1 Milhão de Motivos para Casar – Jessica Wild #01 – Gemma Townley

Jessica Wild é uma workaholic que não se importa com relacionamentos amorosos e nem mesmo acredita no amor. Tudo isso porque ela nunca conheceu o pai e ficou praticamente sozinha no mundo desde um acidente levou sua mãe quando ela ainda tinha apenas dois anos de idade, e a garota foi criada pela sua avó megera desde então. A senhora sempre deixou bem claro que não queria a menina e sempre a tratou muito mal, não deixando que a criança brincasse, fizesse barulho ou tivesse uma vida social quando cresceu. Depois de adulta, ela sempre criticou Jess por qualquer coisinha, seja relacionada a sua vida pessoal, trabalho, aparência, etc., e sempre deixava claro o quanto abominava as mulheres que não eram autossuficientes ou que davam qualquer importância aos homens, fazendo com que a moça acabasse tendo a mesma visão de vida que ela.
Quando a avó vai para uma casa de repouso por vontade própria, Jessica acaba conhecendo uma vizinha de quarto dela, Grace Hampton, uma senhora muito bondosa, animada, simpática e romântica, o total oposto de sua avó. Depois que ela também morreu e Jess ficou sozinha no mundo, continuou visitando Grace, pois começaram uma bonita amizade. Até que ela própria deixou este mundo, mas antes de ir fez questão de deixar toda a sua herança, que consiste em uma bagatela de quatro milhões de libras (muito mais dinheiro do que nossa protagonista poderia imaginar ter um dia!) no nome da Sra. Jessica Milton. Isso ocorreu porque ela acreditava que Jess tinha se casado com seu chefe, Anthony Milton, por conta de uma pequena história que a moça inventou e lhe contou para que Grace ficasse feliz naqueles dias em que já não estava mais tão bem.
O negócio mais complicado é que, além de o dinheiro ser uma quantia muito alta e praticamente irrecusável, Jessica sente o dever de aceitar, pois Grace a escolheu especificamente para herdar tudo, inclusive uma casa que estava na família Hampton há gerações e que, se não fosse recebida por Jess, iria para o governo, que a demoliria num piscar de olhos.
Então Jessica, junto com sua melhor amiga e colega de quarto, Helen, cria o ‘Projeto: Casamento’. O intuito? Conquistar e casar com seu lindo, rico e bem sucedido chefe, Anthony Milton, no prazo de cinquenta dias – que é o limite máximo para se contestar um testamento nos Hamptons, ou a herança inteira é perdida. E tudo isso sem que ele saiba a verdade por trás de suas intenções. Resta saber se Jessica Wild é realmente adversa ao casamento, mesmo que seja apenas um tipo de investimento, ou se ela no fundo acredita em amor verdadeiro e não vai desperdiçar sua chance de um matrimônio de verdade, mas esta último opção pode colocar tudo a perder.
Eu sou uma fã de chick-lits, apesar de não lê-los com frequência porque minha irmã, que gosta ainda mais deste gênero do que eu, sempre lê os livros que recebemos e compramos do estilo e, para agilizar nas resenhas aqui do blog, geralmente não lemos os mesmos títulos (com algumas exceções, claro), então é ela quem frequentemente fica com eles. Mas, desta vez, eu resolvi que gostaria de ler esta história porque ela me pareceu muito divertida e gostosa e eu estava numa vibe de precisar de algo no estilo. Depois de finalizado, pude constatar que é tudo o que eu esperava e realmente muito bom, então fiquei encantada com a obra.
No começo do livro há uma ‘Nota da Autora’, onde ela faz uma breve apresentação sobre o enredo e conta como teve a ideia para construir esta história, que se originou num jogo que ela fazia com suas amigas da juventude, chamado ‘O que você faria?’, que consiste em diversas situações e a pessoa precisa desenvolver uma resposta aceitável, sincera e detalhada para a questão. Achei a proposta muito bacana e curti o desenvolvimento que Gemma deu para ela.
Os personagens são adoráveis e espirituosos, e gostei muito mesmo da protagonista, Jessica, e de sua personalidade. Ela é uma mulher independente que não deixa os homens fazerem o que bem entendem com ela, não é dramática, mesmo tendo vivenciado muitas coisas ruins, é uma boa amiga e acaba aceitando as opiniões alheias, mesmo que esteja desconfortável, e sabe lidar com situações novas muito bem.
Uma personagem que ganhou destaque foi sua melhor amiga, Helen, que estava sempre ali para apoiá-la, tinha ótimas ideias, e ajudava a Jess a colocá-las em prática, principalmente por possuir uma personalidade oposta à da moça e poder dar uma visão diferente das coisas, auxiliando nossa protagonista no ‘Projeto: Casamento’. Em nenhum momento fui fã de Anthony e sempre achei Max uma graça, já sabendo que poderia rolar algo entre Jess e ele, pois isso é trabalhado desde o começo da leitura. Outros dois que valem a pena serem citados, porque tiveram ótimas participações e renderam risadas dos leitores, são Ivana e Sean.
A trama é leve, envolvente e muito fluida, além de ser bastante alto-astral. Confesso que me peguei rindo algumas vezes durante a leitura, e, mesmo não sendo o livro do gênero mais engraçado que já parou em minhas mãos, me divertiu muito.
Alguns pontos são previsíveis, como os livros de chick-lits geralmente são, mas esta não é uma característica negativa, porque o que importa no caso é a forma como a autora vai fazer para alcançar seus objetivos, e acho que Gemma Townley conseguiu um ótimo resultado. Ou seja, em certos momentos da história, o leitor acaba percebendo alguns detalhes antes mesmo da protagonista, que só vão ser revelados mais para o final do livro, mas a autora ainda conseguiu guardar algumas cartas na manga e nos pregou algumas surpresinhas no fim, já que, no meio de tantas descobertas, sabemos outras informações que tinham sido mantidas a sete chaves e também explicações reais para elas.
Só acho que o final acabou sendo um pouco corrido, pois depois das questões mais importantes serem desenvolvidas e explicadas, uma outra não foi tão bem trabalhada, mas, mesmo assim, foi resolvida nas últimas páginas. Eu só não me importo tanto assim porque este exemplar possui duas continuações, então vamos saber melhor tudo o que aconteceu com Jessica e estas cenas vão acabar sendo melhor desenvolvidas provavelmente.
Até o momento, a escritora publicou sete livros, sendo quatro deles volumes únicos, sem continuação, e três pertencentes a uma trilogia. De todos, este é o quinto publicado no Brasil, o primeiro da trilogia “Jessica Wild”, pois todos os exemplares soltos já foram traduzidos para cá há alguns anos. Já conhecia a escrita da autora porque já tinha lido uma de suas obras, “Mentirinhas Inocentes”, que já foi resenhado aqui no blog (inclusive foi uma das primeiras resenhas que escrevi, ainda em 2010) e vocês podem conferir clicando no título.
Mas ela não escreve nada novo desde 2010, que inclusive foi o desfecho desta trilogia, o que é uma pena porque a escrita dela é tão gostosa e divertida que não deveria ter sido deixada de lado. Não vejo a hora de a editora publicar as sequências deste volume para saber o que vai acontecer a Jessica Wild depois do final encontrado aqui, e espero que não demore muito para isso acontecer.
Para quem não sabe, uma curiosidade bem interessante é que Gemma na verdade é a irmã de Sophie Kinsella, autora da tão consagrada série “Becky Bloom”, também pulicada pela Editora Record, que já tem seis volumes, sendo o sétimo, “Becky Bloom em Hollywood”, um dos próximos lançamentos da editora, assim como diversos outros títulos individuais, ou seja, sem sequência, todos já lançados aqui.
Eu adoro esta capa e o vestido presente nela me lembra muito o que Kate Hudson usou no filme “Noivas em Guerra”, talvez ele tenha servido de inspiração, mas não tenho certeza. As cores casaram (haha) muito bem com o tema e as tipografias ficaram bem harmoniosas com o resto. A diagramação é simples, mas confortável para uma leitura agradável devido ao tamanho da fonte e espaçamentos, e as folhas são amarelas. O único ponto negativo desta edição é que o padrão de tamanho difere das demais obras da autora publicadas no Brasil, o que fica feio na estante.
Só acho que teria ficado melhor se o título, ao invés deste atual, fosse “4 Milhões de Motivos para Casar”, já que esta é a verdadeira quantia que ela irá receber de herança, então faz mais sentido do que ‘um milhão’, pois este valor não representa nada na história.
Caso você esteja em busca de um delicioso chick-lit para passar um tempo na companhia de personagens cativantes, situações cômicas, um pano de fundo diferente, e uma pitada de romance, acaba de encontrar algo que reúne tudo isso: “1 Milhão de Motivos para Casar”.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Oie
    Eu também pensei que 4 milhões de motivos pra casar ia ser um título melhor para o livro.E é bem fácil mesmo descobrir os segredos ainda no meio do livro mas eu gostei disso.E a Jess é uma personagem incrível e eu não sabia que ia haver uma continuação para a história dela.Espero ver mais dela e conhecer melhor o maravilhoso Max.

    ResponderExcluir