Belle - Lesley Pearse


A história de “Belle” se passa em uma época distante, com costumes diferentes dos atuais. Jovens que, sem estrutura, vivem em considerável miséria, muitas delas são sequestradas e, afastadas de suas famílias e acabam tornando-se prostitutas. Diversas meninas conseguem ganhar muito, outras estão vivendo por muito pouco. Nessa época o uso de preservativos não existia e, por isso, era comum ser infectado por uma doença sexualmente transmissível.
Nesse livro, conhecemos Belle, uma jovem menina que morava no sótão de uma casa de prostituição. Sua mãe era a dona, só que a menina nem fazia ideia do que acontecia por lá. Sua mãe quis mantê -la perto, mas ficava com medo de que fosse recriminada ou se tornasse uma. Mas, como toda jovem da sua idade, tinha suas curiosidades.
Um dia, sem querer, Belle ficou em um dos quartos à noite e acabou por presenciar sexo seguido por um crime: uma das meninas foi assassinada em sua frente, e ela acabou sendo sequestrada pelo assassino para não contar nada à polícia. Depois desse fato é que acontece o desenrolar na vida dela. A partir desse momento, de menina passou a ser mulher, sofrendo por como isso aconteceu, acabou sendo vendida e aprendendo o ofício. Devido ao sumiço de Belle, os amigos e familiares tentam descobrir o que foi feito com ela, com esperanças de encontrá-la ainda viva.
Incrivelmente bela, a história de Belle me surpreendeu e me emocionou do começo ao fim. Ela é uma protagonista incrível, admirável e guerreira. Mesmo sofrendo com tudo o que acontece em sua vida, ela ainda consegue ter esperanças. Todos os outros personagens foram bem desenvolvidos e aproveitados, mesmo os que tiveram menos participação, e diversos deles conseguiram me conquistar.
A narrativa de Lesley soube passar tanta realidade para as páginas que dá a impressão de que estamos dentro da história, e ela consegue transmitir sentimentos de uma forma que faz com que o leitor se sinta conectado com aquilo que está lendo, sofrendo junto com Belle e criando esperanças de que tudo fosse ficar melhor, torcendo para que isso acontecesse logo.
Quanto ao cenário, tudo foi descrito nos mínimos detalhes da época vivida, desde os costumes até os locais frequentados pelos personagens, mas não de uma forma cansativa, e isso ainda serviu para enriquecer mais a obra, muitos pontos para a pesquisa sensacional que a autora teve para a construção deste livro.
A obra é repleta de cenas fortes de sexo e violência, de como a vida de muitas meninas é sugada delas, junto com suas inocências e como a protagonista Belle passou por tudo isso. O relato e o processo do que elas passam para se tornarem prostitutas é narrado nos mínimos detalhes e a autora descreve as cenas tensas com muito sofrimento e agressividade de uma forma tão detalhada que se você se choca facilmente, aconselho a não seguir em frente, mas, se você é daquelas pessoas que gostam de não apenas ler um livro, mas vivenciá-lo, como se estivesse presente nas situações, então aconselho que leia.
Não se sinta intimidado pelo tamanho do livro, já que ele é bem extenso e possui 560 páginas, mas a leitura te prende de uma forma tão fantástica que é impossível não querer saber o que vai acontecer em seguida, e quando o leitor percebe, as páginas já foram avançadas numa velocidade bem rápida.
Recomendo a leitura para quem gosta de livros intensos e reais, com personagens admiráveis e uma história incrível e bem escrita que tem a capacidade de emocionar profundamente o leitor.
Avaliação



>> Link dessa resenha no Skoob

>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 08 - FORMULÁRIO
>> Esse post está participando da Promoção Fim de Semana Novo Conceito



Comente com o Facebook:

25 comentários:

  1. Estou bem curioso para ler esse livro por esse fato de ele parece ser bem real e intenso, mesmo que eu não gosto de livros que se passem em epocas antigas nesse esse parece ser um ponto superpositivo, porque, como você disse, a autora teve uma grande pesquisa para detalhar bem os costumes e cenário da epoca.
    Também não gosto muito de livros tão grandes, mas pelo jeito esse só parece ser outro ponto positivo já que a narrativa e a história são tão envolventes!
    Espero ler esse livro!

    @felliphy

    ResponderExcluir
  2. Haaa eu sou suspeita pra falar de Belle!! Simplesmente AMEI O LIVRO *-*Historia super envolvente e emocionante!!Tem momentos que da vontade de pegar Belle no colo tadinha!! =/ Durante a minha leitura parecia que estava do ladinho dela ♥ Simplesmente Perfeito!!Super fã da Lesley...VALE MUITO A PENA MESMO LER!!!Bjus
    szane@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Uau!
    Eu nunca imaginaria que este é era o tema do livro!
    Bem, como eu sou muito aberta a leitura e gosto de variedades, tenho certeza que Belle me agradaria, adoro cenários antigos, e coisas novas e diferentes nos livros.
    E o fato de ele ser longo é muito bom, amo quando tem muito para ler :)

    yarasp71@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Por ser um tema que está sendo amplamente divulgado acho que foi uma excelente escolha da Novo Conceito a publicação desse livro. Acho que ler sobre problemas reais, de pessoas reais nos faz sentir parte da realidade. Com certeza vou me apaixonar por Belle, afinal só a sinopse e resenha já me ganharam, gosto de livros longos que me levem voando até o final. Portanto quando a história é boa, a leitura flui.

    Mariana Siqueira
    http://loveloversbooks.blogspot.com
    mary_hp13@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa esse é um livro que parece ser bem tocante né? Um tema extremamente atual e que foi abordado de uma forma explendida...

    Estou super curiosa para lê-lo, sem contar que eu amei a capa e adoro livros extensos.

    Parabens sua resenha ta show

    Mayara
    ma_milesi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Mais uma resenha bem fundamentada e muito bem explicada. Eu não li Belle, mas já lido a respeito e sabia que o tema era bem forte. Infelizmente, apesar da história de Belle se passar em uma outra época, ainda é um fato que acontece hoje, diariamente, com meninas obrigadas a se prostituir, haja vista o tráfico de pessoas, que acontece por aí. Mas voltando ao livro, por se tratar de uma história de época, imagino que trabalho minucioso a autora deve ter feito para retratar tão fielmente, como você diz, os costumes de onde se passa a história. Só por isso já vale a leitura. Mas quando você diz que o leitor nem sente passar as mais de 500 páginas, acho que aí está a diferença: quando o texto flui e encanta quem está lendo, nem se vê a quantidade de páginas. A indicação é excelente!

    vanildarm@hotmail.com
    @VanildaP

    ResponderExcluir
  7. Esse é outro que estou tomando coragem para ler. Temas fortes assim mexem comigo. Mas depois de ler sua resenha acho que será o próximo a ser lido.

    Um leve bater de asas para todos!!!!!!

    khrysanjos@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Por um acaso esse é o livro que eu estou lendo no momento, e você tem toda razão, apesar das descrições e de o livro ter muitas páginas, não é nada cansativo, a narrativa é envolvente e os sentimentos dos personagens são totalmente transmitidos ao leitor. Estou amando.
    mcrisaragao@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Eu li este livro, sem realmente saber do que se trata a historia pela Sinopse parece ser mas um romance, mas ao ler, senti tudo isso que vc falou. Fiquei chocada com as cenas mais violentas, chorei nas mais tristes, me rebelei quando ela era traída,olha esse livro é para pessoas que realmente gostem de historias reais e brutas. Tem romance sim, mas a vida da personagem é para ser valorizada, ela sem nenhum homem, conseguiu fazer a vida dela. Estou a espera do livro 2 que vai ser lançado ano que vem... ansiosissima... The Promisse,...

    spoiller
    http://www.goodreads.com/book/show/12265635-the-promise

    bjs
    franlee.alvez@gmail.com
    @fran_alves

    ResponderExcluir
  10. Quero muito ler esse livro. Ao se tratar de uma estória narrada em Londres, em 1910 e com um tema diferente do que eu estou acostumada de ler (a história de uma menina que viveu em um bordel) me instiga a comprar esse livro. Porém eu estou cheia de livros para ler, neste momento estou lendo Quinta Avenida Nº 1 (comprei por 5 reais hehe) e ainda tenho toda a coleção de Game of Thrones para ler e minha mãe disse que não me dará mais livro nenhum por enquanto. rsrs. Mas este é mais um que entrará na listinha :]

    ResponderExcluir
  11. eu comecei a ler o livro e ja estou encantada logo nas primeiras páginas, a sensação de participar da historia é bem visivel graças a descrição tão perfeita.É o primeiro livro que leio da autora e ja estou encantada pelo romance de Jimmy e Belle, torço para que de certo
    @thailadesouza
    thailikasouza_candy@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Já li "Roubada" da mesma autora e adorei! Pelo que pude perceber, este livro também é bastante perturbador, realista e até chocante. Sem dúvida, quero ler!
    leilaschmitz@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Belle parece ser um livro denso, forte e realista. Por mais romanceado que possa estar (e não acredito que seja o caso), pela resenha entendi que os fatos são explícitos.
    Vamos perdendo a "inocência" em nossa leitura junto da personagem. Podendo, então, sentir sua dor e perceber como ela encontra uma saída, como constrói seu caminho em meio ao caos.
    Não li nada da autora ainda, mas sei que é muito recomendada!
    bjs
    @anaisfollowing

    ResponderExcluir
  14. A primeira coisa que me pegou nesse livro foi a capa, depois por ele ser de época, e terceiro pq a história em si me chamou mta atenção, não sei não tem mtos livros por ai que abordam isso.

