As Aventuras de Alice no País das Maravilhas – Lewis Carroll

A grande maioria das pessoas com certeza sabe que este ano de 2015 (mais especificamente em julho), a história mais famosa de Lewis Carroll e também um dos clássicos mais conhecidos do mundo, fez cento e cinquenta anos desde sua primeira publicação, em 4 de julho de 1865. Por conta disso, diversas novas edições foram publicadas para comemorar a data e eu tive o prazer de ler esta lançada pela WMF Martins Fontes, que é realmente muito linda e me deixou encantada.
A história, como vocês provavelmente também já conhecem, acompanha a pequena Alice, uma menina adorável que, em uma tarde relaxada sem nada para fazer, acaba vendo um coelho passar por ela todo apressado dizendo que estava atrasado. Mas, o que mais chamou a atenção da garota foi o relógio de bolso que o coelho tirou do bolso do colete antes de seguir seu caminho. Tomada por uma grande curiosidade, Alice sai correndo atrás do coelho e o alcança bem no momento em que ele entra numa toca. E é claro que ela entrou no local bem atrás dele.


A menina ainda não sabia, mas grandes aventuras estavam lhe esperando neste mundo louco que ela tinha acabado de adentrar, o País das Maravilhas. Lá, ela acaba conhecendo criaturas peculiares e vive situações engraçadas, algumas bem incomuns e outras até excêntricas.

O texto foi adaptado pelo Tony Ross, que é o próprio ilustrador da obra, e no comecinho do exemplar há um prefácio escrito por ele mesmo, onde fala que gostava da história de Alice desde que era pequenino, mas não entendia tudo o que estava lendo e isso o incomodava porque era uma história voltada para crianças e ele, mesmo sendo uma, não compreendia certas nuances. Então, quando já estava mais velho e entendia tudo, decidiu escrever uma versão adaptada e, consequentemente, mais acessível às crianças dos dias de hoje. E, para isso, cortou ou substituiu determinadas palavras, sem retirar o sentido geral, e complementou o texto com muitas novas ilustrações, coloridas, chamativas e autoexplicativas, deixando a leitura mais divertida ainda e muito fofa, sem perder nada da essência.


Eu já tinha tido a oportunidade de conhecer o trabalho deste ilustrador tão talentoso e novamente curti muito seus traços e as cores dos seus desenhos, que deixaram esta edição ainda mais perfeita e convidativa para leitores de absolutamente todas as idades. Porque, afinal, os mais velhos adoram novas versões deste clássico tão amado, e os mais novos vão poder entender melhor a história além de se sentirem mais atraídos por esta gama maravilhosa de cores que representam bastante o conteúdo escrito.


A versão impressa apresenta um formato diferenciado com 26,40 cm x 19,60 cm, e conta com apenas noventa e seis páginas, miolo com folhas em papel couché (aquele que tem uma textura gostosa e parece página de revista, só que muito mais grossas) e ótima qualidade de impressão. A capa é uma graça e tem verniz localizado nos detalhes gráficos, como nos naipes dos baralhos, título e selo de edição comemorativa.


Gosto muito desta história e de todo o estilo nonsense da mesma, mas acho que Tony Ross fez um trabalho incrível deixando-a muito mais entendível para os pequenos, sem perder a essência tão bem elaborada e escrita por Carroll, e acho que este é um elogio significativo, afinal foram estas particularidades que fizeram com que “Alice” fosse tão memorável e querida por tantos leitores ao longo de todo esse um século e meio.

Acredito que todas as pessoas deveriam ler este clássico divertido e fofo, que consegue encantar leitores, desde os pequeninos até os mais velhos, com uma trama diferente, original e única. Os personagens criados por Lewis Carroll são fascinantes e igualmente adoráveis e a gente sempre termina a leitura com vontade de ser a própria Alice para viver tudo o que ela viveu no País das Maravilhas. Sempre fico cativada a cada leitura que faço desta obra e gostaria que todos sentissem o mesmo. E, uma coisa é certa, não importa a idade, todos os fãs de Alice e também os novos leitores vão se apaixonar por esta linda edição publicada pela WMF Martins Fontes, então eu preciso recomendá-la muito, muito, muito.

Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário