A Rainha Vermelha - A Rainha Vermelha #01 - Victoria Aveyard

A primeira coisa que já me conquistou de cara quando vi este livro foi a capa, que me pareceu ser de uma história incrível. Com o desejo aflorado de saber mais sobre o enredo, fui correndo ler a sinopse e me apaixonei por tudo que este volume estava dizendo que traria, fazendo com que eu fosse correndo começar esta leitura.
Em “A Rainha Vermelha” conhecemos a história de Mare Barrow, uma menina de apenas dezessete anos que vive em um vilarejo miserável com a sua família, seus pais e sua irmã, Gina, que é mais nova e trabalha como costureira, e com outras pessoas de sangue vermelho (trabalhadores e operários que, por não terem o sangue prateado, não possuem poderes e forças que os tornam seres superiores, já que esses têm vários poderes e, portanto, controlam a sociedade). Como o mundo é dividido por pessoas de sangue diferentes, vemos que os vermelhos vivem em uma situação muito precária, já que a comida e a energia são racionalizadas, além de não terem todas as necessidades básicas atendidas.
Mare não tem um emprego comum como outras pessoas, ela rouba dos outros para viver. Mas, nesta sociedade em que ela vive, os indivíduos que não possuem um emprego quando fazem dezoito anos são mandados para uma guerra que se estende há mais de um século entre Norta e Lakeland, e para qual três irmãos de nossa protagonista foram enviados.
Prestes a seguir o mesmo destino de seus irmãos, Mare resolve que quer fugir e, com isso, acaba aumentando o número de assaltos que comete para juntar dinheiro mais rápido. Porém, certo dia ela acaba sendo pega por um dos oficiais do Rei e é obrigada a ir para o palácio, deixando-a bastante nervosa com o que pode acontecer consigo.
Chegando lá, a garota acaba sem querer dando uma demonstração acidental de poderes, já que consegue controlar um poder nunca visto antes (coisa que ela nem sabia que era capaz de fazer), na frente do rei e de toda nobreza. Como a realeza não quer que ninguém descubra que uma pessoa de sangue vermelho pode possuir tal poder, se vê obrigada a mentir, falando que na verdade ela tem o sangue prata e foi criada como uma vermelha.
Agora nossa protagonista se vê envolta de todos aqueles de sangue prateado, convivendo com a família real e os príncipes, tendo que coexistir com os inimigos e tomar muito cuidado com esta convivência. Em meio a tudo isso uma nova guerra está se formando, onde os vermelhos estão em busca de mais dignidade nesse ambiente onde eles são vistos como inferiores.
A trama é cheia de reviravoltas e, quando você pensa que sabe o que vai acontecer, acaba sendo pega desprevenida. A narrativa é rápida, fluida e surpreendente. Gostei bastante de como a autora conseguiu fazer com que sentíssemos diversas emoções ao ler este livro, pois gosto muito de volumes que conseguem mexer com a gente da mesma forma que este mexe.
Esta obra foi narrada em primeira pessoa pelo ponto de vista de nossa protagonista, o que achei bem legal, já que, assim, conseguimos ter uma visão mais clara do que ela está passando e dos seus sentimentos. Os personagens são incríveis, cada um com o seu jeito de ser, e gostei bastante de Mare, já que ela é uma garota forte, independente, inteligente, que faz de tudo para dar uma vida melhor para sua família em todo momento, mesmo quando ela própria está correndo riscos.
 A capa é completamente maravilhosa e, mesmo sendo simples, é cheia de significados e a Editora Seguinte realmente caprichou na edição impressa, dando um efeito metálico fosco prateado que chama a atenção de qualquer pessoa de longe. Na parte interna, antes da folha de rosto, há uma página ilustrada em branco e cinza simplesmente divina, que também está presente no final do exemplar. O texto está bem espaçado e com uma fonte em tamanho confortável para uma leitura bem agradável, e ainda conta com páginas amarelas. Além de tudo isso, os apaixonados por marcadores vão gostar muito de saber que na orelha da contracapa há um marcador do livro para ser recortado com um estilete, que contém o mesmo efeito metálico da capa e também é lindo demais.
Este realmente foi um dos melhores livros que eu li neste ano, por isso eu super recomendo que você comece o quanto antes a sua leitura, já que ele traz uma narrativa rápida e fluida, que consegue nos conquistar do início ao fim com uma história gostosa que conta com descobertas, traição, triângulo amoro, uma pequena pitada de amor e muitas reviravoltas. Com certeza este título vai te conquistar e você vai ficar como eu, contando os dias para ter em mãos a continuação.
Avaliação


Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Eu li rainha vermelha e estou doida para a continuação. Quando eu vi o gênero do livro, fiquei super curiosa, porque eu não aguentava mais ler livros estilo: jogos vorazes, instrumentos mortais, divergente... Apesar de gostar muito dessas sagas, eu estava a procura de um novo tipo de aventura sabe?!
    Junto com a rainha vermelha eu comecei a ler "Trono de vidro", suuuuuper recomendo, conta a história de uma assassina e tudo mais, o livro se passa na época medieval, muito bom!
    Escritas de Verão

    ResponderExcluir
  2. Pelo que li na resenha o livro dever ser muito bom mesmo!! Como pode ser possível Mare Barrow ter poderes se ela tem o sangue vermelho e não o prateado? Será que ela vai se envolver com algum dos príncipes? Será que ela vai conseguir ajudar sua família? Ansiosa para ler o livro!!

    ResponderExcluir
  3. A vida de Mare Barrow não está nada boa, uma vez que ela não faz parte dos que tem o sangue prateado!! Ela tem que roubar para ajudar a sua família!! Porém, apesar de ela não ter o sangue prateado, ela tem poderes? Mas como isto é possível?

    ResponderExcluir
  4. O livro está super comentado!! A vida de Mare Barrow não é nada fácil, uma vez que ela não faz parte da elite!! Mas tudo pode mudar quando eles descobrem que ela tem poderes que só pertence à Elite!!

    ResponderExcluir