    Vez ou outra é bom um livro denso que nos puxa a uma realidade ardida para nos posicionarmos no mundo!

    Miquilis: Bruna Costenaro- bruheadbanger@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Realmente esse livro deve ser muito interessante por se tratar de um assunto polêmico. Por se uma história de época me chamou mais a atenção. Estou louca para ler esse livro. Adorei a resenha.
    bjs

    Joyce
    joycegadiolli@ig.com.br
    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Ain, Belle *-* Morro de vontade de lê-lo, mas ele ainda me assusta! Sim, é o tamanho. Ok, já li maiores que ele, mas ultimamente estou dando preferências aos livros mais fininhos, aqueles mais singelos sabe? Estou tão cansada que até os livro que eu leio estão refletindo isso KKKKKK Mas, sim, vou ler Belle com certeza, só não agora.

    Brunna Carolinne
    brunna_plutao@hotmail.com
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. O livro parece ser bem intenso mesmo. Acho muito interessante quando um autor consegue transmitir os sentimentos e faz uma pesquisa aprofundada do assunto!

    Beijos
    so.soline@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Esse me livro me interessou, porque é tão real e intenso,já que vemos tantos casos de prostituição, de meninas que são vendidas e que ficam longe das pessoas que amam.E de como a personagem é lutadora,já que adoro protagonista assim, que mesmo diante das dificuldades não se deixam abater e segue em frente, buscando uma esperança, uma saída de se libertar disso.
    E uma estória triste,mas por ser tão real , e como você mesmo citou,a autora transmitir os sentimentos tão intenso, que mesmo que a estória seja pesada, eu quero ler.Já que a estória é tão envolvente e desperta a atenção do leitor.
    Eu não me importo com o tamanho do livro,mas que a estória me chame a atenção, leio sem problema.E Belle parece ser interessante, e pretendo ler assim que possível.
    Beijos

    Jéssica Rodrigues
    jeskinha_416@hotmail.com
    http://leitorasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. A capa da Novo Conceito ficou linda! Eles capricharam. E que resenha, hein! Belle parece ser o tipo de livro que te puxa e te prende até o final. Aquele tipo de história que você fica pensando durante um bom tempo. Gosto de livros assim. Que mostram uma realidade diferente do que vivenciamos no dia-a-dia. Uma história com uma personagem forte. O livro todo aparenta ser atraente. Estou louca para ler. Ótima recomendação.

    Bjoos

    ResponderExcluir
  20. Realmente...parece ser bem intenso...a capa é maravilhosa e a historia parece ser boa..acho que pelo fato da historia não ser real mais é uma coisa que realmente pode acontecer me interessou muito....
    xoxo

    ResponderExcluir
  21. Esse é um dos meus favoritos!

    Quando comprei, fiquei em rolando para começar, pelo tamanho do livro.
    Mas depois que comecei, a história me prendeu tanto que nem senti as 560 páginas. Só queria continuar lendo para saber o final da história.

    As cenas são bem narradas e não tem como não se apegar a Belle. Ela sofre muito, e fiquei torcendo muito por ela.

    Gostei muito da história se passar numa época mais antiga, e a autora conseguiu descrever super bem os cenários e costumes.

    Super recomendado!

    Beijos

    Vanessa - nessinha.002@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Tenho muita vontade de ler esse livro. Só vejo críticas muito positivas e a história em si me atraiu bastante.
    Acho que serei cativada pela personagem e ficarei extremamente envolvida pela narrativa.
    Aguardando ansiosamente meu livro chegar.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  23. Ganhei esse livro em uma promoção, mas ainda não veio e a cada resenha que leio sobre ele fico louca para ler *_* tenho certeza que é o tipo de livro que me agrada, adoro histórias assim *_*

    ResponderExcluir
  24. Quero muuuuuuuuito ler este livro! Mas tenho fugido de livros um pouco maiores :3

    Ótima resenha =]

    Beiijos, Jéssica C.S

    http://meuportaldoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. O livro parece ser bem intenso...Com uma historia meio trágica, mais que acho que pode realmente acontecer!!

    xoxo

    ResponderExcluir