No Limite do Perigo – No Limite #03 – Katie McGarry

Rachel Young aparentemente é uma típica patricinha, que leva uma ótima vida, beirando à perfeição, com suas roupas de grife, joias e notas altas. Vinda de uma família com vários irmãos homens, ela é a única menina e foi concebida após sua irmã mais velha, a qual ela nunca conheceu, vir a falecer de uma doença. Sua mãe, desolada com a perda da filha, quis uma nova menina para ficar em seu lugar, e trata Rachel como se ela fosse uma substituta da outra filha que tanto amou e que não superou a perda até hoje, sofrendo o tempo todo.
Mas a imagem da garota na verdade é completamente construída para sua família. Ela não gosta de se vestir assim, nem mesmo liga para roupas ou passeios no shopping. O que Rachel realmente gosta são os carros, nossa protagonista é fascinada por eles e sabe tudo de todos os modelos, incluindo partes técnicas e peças. Ela nem mesmo consegue manter uma vida social, porque nenhuma das pessoas que conhece se interessa por seus assuntos preferidos e não gosta de fazer as atividades que todos adoram.
Até que resolve apostar uma corrida de carro, coisa que nunca antes tinha feito, mas que logo a interessou. E, neste dia, ela acaba conhecendo uma pessoa que vai representar uma grande mudança na vida da garota: Isaiah.
Isaiah Walker é um jovem órfão, cheio de tatuagens que aparenta perigo, mesmo sendo um cara doce, leal e um verdadeiro amigo para aqueles que realmente gosta. Rachel não deveria ser vista com alguém assim, nem mesmo conversar com ele, mas seu coração o deseja, mesmo que tudo diga o contrário, e ela definitivamente não consegue tirá-lo da cabeça mais. E parece que ele sente o mesmo, ainda que lute internamente para ir contra seus desejos.
Só que a corrida não sai como ambos esperavam e agora eles estão metidos numa encrenca daquelas. Na verdade, ela está, mas ele, com seu senso de proteção, resolve ajudá-la e transforma a dívida da garota em sua própria dívida. Agora, juntos, eles precisarão encontrar uma saída para o problema em apenas seis semanas, o prazo máximo para a solução antes que as consequências sejam ainda piores e mais irreversíveis. E é neste meio tempo que ambos percebem que não podem lutar contra o que sentem e, no processo, um acaba salvando o outro.
Sabe quando você gosta tanto de um livro que acaba sendo meio difícil escrever sobre ele? Foi isso o que aconteceu comigo com “No Limite do Perigo”. Eu já conhecia a autora e sua escrita, porque já havia lido “No Limite da Atração”, primeiro volume desta série, e havia gostado muito. Então estava empolgada por esta nova experiência com a autora.
Agora, depois de finalizada, só posso dizer que apesar de ter amado algumas obras que li este ano, nem todas elas me fizeram sentir tantas coisas quanto esta de Katie McGarry fez e que, com certeza, foi uma das melhores. Inclusive curti mais este do que o outro título que havia lido dela.
Gostei especialmente dos dois protagonistas, que pudemos conhecer muito bem devido a narrativa ser em primeira pessoa com capítulos alternados pelos dois. Por conta deste artifício, que por acaso é meu estilo preferido de ler um livro, conhecemos os sentimentos e pensamentos mais profundos de Rachel e Isaiah e podemos sentir junto com eles e também entender tudo o que estão passando de uma forma mais real.
Rachel tem várias particularidades que a fazem ser ainda mais especial para mim. Ela tem uma família problemática, por mais que apresentem uma fachada de perfeição, e finge que se encaixa naquilo tudo que eles querem só para fazer sua mãe feliz e, muitas vezes, ajudar os irmãos com suas questões, mesmo que isso a faça mal ou lhe traga problemas ainda piores que os deles. Ela é uma verdadeira altruísta e esconde um grande segredo, que mexe com seu psicológico e acaba também refletindo em seu estado físico. Muitas vezes fiquei agoniada por conta do que ela teve que enfrentar, também senti muita raiva em diversas oportunidades, queria, ainda, ajudá-la e poder sacudir seus pais e irmãos para que eles enxergassem os verdadeiros problemas que a garota estava enfrentado a cada dia que passava. Porque a negligência deles era terrível, irritante e, principalmente, perigosa.
Isaiah é realmente um querido, ele teve muitos, mas muitos problemas durante sua vida toda, não pode confiar em muita gente, há questões que o atrapalham, outras que precisão ser resolvidas, mas a solução está muito longe de ser encontrada, e é rodeado de coisas ruins que poderiam transformá-lo em alguém ruim. Só que o garoto consegue manter seu caráter e sua fachada, sem precisar fazer nada de errado ou passar por cima das pessoas. Ele e Rachel se apoiam e superam muitas questões juntos.
Katie consegue nos passar, através de suas palavras, tanta realidade dos sentimentos dos personagens, que é impossível não se sentir tocado e, em diversos momentos, angustiados como o que estamos lendo, como se nós mesmo que tivéssemos dentro do livro sentindo aquelas coisas. Entre eles, os momentos mais marcantes e mais reais foram as crises de pânico que Rachel sentiu em variadas situações.
A autora também soube trabalhar muito bem a construção do romance entre o casal. Nada acontece de forma forçada ou rápida demais, pelo contrário, podemos acompanhar a interação entre eles desde o começo, nascendo e crescendo até virar algo mais forte. É bonito de se ver e também nos leva a sentir junto com eles, a desejar suas felicidades e que fiquem juntos o quanto antes.
De tantos casais que já li nos livros, este é um dos que acho que combina perfeitamente. Isaiah e Rachel se completam e dão muito certo. Mesmo com personalidades e passados distintos, eles possuem muitas coisas em comum e, juntos, são pessoas melhores. Fiquei realmente apaixonada por eles, que viraram um dos meus casais da literatura preferido.
McGarry realmente tem o dom das palavras, ela consegue transmitir muitas sensações no leitor durante todas as páginas do livro. Ora ficamos felizes, aliviados, ansiosos, ora estamos com raiva, apreensão, também nos divertimos, sentimos carinho, amor, amizade e muitas outras coisas.
Para quem não sabe, este exemplar pertence a uma série de livros independentes, pois cada obra possui seus próprios protagonistas e histórias, com seus dramas, panos de fundo e romances, com começo meio e fim. Mas todos os volumes têm ligações entre si por conta de algum personagem que aparece em outro exemplar, que faz parte da vida do protagonista da vez, e eles trocam participações entre volumes.
Você não precisa ler todos para entender os demais, nem mesmo precisa ler na ordem, mas é aconselhável que o faça para não correr o risco de pegar alguma informação importante dos outros livros. Eu, por exemplo, não li o segundo volume, então acabei encontrando pequenos spoilers neste terceiro, porque Isaiah teve um passado ligado à protagonista do livro anterior, Beth, então acabei descobrindo detalhes de algo, apesar de não ter sido tão bem trabalho aqui, somente foi apresentado.
Esta série possui, até o momento, um total de cinco volumes sequenciais de números inteiros e mais um entre o primeiro e o segundo de números #1.5, que na verdade foi publicado depois do segundo. E mais um conto, o #1.1, que acredito que só tenha sido publicado lá fora em e-book, infelizmente. No Brasil, os três primeiros já foram lançados, mas ainda não há informações sobre os demais, nem mesmo se eles trarão estes dois “extras” algum dia.
A capa original é muito semelhante a essa, mas o trabalho de adaptação do Brasil ficou incrível, superando e muito a americana. Da série inteira, esta é a minha preferida. Ela segue o padrão dos demais volumes, fazendo com que a gente saiba que pertencem a uma mesma série. A diagramação interna é bem feita apesar de simples, e bastante confortável com o tamanho da fonte do texto e dos espaçamentos. Além disso, as folhas são amarelas.
Este definitivamente foi um dos melhores títulos do gênero jovem adulto que li até hoje e não poderia deixar de recomendá-lo com intensidade. É de um estilo mais maduro, com personagens incríveis e bem construídos, um pano de fundo emocional e dramático, e um romance delicioso. A leitura realmente vale a pena e espero que vocês gostem dela tanto quanto eu.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário