Um Amor do Passado - Marlene Saes

“Um Amor do Passado” conta a história de uma jovem de nome Mariana, que no auge de sua inocência (quando era adolescente) se apaixona por Renato, um jovem sedutor que é o irmão de sua grande amiga. Com o envolvimento, ela fica grávida e ele a abandona. Sua mãe, Joana, consegue, então, uma fazedora de anjos (mulher que faz o aborto em quem quiser, sem medir esforços). Este bebê, que não nasceu, era um espírito revoltado, e começa a perseguir todos os envolvidos que viveram para concretizar esta história.
Com o passar dos anos, nossa protagonista se vê casada com José, homem bom com ótima índole, só que nunca conseguiu engravidar dele. E ele também nada sabia sobre a história do aborto. Nesse ínterim, Renato voltou à cidade e quis se relacionar novamente com Mariana, só que ela, com medo, acabou por contar toda a história de seu envolvimento da juventude para o marido, que a perdoou e a entendeu, pois já estava acompanhando a doutrina espírita, o que o ajudou neste processo.
Mariana tem uma irmã, Elisa, que estava no convento desde a morte de sua mãe, pois queria ser noviça, porém descobriu que não tinha vocação. Então, voltou para a cidade e foi morar com Dona Tereza, que vem a ser a madrinha de Mariana, uma alma boníssima, que amava estas irmãs com muita força, e que teria grande influência na vida das duas.
O destino quis que Elisa se apaixonasse por Renato e ele por ela. Eles se casaram, mas algo terrível aconteceu e é Mariana e José que ficaram com o bebê deles, o acolheram, o amaram e cuidaram da criança como um filho próprio e muito querido. Só que este garoto acabou sendo justamente o mesmo espírito que ela havia abortado anos antes. E, mesmo com muitos anos de revolta, no astral ele recebeu muito auxílio e alguns espíritos de Luz o ajudaram a perdoar, fazendo com que ele deixasse de ser o espírito revoltado que era anteriormente.
Agora que já se passaram muitos anos, ele teve uma nova oportunidade de reencarnar e pôde retornar para esta família. Resta saber se seu espírito realmente conseguiu progredir de forma satisfatória para trazer alegria a esta família, ou tudo não se passou de uma tentativa frustrada e ele ainda vai conseguir sua vingança terrena.
Gostei muito de conhecer e acompanhar estes personagens criados por Marlene Saes. Essas pessoas tiveram suas vidas entrelaçadas muito antes de começar esta história, e é através do deslocamento do espírito, ou seja, durante o repouso do corpo, que o mesmo se desprende e acontece o encontro entre Mariana, José e Elisa. Com isso, vamos conhecer o porquê de tudo ocorrido nestas vidas. Neste encontro também estarão presentes Virgínia, mãe de José, já desencarnada no seu novo Lar, e Irmã Amélia.
“Reconcilia-te com o teu adversário enquanto está lado a lado com ele”. (Mestre Jesus)
Ao longo do livro, entre o plano terreno e o plano espiritual, vão ser explicadas várias passagens destes personagens, de suas vidas passadas, e o porquê de tudo acontecer. Nada é por acaso, tudo tem uma razão de ser. Se estamos numa família, é porque tivemos ligações em outras existências. E, sim, em muitos casos estamos aqui para reparar nossos erros, mas será uma tarefa fácil, já que nossa memória não nos deixa saber o porquê de estarmos numa determinada família?

A obra não me introduziu no assunto da espiritualidade, pois já venho lendo sobre o assunto em diversos outros títulos, mas serviu para complementar ainda mais tudo o que eu já sabia sobre o mesmo, trazendo novos pontos para pensar, tal qual nosso desprendimento do corpo e no encontro no astral, mesmo quando esquecemos quando retornamos no nosso corpo terreno.
Achei a construção dos personagens ótima, o leitor se sente conectado a eles e ao que estão vivendo, torcendo para que encontrem a paz e que tudo dê certo com suas vidas. E o uso da doutrina espírita para auxiliá-los na evolução foi feita de maneira incrível, me fazendo refletir e pensar nas formas que cada ser humano encara sua existência de maneira diferente.
Este exemplar mostra o que acontece nos dois planos ao mesmo tempo, e também o que os espíritos, tanto os bons que nos ajudam a progredir, quando os infelizes e ruins, que nos fazem ficar mais revoltados, estão presentes em nossas vidas. Como se nosso inconsciente estivesse agindo sob estas influências.
A escritora Marlene Saes é uma médium dedicada à psicografia, e era uma autora até então desconhecida por mim, mas a qual já tenho certeza de que vou querer ler novos títulos. Neste caso acompanhamos a história narrada pelo espírito Natasha. Curti demais a forma de escrita dela, que é envolvente, reflexiva e de fácil compreensão. Depois que termina a trama envolvendo os personagens, há um texto no final do livro escrito pela Natasha sobre assuntos que foram abordados na história, como, por exemplo, o aborto.
“Após cada mergulho na carne trazemos uma bagagem maior, o que permite a cada um de nós um crescimento espiritual que irá nos proporcionar melhor e maior compreensão de todos os fatores que interferem em nossa existência”.
A edição impressa está com o texto bem diagramado, confortável para a leitura, as páginas são brancas e no início de cada capítulo há uma foto em preto e branco de flores. A capa é bonita, apesar de simples.
Encerro esta resenha recomendando “Um Amor do Passado” para os leitores que se interessam pela espiritualidade vista sob vários ângulos, e querem encontrar uma bonita história de amor, não apenas o romântico, como também o familiar, o de amizade, entre outros.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário