Billy e Eu - Giovanna Fletcher

Sophie May vive na cidadezinha pacata Rosefont Hill, onde todos se conhecem e sabem das vidas alheias. Quando era pequenina, vivenciou algo terrível, que acabou marcando sua vida para sempre e, quando chegou o momento de sair de lá para fazer faculdade em outro lugar, ela desistiu para ficar junto de sua mãe, e agora trabalha na casa de chá Tea-on-the-Hill, que pertence à senhorinha Molly, que se tornou muito amiga da protagonista.
Com o surgimento de uma grande notícia, as fofocas correm soltas pelo local e todos ficam em polvorosa: uma nova adaptação de Orgulho e Preconceito será gravada exatamente naquela pequena cidade! Apesar da alegria geral, Sophie fica um pouco incomodada porque não quer que destruam uma obra tão querida por ela, principalmente porque nenhum ator será suficientemente bom para interpretar o amado Darcy – exceto por Jude Law, claro.
Até que um rapaz atraente (que ela pensa ser da equipe das filmagens) entra no Tea-on-the-Hill, e conversa com Sophie, o que é um grande feito, já que ela é tímida e geralmente não tem facilidade para bater papo com alguém. Depois de passar uma vergonha por conta de uma gafe, ela descobre que o jovem na verdade é Billy, um ator bastante famoso que será o protagonista desta adaptação.
É claro que os sentimentos logo começam a nascer das visitas que ele a faz a Sophie, e ela começa a vivenciar um lindo conto de fadas, sonho da maioria das adolescentes, ao namorar o famoso e adorado galã, Billy. E o que ele sente por ela é totalmente recíproco, tanto que não quer deixar de tê-la presente em sua vida, mesmo quando precisa se mudar novamente. Mas, mesmo a fama sendo desejada por muitos, ela vem com um preço. E mesmo quem não deveria estar sob os holofotes, acaba fazendo parte de tudo isso. Será que Billy vai ser forte o bastante para resistir às tentações? Os dois conseguirão lidar com todo aquele assédio? E, mais importante, conseguirá Sophie manter todos os seus segredos guardados ou eles poderão vir à tona e estragar sua vida completamente? Se isso acontecer, Billy permanecerá ao lado de Sophie ou optará por outro caminho?
Todo aquele clima de cidade pequena que a trama sustenta é delicioso! Eu realmente adoro histórias que se passam nesses locais, onde todos se conhecem e são amistosos com os demais, onde as pessoas se sentem seguras e amadas, mesmo que o mundo de fora pareça algo distante. Eu simplesmente amo tudo isso, incluindo os detalhes, e quando aparecem em obras literárias, séries ou filmes, fico apaixonada pelo pano de fundo e, desta vez, aconteceu exatamente a mesma coisa.
Narrado em primeira pessoa por Sophie May, o livro é dividido em quatro partes (mais um prólogo), e podemos dizer que cada uma delas representa uma fase da vida da protagonista. Na primeira a conhecemos, como é sua vida atual, seu passado, como ela conhece Billy e começa a se relacionar com ele e quando as coisas estão perfeitas. Na segunda, que começa logo após algo bem importante ocorrer, vemos seu relacionamento com ele no ápice, quando estão mais próximos, mas também mais afastados, quando a fama dele começa a afetar profundamente tudo ao seu redor, e, principalmente, a vida de Sophie.
Na terceira, depois de mais uma situação importante, vemos coisas ruins acontecendo por conta de algo relacionado diretamente à nossa protagonista, e como ela vai lidar com isso, e depois algumas outras coisas terríveis ocorrem, desta vez em relação a Billy e ela, e que podemos dizer que este é o trecho mais dramático da obra e onde o ápice se desenvolve. E, depois de algo super importante novamente, mas desta vez bem ruim, começa a última parte, que é bem curtinha, e onde as coisas voltam a melhorar e podemos acompanhar o final feliz de Sophie.
O romance é doce, inocente, sincero e gostoso. Achei o início meio rápido demais, fazendo com que eu tenha demorado a criar uma empatia pelo que estava acontecendo, mas depois fui ficando cada vez mais envolvida e encantada. Mas não esperem cenas tão românticas, muito menos quentes (essas não estão nem perto de existir), ou que fazem nossas pernas ficarem bambas e nosso coração palpitar de expectativas, porque, infelizmente, isso não ocorre. As coisas acontecem no momento delas, sem serem tão detalhadas, mas o relacionamento entre Sophie e Billy é realmente muito fofo e puro.
Me identifiquei com Sophie em diversos momentos e isso fez com que me sentisse ainda mais próxima da personagem, como se ela fosse de carne e osso e ainda minha amiga pessoal. Queria poder aconselhá-la, apoiá-la e estar ali, quando precisasse, então eu acabei admirando mais os personagens que tinham uma amizade com ela.
E gostei muito mesmo de ver o seu crescimento. No começo do livro ela era uma pessoa, mas, ao final da leitura, é outra, muito mais confiante e feliz, que sabe o que quer e corre atrás disso, e que conseguiu superar várias etapas e dificuldades que enfrentava.
Só que, apesar de o título ter o nome do mocinho, a autora decidiu não focar tanto assim nele. Isso fez com que, depois de terminada a leitura, ainda não posso dizer que realmente conheci o Billy. Claro que, em muitos momentos, o vemos agir de tal forma, no começo como um amor de pessoa, depois vendo a fama subir à sua cabeça, mas tudo foi acompanhado pelo ponto de vista de Sophie May, então não sabíamos o que ele realmente pensava ou o porquê de agir de tal maneira.
O que eu achei mais bacana na história criada por Giovanna é que, apesar de clichê, a gente sabe que ela tem propriedade para falar de tudo o que sua protagonista vivenciou, afinal, ela mesma já passou por muitas coisas por estar num relacionamento duradouro – que levou até a casamento e filhos – com alguém bastante famoso. Então a gente sente um gostinho ainda melhor na leitura, e eu ficava me perguntando o quanto aquilo que ela escrevia era puramente ficção e o que foi baseado em fatos reais.
Para quem não sabe, Giovanna Fletcher é a esposa de Tom Fletcher, um dos membros da McFly, e este foi o primeiro romance que escreveu. Atualmente ela já conta com mais dois romances no currículo, "You're the One That I Want" e "Dream a Little Dream", e mais dois contos, "Christmas With Billy and Me" e "Dream a Little Christmas Dream", sendo que o primeiro deles é um tipo de continuação para este aqui da resenha (como dá para reparar pelo título), só que se passa na época de Natal, e o outro segue o mesmo estilo, porém de seu outro romance (que também dá para notar pelo nome). Ainda não há nenhum deles publicado no Brasil, mas, como eu fiquei encantada por sua primeira obra lançada, fico muito curiosa para conhecer as demais e torcendo para que alguma editora as traga (Editora Phorte, por favor, me escute!).
A edição nacional está uma gracinha. A capa original foi mantida e fico contente porque a adoro, e possui verniz localizado na lua e nos tetos de algumas casinhas da ilustração, enquanto outras possuem uma laminação prateada fosca, que também está presente no título. Este último, assim como o nome da autora, está em alto-relevo. O tamanho da versão impressa é um pouco menor do que o padrão nacional, com seus 13 cm x 20 cm. As páginas são amarelas e de boa qualidade, o texto é bem espaçado e o tamanho da fonte é confortável. A única característica negativa é que não possui orelhas, o que me incomoda muito porque amassa as pontas das capas.
“Billy e Eu” é uma história doce, delicada, e repleta de reviravoltas, onde tudo acontece no tempo que é para acontecer, daquele jeitinho que a gente se delicia com cada página virada, torce para a protagonista conseguir o melhor para si mesma e para o romance dar certo. Fiquei encantada com a estreia de Giovanna e recomendo para todos que querem sentir o mesmo.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário