Filha da Floresta - Sevenwaters #01 - Juliet Marillier

Não existe nada melhor do que ler um livro bom, aliás um livro perfeito, é uma experiência única e intima que espero que todo mundo já tenha passado. Mesmo sabendo como é, quando isso acontece comigo eu ainda fico muito tempo pensando no que li. Quem foi o culpado pela experiência? Filha da Floresta, da autota Juliet Marillier, pela editora Butterfly.
Sorcha é a sétima filha de um sétimo filho, Lorde Colum em uma região celta na velha Irlanda, Sevenwaters. Com a perda da mãe no seu nascimento ela cresceu com seus seis irmãos, com modos não muito femininos, ao mesmo tempo em que aprendeu o dom da cura com seu povo e um padre.
Entretanto a paz de Sevenwaters é abalada quando seu pai resolve se casar novamente e uma maldição se abate sobre Sorcha e seus irmãos: os seis são transformados em cisnes, e sem poder falar Sorcha tem uma missão: deve criar seis camisas de estrela- d 'água e fugir das garras de sua madrasta.
Baseado no conto dos Seis Cisnes dos irmãos Grimm, Marillier criou uma fantasia medieval com pitadas características dos contos de fadas (a repetição dos eventos por exemplo). Sua narrativa é em terceira pessoa, a mas a narração é feita pela própria Sorcha, só que de algum lugar do futuro. Ela mesma nos dá spoilers ao longo da trama, então quando as coisas ficavam feias ela já ia logo avisando, o que trazia certa angústia antes mesmo de acontecer qualquer coisa. A capa é linda, a diagramação é bem feita. O único problema da editora foi por conta da tradução e revisão, alguns erros são encontrados, e até atrapalham a leitura.
Sorcha começa a narrar os fatos de sua vida aos treze anos, e desde já é uma garota dona de uma personalidade doce, pura e sincera. Não conhece a maldade e acredita que a magia e os seres da floresta são uma verdade para todos. Quando seu mundo vira de cabeça para baixo, ela se mostra dona de uma persistência invejável e uma coragem sem igual. Amadurece para o mundo na marra, e de forma até cruel. Sua marca registrada é seu dom com a cura através das plantas, fiquei até tentada a fazer um curso a respeito!
Seus irmãos são das mais variadas personalidades, e interessantes aos seus modos. Entre meus preferidos fico com Conor, um druida sábio, e Finbar o irmão mais próximo de Sorcha que divide com ela a capacidade de se comunicar por telepatia. Entre os demais personagens que surgem ao longo da história Red é sem dúvida um ruivo fofo! Embora lute contra o que sente e com a mudança que se dá em sua vida quando conhece Sorcha apresenta uma devoção a ela de arrancar lágrimas.

Marillier não nos polpa em sua narrativa, não existe coisas bonitinhas como fadas e gnomos, existem seres da natureza com suas personalidades fortes que guiam Sorcha para um futuro determinado. Para tanto todo tipo de evento cruel acontece em sua vida, o realismo é impar, tudo é muito possível de acontecer! Muitas vezes enquanto lia me pegava pensando: não é possível que ela vai fazer isso! Ah não, isso não pode acontecer! É em cima de sangue e suor que tudo se desenrola. Mas ao mesmo tempo a essência pagã celta está lá, muito bem colocada e evidente.
Uma curiosidade acerca da autora, ela é responsável por outra série publicada no Brasil que eu simplesmente amei o primeiro livro, e não tinha me dando conta que ela era autora, a série é Wildwood, que conta com os livros: A Dança da Floresta que é simplesmente mágico, e O Segredo de Cybele, que infelizmente ainda não consegui comprar. Então fica a dica de outros livros de Marillier!

A editora Butterfly apresenta a obra em sua capa como uma trilogia, mas na verdade já existem mais livros na série, totalizando cinco. No Brasil, o segundo volume, Filho das Sombras já foi publicado assim o terceiro volume, Filha da Profecia. O segundo, entretanto, narra as aventuras da próxima geração de Sevenwaters. Então o que você está esperando? Leia logo Filha da Floresta e venha aqui me contar como seu coração ficou depois de ser tocado pela deusa!
Avaliação





Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário