A Espada de Shannara - Espada de Shannara #01- Terry Brooks

Imagine que nosso mundo caminhe para um acidente nuclear, e que depois que ele acontece 90% da população morre deixando apenas indivíduos que são afetados por este acidente, tornando-se criaturas como elfos, anões, gnomos, e etc. A magia deixa de ser lenda, e passa ser vigente, e mesmo depois do que aconteceu o mundo ainda caminha pela via da destruição. Conseguiu imaginar? Esse é o mundo em A Espada de Shannara, primeiro volume da trilogia espada de Shannara, escrito pelo autor Terry Brooks, e publicado atualmente pela editora Arqueiro.

Nesse futuro distante Shea Ohmsford vive no Vale Sombrio com sua família, ele não espera sair da hospedaria do pai onde trabalha com o irmão. Mas um visitante inesperado Allanon o desperta para uma missão: o Lorde Feiticeiro, que todos julgavam morto, planeja voltar com força total e destruir o mundo. A única arma capaz de impedi-lo é a Espada de Shannara, mas esta só pode ser empunhada por seu herdeiro, Shea. Sua jornada até a espada e pela sobrevivência do mundo começa!

Quando soube da ideia por de trás dessa série eu fiquei louca para ler o livro, já que estou cansada das propostas distópicas dos livros atuais sobre o assunto. Um futuro onde o que um livro de rpg tinha como fantasia se transforma em realidade após um desastre terrestre! Genial! Brooks em sua narrativa em terceira pessoa, soube muito bem explorar sua ideia, não só do ponto de vista de uma alta fantasia repleta de detalhes, descrições e ritmo mais lento, como também do ponto de vista humano onde explora a natureza humana que persiste nos erros que um dia quase erradicaram sua raça do planeta. Ele por vezes cria diversos pontos narrativos que depois se juntam, por conta desta característica podemos acompanhar diversas frentes da estória ao mesmo tempo, logo não falta informação e explicação para tudo que acontece.

A estrutura do livro é muito similar ao O Senhor dos Anéis, mas o autor já parte desta ideia, fã de Tolkien ele queria explorar um grupo em uma busca neste universo mágico. Não foram poucas as similaridades que surgem, tanto de características de personagens quanto de cenas que estes passam. E talvez você esteja se perguntando se isso é bom ou ruim, eu diria que é neutro, depende da relação que você tem com Tolkien. Para mim, fã confessa, é um pouco chato, e é a única coisa que desabona o livro das cinco estrelas.

Shea é um meio elfo, e como todo herói que parte em uma jornada no susto não está muito certo do poder que possui. Ele é muito humano, embora tenha sangue elfo têm comportamentos depressivos e não se vê como alguém capaz de cumprir sua missão. Seu irmão Flick é seu defensor incondicional e apoio fundamental para que ele persista mesmo quando tudo dá errado. Aqui temos uma dupla muito parecida com as características de Frodo e Sam.

A figura de Allanon, historiador e druida é bastante dúbia, não fica claro até que o livro esteja quase no seu fim porque ele guarda tantos segredos daqueles que pretende ajudar. É dono de muito conhecimento sobre o que aconteceu com o mundo e de todas as raças que surgiram, além de ter poder para enfrentar quase todas as ameaças do lorde feiticeiro. Suas indas e vindas, e o comportamento peculiar é claro lembraram Gandalf, mas este último é muito mais sábio e bondoso comparado a Allanon- prometo vou parar com as comparações rs!

Temos ainda no grupo que se forma com dois primos elfos muito simpáticos e menos féericos do que costumam ser este tipo de criaturas; um anão bastante mal-humorado, com um potencial bélico de colocar qualquer um para correr; um velho amigo montanhês de Shea e por fim um herdeiro de trono humano de caráter sem igual.

Foi um pouco estranho ver gnomos como vilões, mas ao mesmo tempo interessante. As demais criaturas do mal eram exploradas voltadas para os aspectos psicológicos e de suas sombras. Mais tarde até um troll ganhou minha simpatia.

O desfecho da estória é ótimo!! Não é surpreendente no sentido de acontecer algo inesperado, mas sim pela astúcia e inteligência que o autor usou para que a missão chegasse a algum ponto. Eu sou fã de quem foge dos clichês, e usa o simples mas possível para resolver as questões. Não é necessário batalhas de dias para convencer, e Brooks foi assim.

Essa trilogia já tem seu segundo volume publicado, As Pedras Élficas de Shannara, e conta outra estória neste universo. E é a partir dele que foi criado o seriado Shannara Chronicles. O terceiro volume, The Wishsong of Shannara ainda não foi publicado, e espero que a Arqueiro o faça seguindo o padrão lindo que a Saída de Emergência deixou nesse livro que ficou lindo!.

A Espada de Shannara é um dos grandes nomes da fantasia moderna pós-Tolkien, e merece muitas de suas glórias, não supera o mestre, mas é muito honesto em seu trabalho. Se você busca uma jornada mágica por mais do que glória e vitória eis o seu livro! Mas espere esse universo não se encerra nesta trilogia, ele têm diversas séries, chegando a quase 30 volumes, será que todos irão aparecer por aqui?!

Avaliação








Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário