Lendas de Itapetininga e Região - Luciane Camargo e Maria Nunes da Costa Menk

Desde que eu nasci até cerca dos meus onze anos de idade eu viajava para uma cidade do interior paulista chamada Itapetininga. Tenho ótimas memórias de infância de lá, e sinto muita falta tanto da fazenda onde me hospedava quanto da cidade, especialmente da sorveteria por kilo que havia no centro rs! Me lembro bem que haviam diversas lendas por lá, a fazenda que eu chegava a passar o mês inteiro tinha várias, e chego a me lembrar de algumas situações de susto por lá. Um dia me deparei com o livro Lendas de Itapetininga e Região, eu não pensei duas vezes que precisava muito de ler. E foi com prazer que uma das autoras Luciane Camargo me presenteou com o livro que foi publicado por ela e Maria Nunes da Costa Menk.

O livro tem como proposta de trabalho o resgate e preservação das lendas e contos da literatura oral do povo de Itapetininga e região, contribuindo para a descoberta da riqueza do folclore narrativo que é tão rico e vivo. Para isso as autoras realizaram uma pesquisa durante anos recolhendo dezenas de lendas e contos que preservam a cultura popular.

Os contos foram narrados por moradores dos locais citados, característica que traz veracidade e autenticidade a cada um dos relatos. Não trata-se de contos genéricos que costumam ser apresentados em livros similares. Cada lenda neste livro conta com detalhes precisos como nome de ruas, nomes dos envolvidos e locais onde se passaram. A riqueza que isso transmite é única, é mágico imaginar cada uma dessas pessoas contando o que elas aprenderam na cidade ou ainda vivenciaram!

Todas as lendas têm uma ilustração de traços finos, mas marcantes que trabalham bem a temática abordada. Fiquei muito surpresa com esse cuidado que nem as editoras grandes têm em seus livros! Camargo me explicou que o livro tem como público alvo as crianças e ter estas ilustrações com certeza faz sucesso entre elas, além de atrair suas atenções. Mas não se engane eu não diria que trata-se de um livro infantil, eu diria que é um livro antes de mais nada folclórico e sem público determinado, é para todos que gostam do tema e querem saber mais sobre sua própria cultura.

Muitas criaturas conhecidas como saci-pererê, mula sem cabeça, boitatá, e lobisomem são protagonistas de algumas destas histórias, mas muitas outras também são relatadas, inclusive lendas que atravessaram a estrada e foram espalhadas aqui pela cidade de São Paulo, como a mulher de branco e a loira do banheiro (honestamente achei que elas não existiam mais por aqui, mas hoje mesmo ouvi uma mãe dizendo que o filho estava com medo da Loira do banheiro!).

O tema mais recorrente em todo o livro em todas estas regiões são as histórias sobre enterros-ou seja tesouros enterrados. Nestas lendas os protagonistas são convidados por entidades ou espíritos a resgatar seus tesouros depois de passar por certos testes de vontade, provando seu merecimento e coragem.

As narrativas são feitas de maneira simples e objetiva, o que torna tudo muito acessível a todos os públicos que quiserem ler, trabalhando com a moral e a ética, alertando sobre como comportamentos desviantes podem gerar más consequências. O livro ainda conta com um mapa da região para localizar as lendas que estão divididas por Itapetininga e seus bairros, e outras cidades vizinhas.

Como disse no começo da resenha eu estive lá quando pequena, eu ouvi algumas destas lendas de moradores da região, e diria que cheguei a ter medo de esbarrar com alguma destas criaturas durante a noite. Ter todos estes relatos organizados é muito bom, e mais ainda de saber que poderei passar eles para outras pessoas e compartilhar algumas de minhas memórias da região!
 
Espero que alguma editora adote este livro e faça uma edição de capa dura do livro que merece cada investimento, já que aqui temos a riqueza de nosso povo e não mais um autor da moda. Aqui temos aquilo que há de mais essencial para as pessoas, suas raízes! E espero que as autoras continuem nesta jornada recolhendo cada uma destas pérolas!

Lendas de Itapetininga e Região é mais do que uma coletânea de contos, é também a memória de um povo que pouco a pouco acaba se esquecendo de quem é, e de onde proveio. É uma lembrança daquilo que não pode ser esquecido. Leiam, e se puderem visitem essa cidade especial!


Para saber mais sobre o livro acesse o Blog do livro.

Avaliação







Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário