Casa Versace – Deborah Ball

Eu sempre gostei de livros que mostrassem os bastidores das coisas ou a história por trás das grandes marcas, pessoas, etc. Por este motivo, sempre que possível, leio livros que tragam esse tema. E confesso que também adoro poder ficar comentando com todo mundo sobre esses assuntos, porque eu sou bem daquele tipo que descubro mais sobre essas histórias verídicas e comento com as outras pessoas tudo que eu aprendi e todas essas curiosidades superinteressantes. A editora Seoman sempre lança títulos deste estilo, e, por isso, eu já sou uma fã de carteirinha e me identifico muito com as obras pulicadas por ela.
O livro da vez para mim foi o “Casa Versace”, onde conheci a história do lendário Gianni Versace, que veio de uma origem bem humilde, do extremo sul da Itália, e que conseguiu erguer um império quase que do nada, isso tudo com sua genialidade, pois conseguia fazer toda mulher se sentir uma princesa.
Muitas pessoas acham que este volume é mais voltado para o assassinato do Gianni, já que, logo no início da leitura, ficamos sabendo que ele foi baleado em frente a sua casa por um serial killer. Mas, na verdade, este exemplar é mais sobre sua vida, sobre a marca e sobre como a mesma conseguiu se manter mesmo após a sua morte, já que Donatella, sua irmã, apesar de deter apenas 20% da companhia, já que seu irmão possui 30% e sua filha Allegra 50%, liderou a empresa e, com uma grande equipe de criação, conseguiu levantar a marca, que após a morte do Gianni, teve uma queda drástica no faturamento.
Além disso, como era de se esperar, ficamos sabendo tudo sobre o assassinato dele também, uma vez que a autora narra até mesmo seus passos antes do fato em si, e inclusive nos conta tudo o que descobriu a respeito do assassino de nome Andrew Cunanan, incluindo seus passos, hotel que ficou hospedado, etc.
O que gosto bastante neste tipo de livro é que eles sempre trazem uma parte com fotografias das pessoas citadas e isso me ajuda bastante a associar as fisionomias ao que estou lendo, pois, quando eu leio algo do tipo e não sei sobre o rosto da pessoa, acabo indo ao Google para pesquisar, mas infelizmente nem sempre há essa possibilidade ao alcance de minhas mãos.
A narrativa é ótima, sendo bem rápida e fluida e nos trazendo fatos importantes sobre a história da marca e dos seus integrantes. Dá para ver que a autora teve um grande trabalho antes de escrever esta obra tão bem elaborada e com informações tão precisas, já que ela fez uma grande pesquisa sobre todos os detalhes, onde utilizou como fontes entrevistas, jornais, revistas, programas de televisão e até mesmo relatórios policiais.
A capa é interessante, traz uma fotografia de Gianni emoldurada e uma foto de sua mansão no fundo preto, quase imperceptível, mas ainda ali presente. Há alto relevo na moldura e no nome Versace na edição impressa, e as páginas são amarelas. A diagramação é simples, o texto está bem espaçado e as letras apresentam um tamanho confortável. E há uma parte no miolo que eu já citei mais acima, com diversas fotografias ilustrando o conteúdo escrito.
Recomendo esta leitura para todas as pessoas que, assim como eu, tenham curiosidade para saber um pouco mais sobre quem foi este grande homem chamado Gianni Versace, que tinha inúmeros amigos famosos, e que conseguiu construir uma grande empresa que é considerada até hoje um importante ícone da moda.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário