Salada para Todos – Jeanne Kelley

Acredito que todas as pessoas que são apaixonadas, ou pelo menos têm algum interesse, em culinária gostam de variar os cardápios que vão à mesa todos os dias. É sempre bom experimentar coisas novas, mas, com a correria do dia a dia, fica difícil preparar muitas receitas especiais ou diferentes. E é aí que entra uma opção ótima, fácil e gostosa que pode se tornar o prato principal e ainda transformar nossas refeições em mais saudáveis e trazer vários benefícios: as saladas.
Com uma ideia sensacional, a Editora Zahar publicou um livro maravilhoso que transforma a salada num prato sofisticado, delicioso e ainda completo, com opções de sabores variados e para todos os gostos e paladares, seja ela um prato vegetariano ou com qualquer tipo de carne.
As receitas, sendo elas simples ou elaboradas, não são complicadas de serem feitas. Claro que algumas demandam mais tempo e trabalho do que outras, mas mesmo assim todos nós podemos preparar pratos incríveis, apetitosos e variados com o auxílio de Jeanne Kelley, autora de “Salada para Todos”.

As receitas são divididas por temas, o que facilita bastante na hora de procurarmos um tipo de salada: Vegetariana, com Peixes e Frutos do Mar, Aves ou Carnes. E não se preocupe porque a edição apresenta no final um índice remissivo para quem quiser procurar a receita específica de uma salada.

Para deixar o livro ainda mais completo, há uma parte denominada “Pequena Cartilha da Salada”, onde a autora fala um pouco sobre seu apreço pelas saladas, e suas palavras são tão repletas de paixão que é impossível não sentir vontade de comer opções variadas todos os dias. E ainda traz informações importantes e dicas muito úteis, que estão inclusas também em ‘Glossário Selecionado de Folhas’, ‘Lavagem e Armazenamento’, ‘Plantando sua Própria Horta’, ‘Preparando Saladas com Antecedência’, ‘A despensa ideal para as Saladas’ e ainda ‘Escolhendo os Molhos’. E no final do exemplar podemos encontrar uma tabela de conversões muito facilitadora.

“Uma boa salada deve ser algo emocionante de se comer, algo que envolva os sentidos e desperte o paladar.”

No começo de cada capítulo, na página da esquerda tem uma foto e na da direita há o título e mais os nomes de todas as saladas encontradas nas páginas seguintes. Assim que viramos esta primeira folha do capítulo em questão, há um pequeno texto bem interessante da autora onde ela conversa com o leitor sobre alguma história ou experiência de sua vida que tem relação com o ingrediente complementar da salada (carne, aves, peixe, ou vegetariana), e pode trazer também curiosidades sobre o tema.

Todas as receitas vêm com um texto inicial onde Jeanne fala sobre a salada com dicas e curiosidades sobre o prato ou um ingrediente específico e até relatos de algo que já vivenciou ou comenta sobre alguma coisa que leu. Além de o modo de preparo vir acompanhado de explicações bem feitas ao invés de vir com um texto curtíssimo e muito direto, e achei isso bem bacana porque diminui a margem de erros. Para saber quais receitas vêm acompanhadas de fotos, no índice e no começo de cada capítulo há uma lista com os títulos das saladas, e as que estão em itálico apresentam fotografias, as demais, não.

Por falar nisso, as fotografias de Ryan Robert Miller são simplesmente sensacionais e dão um charme a mais para o exemplar. Só gostaria que mais receitas tivessem sido fotografadas, porque eu curto ver como o prato final é preparado pelo profissional antes que eu faça a minha versão em casa.

E, como a própria Kelley disse “...quando se come salada nas refeições quase sempre sobra espaço para a sobremesa”, então, depois de terminadas as receitas principais, ela nos presenteia com “Um Doce para Terminar”, com uma deliciosa receita de Torta de Chocolate que eu ainda não testei, mas preciso fazer isso para ontem, porque parece ser fantástica e eu confesso que tenho uma grande queda por doces!

A Zahar sempre arrasa com a parte gráfica de suas obras e dessa vez não foi diferente. A edição impressa contém capa dura com uma fotografia linda e que se encaixa perfeitamente com o propósito do livro. A folha de guarda é uma graça com ilustrações de alimentos relacionados ao tema. As fotos espalhadas por todo o exemplar são maravilhosas e a impressão é de excelente qualidade, além de contar com páginas em papel couché (aquele que parece folha de revista, bem macio, mas é muito mais grosso), o texto é bem espaçado e as cores de partes em destaque seguem um padrão e são bem harmoniosas.

A autora, Jeanne Kelley, é especialista em cozinha sustentável e escreveu para a revista Bon Appétit por vinte anos, além de colaborar com frequência em outras publicações. Com esta obra ela nos inspira, com muita criatividade, a nos alimentarmos de maneira mais saudável e apetitosa ao mesmo tempo, mostrando que com uma combinação certa qualquer salada pode se tornar o prato principal. Recomendo demais “Salada para Todos” para quem quer variar e inovar a hora da refeição com receitas deliciosas, convidativas e belas de uma forma saudável e muito, muito gostosa.

Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário