Profundo & Intenso + Revenge Porn: O que é isso


Algumas pessoas provavelmente já ouviram este termo por aí e sabem ou não seu significado, outras não escutaram ou não lembram que ouviram, mas provavelmente já conheceram algum caso relacionado ao assunto, o que importa é que isso é algo sério que precisa ser comentado.
Revenge Porn, também conhecida como Pornografia de Vingança (Vingança Pornô, Pornô-Revanche, ou outros), nada mais é do que o ato de divulgar fotografias ou vídeos de outras pessoas em situações comprometedoras de natureza íntima, realizando alguma atividade sexual, ou até mesmo nu, sem seu consentimento.
O fato é que muita gente gosta de, em um momento íntimo, porque sentiu vontade ou não via mal nenhum de fazer aquilo naquele momento, compartilhar esse tipo de material com um parceiro, ou um amigo, conhecido, etc. Essa gravação, que pode consensual ou feita pelo próprio autor (mas não se restringindo a isso), não é feita com o propósito de divulgação pública. Mas, talvez por diversão ou porque o relacionamento terminou, uma das partes decide divulgar para os outros com o intuito de se “vingar” ou manchar a dignidade alheia. A partir do momento que a pessoa que recebeu torna esse material público, pode trazer inúmeras consequências ao prejudicado, levando até mesmo a casos sérios, inclusive o pior de todos: suicídio.

Muitos países, felizmente, já consideram essa atividade um crime, e o Brasil é um deles, mas alguns outros ainda não. Um dos primeiros a lutar por esta causa aqui foi o Romário, que inclusive tem um projeto de lei para regulamentar e transformar em crime a divulgação indevida de material íntimo. Também temos a Lei Carolina Dieckmann, que foi criada após um caso envolvendo a atriz que ganhou grande proporção. E o Google começou a aceitar pedidos de usuários e criou um filtro para remoção de buscas que tenham relação com o tema.
Se você conhece alguém que viveu algo assim ou esteja enfrentando isso, auxilie-o a buscar ajuda. E, caso conheça um indivíduo do lado oposto, lembre-o de que essa prática é considerada crime e que as consequências são muito piores caso ele realmente resolva seguir em frente com essa decisão.
Dois lançamentos literários do mês da Editora Arqueiro, Intenso e Profundo, de Robin York, falam exatamente deste assunto. Eu os achei bastante interessantes porque podem auxiliar algumas pessoas a lidarem com esta questão que está tão em evidência no mundo atual, onde o fato de enviar uma foto ou vídeo é muito fácil e a propagação deste material via internet pode alcançar um número imenso de visualizações em poucos segundos, afetando completamente a vida da pessoa que aparece naquela situação.
Os livros são sequenciais, e mesmo que geralmente as editoras demorem meses para a publicar a continuação, a Arqueiro decidiu lançar ambos ao mesmo tempo e eles já estão disponíveis nas livrarias, e tratam de um romance do gênero new adult, onde a protagonista vive na pele uma situação de Revenge Porn. Vou deixar as capas e a sinopse aqui embaixo, assim como um trecho sobre o assunto que a própria autora comentou. E em breve publicarei resenhas de ambos por aqui também, então voltem para conferir.

Sinopse:
Caroline Piasecki vê sua vida se transformar em um pesadelo quando o ex-namorado espalha fotos dela nua na internet. De uma hora para outra, sua reputação é arruinada e o futuro promissor que a aguardaria após a faculdade já não parece tão garantido. Desesperada, ela tenta fazer com que as imagens sumam da rede e, ao mesmo tempo, procura se defender da multidão de pessoas que a julgam.
Um dia, quando um cara que ela mal conhece sai em sua defesa e dá uma surra em seu ex-namorado, tudo muda. À primeira vista, West Leavitt é a última pessoa de quem Caroline deveria se aproximar – ele tem um ar sombrio e ganha a vida de forma ilícita. Ela, por sua vez, é o tipo de garota que West sempre tentou evitar. Rica e privilegiada, jamais entenderia as dificuldades pelas quais ele já passou.
Mesmo com todas as diferenças, os dois se tornam amigos. Com Caroline, West sente que fará de tudo para ser um homem melhor, e ela encontra nele a força para reagir. Quando parece impossível resistir à paixão avassaladora, West e Caroline descobrem que às vezes a única opção que resta é ir mais fundo.



Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Tema super em evidência atualmente, infelizmente parece que virou moda fazer isso, estou doida pra ler essa duologia, só as sinopses já me deixou bastante interessada em conferi essa história.

    ResponderExcluir