Primeiras Impressões – LRDO

Liz Benevides é uma moça independente, inteligente e forte, que vem de uma família muito conceituada em Búzios, pois seus pais são donos de algumas pousadas de sucesso no local. A moça atualmente vive nos EUA e em breve fará um mestrado, mas, antes disso, volta ao Brasil com sua irmã mais velha, a doce e tímida Jane, e sua melhor amiga, Charlotte, para passar o réveillon com sua família. Lá conhecemos Janaína, sua mãe um tanto fútil e meio manipuladora, seu pai, Sr. Benevides, e suas irmãs mais novas Lídia, uma jovem bem semelhante à mãe, que se importa com coisas fúteis e adora uma boa diversão, e Maria, a mais tímida e antissocial da família.
Ao mesmo tempo, Frederick Darcy chega ao Brasil com seu melhor amigo, Charles Bing e a irmã dele, Caroline. Charles pretende abrir um restaurante em Búzios, que é um local paradisíaco do qual ele gosta muito. E, mesmo que o arrogante Darcy não concorde com esta ideia, acompanha o amigo para impedi-lo de fazer alguma besteira por conta de sua ingenuidade.
É claro que a mãe de Liz logo vê uma grande oportunidade de apresentar suas filhas aos rapazes americanos ricos que estão hospedados numa ilha particular ali perto, afinal tem uma grande preocupação com a vida amorosa de Lizzie e esta é uma ótima oportunidade, parece até coisa do destino. Então logo enviou convites para eles comparecem em sua famosa Festa de Ano Novo dos Benevides.
Os três aceitam e, quando se conhecem, Liz e Darcy não nutrem as melhores impressões um do outro, afinal a garota o acha completamente arrogante e mal humorado, e ele a considera alguém de nível inferior ao dele, além de bastante atrevida. Mas, as primeiras impressões nem sempre são as que ficam e, depois de vivenciarem muitas situações e conversarem sobre os mais diversos assuntos, cada um deles percebe que pode ter se precipitado um pouco ao avaliar o outro. Resta saber qual das duas opiniões irá se sobressair e se isso é suficiente para o começo de uma boa amizade ou algo a mais.
Já havia escutado falar deste livro há um tempo e fiquei bastante interessada no mesmo, pois se trata de uma adaptação atual e nacional da tão querida e famosa obra, Orgulho e Preconceito, da amada Jane Austen. Já comentei aqui no blog antes que eu adoro ler ou assistir adaptações das coisas, porque podemos acompanhar uma nova visão sobre uma história tão conhecida, e é sempre muito gostoso (para mim) poder comparar com o original e perceber o que foi mantido e o que foi modificado, reconhecer certas cenas e sentimentos, me fazendo relembrar uma trama da qual já gostava.
Então, quando esta obra nos foi oferecida para resenha, sabia que seria eu quem faria a leitura. E não deu outra, assim que o peguei para ler, me apaixonei por cada uma das páginas, e me peguei sorrindo em cada cena clássica que foi encaixada nesta versão atual, e amando os personagens, tudo novamente.
A escrita da autora é realmente muito gostosa, daquele tipo que te envolve de uma maneira que você não consegue largar o livro de lado e, quando o faz, já fica pensando em voltar para aquelas páginas para saber como a história vai continuar.
Mesmo com muitas referências e semelhanças com o clássico Orgulho e Preconceito, suficientes para entendermos que este livro foi baseado no antecessor mesmo que não soubéssemos disso a princípio, Laís conseguiu criar algo novo, tão gostoso, surpreendente, moderno e com temas atuais, que nos leva para dentro das páginas com facilidade e nos mantém ali, contentes.
Todos os personagens são carismáticos e gostei tanto deles que queria que fossem reais só para eu poder conhecê-los pessoalmente (o que não seria fácil, já que não sou rica e não frequento os mesmos locais ou círculos de amizade, mas não custa sonhar, né?! Hahaha).
Gostei de ver como LRDO trabalhou com essa mudança de época, já que as mulheres aqui possuem carreiras brilhantes ou estão estudando e correndo atrás de seus objetivos. E também gostei muito de ver cada profissão, tanto dos protagonistas quanto dos personagens secundários, pois todas combinaram perfeitamente com as características e personalidades de cada um.
A linguagem é fácil, ágil, bastante atual, contando ainda com diversas referências, e flui muito bem. Uma das melhores coisas é que a história se passa no Brasil em boa parte do tempo, fazendo com que algumas pessoas possam reconhecer os cenários e locais frequentados pelos personagens, além de se identificar com o modo brasileiro de ser.
Amo o relacionamento do casal principal, Frederick Darcy e Liz Benevides, que faz nosso coração derreter, mesmo sem ser nada meloso. Em todas as versões desta mesma história, os dois conseguem me conquistar vez após outra, e Darcy fica ainda mais enraizado no meu coração.
Este é apenas o primeiro livro escrito pela autora, Laís, mas estou torcendo muito, muito, muito para que ela escreva novas histórias em breve. Se forem outras adaptações, com certeza vou querer conferir também. Espero que ela pense em fazer algo logo, porque ficarei imensamente feliz em ler.
Gosto bastante desta capa, mesmo que, ao olhá-la, não consiga associá-la a um romance contemporâneo, muito menos a uma adaptação de “Orgulho e Preconceito”, mas a acho bem bonita mesmo assim e tem um significado com algo que acontece na trama. Além do mais, o título, “Primeiras Impressões”, era a ideia original de Austen para a sua própria história, antes que ela a modificasse para a outra, tão conhecida por todos. O texto está bem diagramado com fonte e espaçamentos confortáveis para leitura, além de contar com florezinhas muito fofas em preto e branco nas divisões dentro dos capítulos. As páginas são brancas, mas não interferiram na minha leitura.
Sobre a parte gráfica deste exemplar impresso eu só tenho uma crítica. Em nenhum local do livro (capa, quarta capa ou orelhas) há uma sinopse da obra, apenas um pequeno trecho sobre este livro ser uma adaptação do clássico de Austen e comentários de pessoas que leram. Mas, apesar de ser uma história maravilhosa e muito famosa, não é todo mundo que já leu ou conheceu a trama do clássico e, por conta desta falta de informações, pode acabar desistindo de conhecer esse livro tão incrível, visto que a pessoa fica no escuro a respeito do enredo.
“Primeiras Impressões” nos encanta com personagens espirituosos, um texto que possui pitadas de comédia, cenas fofas, romantismo, momentos de tensão, esperança e aqueles que nos deixam com um sorriso bobo no rosto, tudo na medida certa para fazer qualquer leitor se apaixonar perdidamente. Indicado para os leitores que gostam de “Orgulho e Preconceito” e gostariam de conhecer uma versão atual e brasileira deste clássico tão querido, e também para quem ainda não conhece a história de Jane Austen, mas ama romances contemporâneos, doces e encantadores.
Avaliação







Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Capa linda...E o toque de chamar a obra de "Primeiras Impressões" foi muito sensível, considerando que se trata de uma adaptação. O único pecado foi transformar Darcy em americano hahaha...A purista em mim está em negação!

    Fiquei com vontade de ler, como fã de Orgulho e Preconceito não posso ler as palavras "adaptação" e já estou tirando o cartão de crédito da bolsa :]

    ResponderExcluir