e acho que eles fazem toda a diferença na sua vida. Gosto muito da família dela, já que tanto os pais quanto seu irmão a apoiam bastante, além de ser bem alto astrais e possuírem uma relação muito boa entre si.
Uma das minhas cenas preferidas foi uma vivenciada por Elliot, melhor amigo de Pen, que definitivamente é o melhor personagem (junto com a protagonista) de todo o livro! Amei o que aconteceu com ele e fiquei com aquele sorriso bobo de alegria no rosto, foi tudo bem fofo mesmo.
Até o momento, “Garota Online” é uma trilogia, sendo que o terceiro volume, “Girl Online Going Solo”, que já teve sua capa divulgada, será publicado em novembro no exterior, ainda sem previsão de lançamento nacional, mas acredito que deva chegar por aqui em 2017.
Curto esta capa, que segue um padrão com os demais volumes da série, sendo que cada um é de uma cor e possui fotos com referências ao enredo em questão. A diagramação interna está bem confortável para a leitura e as páginas são amarelas.
Para os leitores mais novos e também para os mais velhos que curtem obras voltadas para o público jovem adulto que tratam temas mais difíceis de uma forma bem leve e descontraída, além de nos presentear com personagens incríveis que vivenciam coisas típicas da idade, “Garota Online em Turnê” é uma ótima indicação.

Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário