Amor ao Pé da Letra – Melissa Pimentel

Lauren Cunningham é uma mulher jovem, moderna, inteligente e atraente que se muda dos EUA para a Inglaterra depois de um acontecimento no seu país de origem, com a intenção de se divertir e conhecer muitos homens, sem nenhum desejo de manter um relacionamento sério. Mas parece que as coisas são bem mais difíceis do que parecem, inclusive porque nenhum deles acredita que ela não está buscando nenhum compromisso, apenas algo casual e duradouro, só que Lauren não vai desistir.
“Foram três meses de trepadas incríveis, com uma pessoa com quem eu não me importava de passar o “antes e depois” – exatamente o que eu queria. E daí chegou aquela estúpida manhã, quando, num rompante de boa vontade pós-coito, cometi o grande erro de fazer ovos para o cara. / Até o Adrian, que eu pensava que me entendia, terminou convencido de que eu estava tentando amarrá-lo.”
Até que Lauren se lembra daqueles artigos de revistas e livros que dão dicas de como conseguir homens a qualquer custo, e é aí que surge a ideia de que eles podem ajudá-la a encontrar parceiros sexuais e a desvendar se o erro está nela ou em sua abordagem. Logo começam os questionamentos: “...será que os conselhos realmente funcionam? E, mais importante ainda, será que se eu seguir suas orientações vou mesmo trepar com frequência com homens que não sejam verdadeiros psicopatas?”
Então, nos próximos meses, ela fica encarregada de escolher um novo “manual” (livros/guias sobre relacionamentos), o qual vai seguir completamente à risca e anotar os resultados de suas experiências reais para uma “posteridade científica”, como um experimento sociológico, mas claro que sem contar aos objetos de estudo (os homens) o que realmente está fazendo.
Obviamente as coisas que ela faz têm conclusões inusitadas, algumas inúteis, outras divertidas, por vezes empolgantes e ainda há as constrangedoras. Mas todos nós já passamos por situações com estas características na busca por qualquer tipo de relacionamento em nossas próprias vidas reais. Só que, talvez, as coisas menos planejadas são as que mais parecem certas quando ocorrem.
A proposta desta obra é bem interessante, então comecei minha leitura bastante empolgada, já imaginando que iria adorar e tudo mais. Eu inclusive achei que seria um chick-lit e a fórmula deste gênero, por mais previsível que possa ser várias vezes, me conquista, então estava muito ansiosa para ler um novo título deste estilo que tanto adoro, mas, infelizmente, não foi como eu esperava e a autora resolveu seguir por um caminho diferente. Por outro lado isso é muito bom, já que se distancia do clichê e acaba ganhando uma trama original dentro do possível.
Lauren é uma personagem totalmente oposta a mim e talvez por isso eu a tenha achado tão interessante. Ela toma algumas decisões que eu nunca escolheria na vida e mergulha nas mais diferenciadas experiências, mesmo que saiam completamente de sua zona de conforto ou tenha que agir de maneira oposta a sua personalidade. E isso é interessante porque mostra uma coragem que eu nunca teria (não que eu queira ter) e também as consequências delas. Lauren também não se importa com a opinião alheia, seja qual for e continua sendo fiel ao que deseja e ao que é, e isso é realmente muito bacana.
Para quem não sabe, esta trama foi baseada nas experiências reais da autora, Melissa Pimentel, que primeiramente criou um blog chamado ‘Love by the Book’, onde ela narrava os encontros em diversos posts, que lhe renderam uma fama e também o convite para transformá-lo em livro de ficção. Ou seja, este livro é inspirado em algumas de suas memórias, mas não se trata de uma autobiografia. Lauren nos conta algumas coisas reais que vivenciou junto com cenas inventadas por ela, inclusive para poder chegar ao formato de história com começo, meio e fim.
Assim como na vida real de Melissa, no começo de cada mês um novo livro é escolhido por Lauren como base para suas experiências. Então o exemplar é dividido por partes e em cada uma delas Lauren vive um mês seguindo à risca o guia escolhido, nos apresentando o processo como em um diário com datas. Logo no começo, ela nos conta um pouquinho sobre a intenção da leitura da vez e o que deve ser feito nos próximos dias e, no final do mês, faz um Conclusão sobre a obra escolhida e o que passou com elas durante aquelas semanas, e finaliza com ‘Funciona melhor com...’, onde nos conta qual o tipo de homem que será encontrado utilizando aqueles meios, e ‘A ser usado por...’, onde fala qual o melhor público para agir conforme aquelas “regras”.
Todo mundo já passou por diversas situações em suas próprias buscas pelo amor, algumas normais, outras bizarras, algumas divertidas, outras sofridas e por aí vai. E as experiências de Lauren englobam casos completamente realistas e talvez você já tenha vivenciado algo semelhante ou conhecido alguém assim. Principalmente se tem um amigo que só pensa em sexo e não está em busca de relacionamento sério com ninguém.
Por conta de sua vontade de seguir todas as regras ao pé da letra (até as mais absurdas!), mesmo quando nada tem a ver com sua personalidade, ou que ela se sinta desconfortável com a situação, ou nem mesmo faria algo parecido em seu estado normal, ela percebe que algumas dicas funcionam, sim, mesmo que não com o propósito que ela buscava ou por um período grande de tempo.
A obra é divertida e algumas cenas me fizeram rir, principalmente quando Lauren toma algumas atitudes loucas, mas confesso que pensei ele seria muito mais engraçado do que realmente é. A narrativa é bem fluida e agradável, a linguagem é bem coloquial e por vezes a autora utiliza palavrões e termos mais vulgares para expressar algo, o que pode irritar algumas pessoas.
O leitor que for ler este livro precisa ter a mente aberta para questões relacionadas a sexo e relacionamentos, pois a Pimentel é bem realista e atual com tudo o que escreveu e nos conta de situações que as pessoas que tem muito pudor ou que se assustam com facilidade podem acabar se incomodando. Não são cenas de sexo explícito nem nada do tipo, inclusive porque esse tipo de situação não foi narrado no livro, mas ela conta coisas que fez que certas pessoas podem se incomodar de saber.
Teve um personagem que me irritou profundamente, Adrian. E toda vez que ele aparecia eu não conseguia evitar rolar meus olhos e sentir uma pequena frustração por saber exatamente como Lauren iria agir perto dele e isso era muito chato. Fico contente com o final que ele teve, porque ela finalmente se tocou que ele não merecia nem o mínimo de sua atenção, só acho que demorou muito para a moça chegar a esta conclusão.
Curti o desfecho e a conclusão que a protagonista chegou em relação ao seu projeto e também do que aconteceu com sua vida amorosa depois que ela aceitou certas coisas. Teve um momento bem fofo que me deixou sorrindo porque esperava mesmo que isso acontecesse e me agradou que tudo deu certo neste sentido.
Sei que a intenção da obra não é exatamente mostrar um romance, mas acho que esta parte acabou acontecendo muito rápido no final do livro, e acho que a autora poderia ter utilizado algumas páginas a mais para nos conectar melhor ao casal que se formou.
Confesso que fiquei na dúvida sobre qual nota final dar para minha avaliação deste livro, porque eu gostei dele até certo ponto, mas esperava gostar mais, e algumas coisas me incomodaram, mas não a ponto de me irritar ou fazer desistir da leitura. Cheguei à conclusão de que o livro ficou no meio, não é tão ruim, mas também não foi algo que eu tenha realmente adorado.
Gosto muito desta capa, que faz uma brincadeira bem divertida com a proposta do livro, além de ser muito bonita e chamar a minha atenção logo de primeira. A versão impressa possui acabamento soft touch e verniz localizado nos óculos da personagem, e o miolo conta com páginas amarelas. A diagramação interna é simples, mas a fonte está num tamanho bacana e os espaçamentos são bastante confortáveis.
Indico a leitura de “Amor ao Pé da Letra” para quem busca algo diferente, mas incrivelmente realista e honesto, com uma ótima pitada de diversão, sobre a busca por relacionamentos casuais que faz uma mulher moderna seguir os mais variados manuais sobre como fisgar um homem e como, mesmo quando a gente não procura, o amor pode acabar nos encontrando no caminho.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário