Evento - Encontro de Livreiros da Cia das Letras


Nesses anos todos como blogueira literária eu nunca havia ido a nenhum evento literário, mas esse ano resolvi que ia marcar presença, e o primeiro evento que fui foi o Encontro de Livreiros da Cia das Letras, que foi realizado no Sumaré aqui em São Paulo, em uma manhã nublosa.

No início do evento foi realizado um café da manhã, que evaporou bem rápido, como se as pessoas nunca houvessem visto comida pela frente. Nestas horas eu fico com vergonha pelas pessoas rs, como trabalho com buffet eu já esperava por isso, mas ainda assim esse comportamento sempre me desperta atenção.

O evento começou depois de mais de quarenta minutos de café, e isso comprometeu a duração da apresentação, que acabou se estendendo muito. Mas o objetivo do evento foi apresentar alguns dos lançamentos da editora ao longo do primeiro semestre do ano. Para tanto eles esquematizaram tudo como se fosse uma premiação do Oscar (eles mesmo definiram desta forma), então tínhamos categorias, e em cada categoria alguns livros eram citados e comentados. Depois em cada uma delas era feito um sorteio de um kit relacionado. Ainda em algumas destas categorias alguns autores eram convidados a falar sobre seus livros e ler trechos de seus livros.

Conheci dois autores desta forma que me chamaram atenção, um foi Joca Reiners que parece ter uma imaginação peculiar advinda de um acidente na infância e Julián Fuks, que ao contrário se considera um autor sem criatividade e que se baseia em suas histórias de vida. Os livros de ambos autores me despertaram atenção.

Destaque também para os lançamentos do selo seguinte, A Rebelde do Deserto e Na Estrada de Jellicoe, que foram para minha lista de desejados. Outras categorias como livros de negócios, livros hot e pessoas inspiradoras também apareceram. E os grandes destaques foram dois youtubers, PC Siqueira, que eu particularmente não nutro simpatia rs! E Jout Jout, desculpem minha alienação mas nunca tinha ouvido falar. Meu humor é negro, então essa galera de youtubers que são engraçados para maioria é um tédio para mim! Mesmo porque achei a apresentação do livro deles bem ruim, nenhum deles foi lançado ainda, e parece que ainda estão em processo de elaboração, mesmo assim eles para não relevar dados sobre o que seus livros pretendiam se enrolaram e muito para falar dos mesmos.

Os brindes foram escassos, se resumiram a uma ecobag, marcadores e um botom, mas foram dados para todos os presentes três livros, que eu amei. Um deles, 58 listas é muito divertido e já fui devorando várias listas! Pensando em um saldo geral, o evento foi bem elaborado, com saldo positivo, e espero que possa ir na próxima edição dessa editora que eu tanto gosto e que completa 30 anos esse ano!!







Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário