Fadas no Divã - Diana Lichtenstein Corso e Mario Corso


Acho que todo mundo que frequenta o blog já sabe mas não custa dizer, sou formada em Psicologia, nem acredito que já se passaram tantos anos que me formei, mas eis eu aqui com este título que parecia tão distante alguns anos atrás. Fato é que para me formar como tudo mundo que faz ensino superior fiz um tcc. Fiz sozinha e deu um trabalho bom, é o tema era sobre o Interesse de Adultos Jovens em Romances Fantásticos.

Por conta dele li tudo que pude sobre contos de fadas, romances fantásticos e etc. Um livro que não pude ler nada além de um pequeno resumo na época foi Fadas no Divã, escrito por Diana Lichtenstein Corso e Mario Corso, e publicado pela Artmed. Ele é um livro caro e fora das minhas possibilidade da época. Depois de formada me deparei com ele em promoção, e adquiri, e fui lendo-o aos poucos sem pressa.

A proposta dos autores é trabalhar os conteúdos presentes nos contos de fadas sejam os antigos clássicos como os modernos a luz da Psicanálise. Para tanto eles tem um capítulo introdutório sobre a importância dos contos para as crianças. E que é seguido por capítulos temáticos, alguns onde os contos são abordados separadamente, e outros onde são organizados por temas. Ainda temos nos capítulos finais de análises do que os autores consideraram como os contos de fadas modernos, como Harry Potter, Turma da Mônica, Mafalda e etc, incluindo até um conto criado pelo autor junto com suas filhas e análise do mesmo.

Tenho que ser sincera é um livro cansativo, pode até ser lido por quem não é da área, mas acredito que o proveito seja mais limitado. Mas o indico para quem têm filhos e quer trabalhar com contos para abordar determinados temas com eles. Quanto aos estudantes, interessados e profissionais da Psicologia e Psicanálise leia, mas com moderação, não leia todos os dias e de forma sistemática como eu tentei no início. Ele é muito detalhado, denso o e com letras pequenas, é quase como pegar um enciclopédia e começar a lê-la.

Quanto a qualidade do livro não há o que se dizer, é muito bem trabalhado e mostra um conhecimento profundo dos autores não só da teoria como dos diversos contos de fadas. A narrativa deles é acessível, e de fácil assimilação. Os inícios dos capítulos contam um uma linda ilustração. Alias quanto a diagramação esta tenta reproduzir em suas páginas a atmosfera dos livros antigos com uma cor e efeito diferenciada na confecção do papel, é um livro é muito bonito.

Talvez algumas pessoas se desiludam em ler os contos depois de saber as intenções verdadeiras dos detalhes dos mesmos, o que não foi meu caso. Acho que as vezes um charuto é só um charuto, e que é assim que o devemos ver. Assim foi um prato cheio de referência bibliográficas, dicas de bons contos e autores para ler.

O destaque fica por contas das análises das produções modernas. Gostei muito dos capítulos do Snoopy (Penauts), Mafalda e Haroldo e Calvin, além do que trabalha a Turma da Mônica. Meu deu mais vontade de ler as obras citadas, e enxergar os aspectos indicados pelos autores que nunca me passaram pela cabeça.

Os contos de fadas, sejam modernos, ou antigos, brasileiros, europeus ou de qualquer procedência falam sobre os dramas da vida, assim ajudam especialmente as crianças a trabalhar de maneira inconsciente com conteúdos que de outra forma seriam muito pesados em sua vida. A morte, o sexo, as relações maternas/paternas e o amor estão todos lá de formas variadas.

Eles também permitem sublimação para os mais grandinhos que saem de seus mundos, entram em universos distantes e voltam mais maduros e fortes para enfrentar os dragões da realidade. Não podemos esquecer também que a fantasia auxilia na realização de desejos impossíveis na realidade, como o de voar, vencer seres fantásticos e casar-se com a princesa, de forma segura e sincera.

Se você tem interesse sobre o assunto é um boa pedida. Se você é da área é obrigação. Se você gosta de conhecimento é muito indicado. Fadas no Divã fala sobre a magia que a todos toca e que não sabemos nomear, sobre aquela sensação de que tudo vai dar certo mesmo quando nada faz sentido, fala do coração de uma pessoa para o coração de outra.

Os autores publicaram outro livro do tema chamado A Psicanálise na Terra do Nunca, agora analisando histórias e personagens contemporâneos. Desnecessário dizer que o quero né? Mas como Fadas no Divã só quando entrar em promoção, infelizmente os livros de Psicanálise são todos assim salgadinhos. Enquanto isso vou sublimando hoje e sempre!

Avaliação






Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário