A Teoria de Tudo – Jane Hawking

Quando eu vi que este livro estava inspirando um filme, fiquei empolgada com o trailer, o qual gostei bastante. Sendo assim, fiquei muito interessada em ter o livro em mãos para poder conhecer melhor esta história. Apesar de não ter assistido ao filme ainda, este livro foi inspirador de inúmeras maneiras e conseguiu me tocar com toda a força de vontade e perseverança que a autora sempre teve, independente dos osbstáculos.
Neste volume conhecemos a história de Stephen Hawking, o famoso físico, que foi o responsável por vários estudos, como uma enorme contribuição para o estudo do universo e ganhador de inúmeros prêmios, mas que sofre de uma doença chamada Esclerose Lateral Amiotrófica, também conhecida como ELA. Essa doença atinge o sistema nervoso a vai limitando os movimentos corporais da pessoa gradativamente. Temos, então, uma visão sobre a vida de Stephen através dos olhos de Jane Hawking, sua companheira de vinte cinco anos e mãe de seus três filhos.
Aos vinte e um anos, Stephen acabou descobrindo sobre a sua condição, mas isso não fez com que Jane mudasse de ideia em relação ao futuro dos dois e quis se casar com ele, mesmo sabendo de todos os obstáculos que eles iriam enfrentar, e mesmo com o diagnóstico de que ele não viveria por muito tempo. Ela foi uma mulher firme e forte, que sempre ajudou o seu marido, nos mostrando que não era apenas a mulher de um grande estudioso de uma mente brilhante, mas, sim, uma mulher forte e guerreira, que muito contribuiu para ele impressionar os médicos e continuar vivendo, mesmo com o diagnóstico de que não viveria tanto. Ela o ajudou a viajar pelo mundo, escrever seus livros, fazer palestras, dar aulas, e ter uma vida normal no sentido mais possível que a doença permitisse, dedicando a sua vida ao bem estar dos seus filhos e de seu marido.
A narrativa da obra é bem detalhista e traz uma grande sensibilidade da autora ao descrever tudo o que ela passou, sendo um relato emocionante, amargo algumas vezes, e com bastante reflexões, que prende o leitor com sua forma franca e honesta de descrever os acontecimentos de sua vida. Foi bem legal saber como eles se conheceram, começaram a namorar, se casaram, e levaram uma longa vida juntos, até que se divorciaram.
Com certeza, em todas as páginas deste livro, eu fiquei impressionada com a força de vontade e garra de Jane, que, mesmo sendo uma humana como outra qualquer, que muitas vezes erra ou acerta, sempre esteve lá do lado de Stephen, para apoiá-lo e incentivá-lo.
A capa deste exemplar é um pôster do filme e é realmente muito bonita mesmo. A edição impressa é enorme, com um tamanho maior do que o padrão nacional e bem grossa, com suas quase quinhentas páginas. A diagramação é simples, porém o texto está em um tamanho confortável e bem espaçado para a leitura.
Como comentei no início da resenha, ainda não assisti ao filme porque pretendia fazê-lo somente depois de ler este título, mas agora minha vontade só aumentou ainda mais. Para quem não sabe (mas acho que todos já devem saber), o ator Eddie Redmayne, que interpretou Stephen Hawking nesta adaptação, cumpriu seu papel com tanta maestria que ganhou o Oscar de melhor ator, e estou muito curiosa para ver seu trabalho o quanto antes.
No geral o livro foi bom e, como eu não conhecia a história deles, gostei bastante de poder acompanhar e descobrir mais sobre a vida deste famoso físico e de sua família, mas a obra possui uma narrativa um pouco lenta em alguns pedaços, justamente por trazer várias etapas da vida dos dois e bastantes descrições, o que acaba fazendo com que a leitura seja um pouco mais arrastada e, consequentemente, eu tenha demorado bastante para finalizá-la. Mas é uma história que consegue ser cativante e nos encantar em diversas páginas. Por este motivo, se você tem interesse em conhecer um pouco mais sobre a vida de Stephen Hawking, suas dificuldades e superações, e de sua atual ex-mulher, Jane, não deixe de ler este exemplar, pois você realmente irá gostar bastante deste relato emocionante e sincero.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário