Mago: Aprendiz - Saga do Mago #01 - Raymond E. Feist



Quando vejo uma nova série de fantasia saindo é fato que passo a querê-la, tenho verdadeira paixão pelas possibilidades das fantasias e romances fantásticos, logo não foi surpresa alguma ver a capa de Mago - Aprendiz, do autor Raymond E. Feist, da editora Saída de Emergência e passar a desejá-lo!. Mas demorou um bocado para conseguir finalmente lê-lo, até que a Sextante resolveu o problema!

Crydee é uma pequena e tranquila vila, nela vive Pug um jovem órfão que sonha em ser guerreiro, mas depois de um esbarrão com o mago do Duque recebe um convite inesperado para ser seu novo aprendiz. Pug torna-se assim o novo aprendiz do Mago Kulgan. Mas a paz do reino é ameaçada quando misteriosos inimigos surgem e começam a destruir as cidades.

Envolvido em uma missão para avisar o rei dos perigos que seu reino corre, Pug parte com o seu melhor amigo, o Mago e o Duque nesta empreitada, mas nem tudo sai como esperado e ele e seus amigos devem enfrentar as políticas do reino, velhos inimigos e os novos e desconhecidos inimigos. Pug será capaz de vencer todos eles?

Ah fantasias, essas narrativas com elfos e anões, com magos e suas magias são capazes de me fazer perder a noção da realidade! Mago tem esse potencial, embora ele se perca um pouco ao final. A história começa bem, com a narrativa feita em terceira pessoa focada no personagem Pug. Tudo vai bem até o momento que ele e seu grupo encontram o Rei. A partir dai a história corre muito, e perde um pouco os eixos, de repente a parte mágica some, o personagem Pug some, e o foco fica nas batalhas entre Crydee e os inimigos. Não é ruim, mas quebra muito com o ritmo e o esperado, e isso confesso me frustrou um pouco, afinal o livro tem a premissa a partir do Mago não é?

Outro ponto é que o livro começa focado na trajetória do desenvolvimento mágico de Pug, mas quando eles partem em viagem isso desaparece. Visto que seus poderes acabam por se manifestar em momentos de tensão, e ele vive diversos na viagem acredito que é esperado que algo mais acontecesse com Pug ao longo dela. A todo momento esperava por algum ato dele, alguma magia escapando do controle, mas nada! Isso também foi frustrante!

Feist é fã de Tolkien, e essa influência é visível, inclusive encontrei paralelos de sua história com a saga do anel. Os elfos e anões tem características similares aos de Tolkien, mas que fique claro não trata-se de cópia literal, apenas acredito que possa ter sido um ponto de partida, e grande referência.

Pug é um menino arteiro que vive bem no castelo, embora não esperasse lidar com magia esforçasse para ser bom, e se sente frustrado quando as coisas não saem como o esperado. Quando ganha o coração da princesa também se surpreende, e não sabe como lidar com este novo sentimento. Não bastasse a magia e o amor ele decide pedir para ir na viagem do Duque e nunca mais sua vida volta a ser como antes!

Tomas é o melhor amigo de Pug, é aprendiz do Mestre de Armas, é o melhor entre os jovens do castelo, mas age com lealdade com o amigo não o tratando mal por ser órfão ou menor. Também parte na viagem, e sofre reviravoltas durante esta se envolvendo com o povo anão. Sua trajetória tem muitos pontos similares a saga do Anel.

O Duque é um líder que visa o melhor para seu povo, e se frustra muito quando vê que o objetivo de alguns governantes se perde entre suas vontades pessoais. Mesmo assim parte em busca do que é certo. Seu filho Arutha é decisivo nas batalhas na reta final da trama, ele deixa de ser o filho do Duque e assume o papel de príncipe responsável pela sua população na ausência do pai. A princesa é jovem e mimada, mas a medida que o tempo passa acaba amadurecendo seu coração e força de vontade.

São inúmeros os personagens secundários, elfos, anões, nobres, todos estes surgem com características específicas esperadas de seu povo, e são bem encaixados nas ações. Embora repleto de criaturas que podemos chamar de fantásticas a população vive de forma muito similar a época medieval, a interação parece que parte apenas da nobreza com estes seres.

Mago- Aprendiz é o primeiro volume da Saga do Mago, composto de mais três livros todos já publicados. Mago - Mestre que é o segundo livro na verdade, junto com Aprendiz são um livro só que foi dividido em dois aqui pela editora. Acredito que as falhas que citei iriam ser amenizadas se não houvesse essa divisão. Mago - Aprendiz tinha tudo para me conquistar, mas dissolveu muito sua magia em sua páginas, e quando alguém me oferece magia, é em magia que eu quero esbarrar em sua páginas.

Avaliação





Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário