Garota Replay – Tammy Luciano


Em “Garota Replay”, último livro de Tammy Luciano lançado no Brasil, conhecemos Thizi, uma garota alto astral que ama a vida. Em uma noite, que parecia normal a princípio, ela acaba dando de cara com uma garota que é exatamente igual a ela, como uma outra Thizi, uma replay, apesar de ser mais arrumada. Então nossa protagonista começa a se questionar se tem uma irmã gêmea e sua família mentiu para ela esse tempo todo. Ou será que estava tendo alucinações?

Para piorar sua situação, o namorado dela, Tadeu, a traiu numa boate, dirigiu bêbado e consequentemente sofreu um acidente, indo parar no hospital. Fora tudo isso, sua relação com seus pais é distante, já que eles estão sempre viajando, e seu melhor amigo, de quem não consegue ficar longe, resolve que precisa se afastar um pouco.

Estava com bastante vontade de ler algo de Tammy, afinal ouço tantas maravilhas sobre seu trabalho por aí que a curiosidade só aumentava. E agora, depois que tive a experiência de ler algo da autora, posso afirmar que adorei sua escrita e a forma como ela conduz a história. Com certeza as peripécias de Thizi me surpreenderam, e de uma maneira bastante positiva.

O começo é meio fraco, mas não de um jeito ruim, apenas não acontece muita coisa excepcional enquanto a narrativa vai sendo conduzida como uma história teen normal, com situações do dia-a-dia. Até que algo, que o leitor nem imagina (pelo menos comigo foi assim), acontece. A partir desse momento, tudo parece “andar” de outro jeito, conquistando de vez o leitor.

Definitivamente a melhor parte do livro todo foi essa, quando Tammy me surpreendeu. A história, até esse momento, estava seguindo um ponto, aí de repente essa reviravolta que eu não estava esperando de jeito nenhum se concretizou e a narrativa tomou esse outro rumo e não tenho nem palavras para expressar o quanto eu gostei de ser surpreendida dessa maneira. Milhões de pontos positivos para esse momento.

Outro ponto de destaque foi quando Thizi soube quem era essa tal replay, e de como as coisas foram desenvolvidas a partir daí, fazendo-a pensar sobre sua vida de uma forma diferente. Também é sempre legal quando os autores nacionais falam dos lugares no Brasil que os personagens frequentam na história, já que faz com que o leitor brasileiro se sinta ainda mais ligado ao que está lendo, como se fosse algo contado por alguém próximo.

Thizi é uma protagonista ótima, bem divertida, e adorei acompanhar a história sob seu ponto de vista. Me senti ligada a ela e acompanhei sua forma de pensar, ficava feliz quando ela estava se sentindo feliz, e indignada quando algo que eu não aceitava acontecia.

O livro é bem rápido de ler, tem apenas 144 páginas e a diagramação é simples, mas todo capítulo tem título e adoro isso. A capa está uma gracinha e os desenhos da Thizi e sua cópia estão perfeitos, remetendo bastante ao título e à história. Com certeza a Novo Conceito está de parabéns por ter publicado um orgulho nacional, que é a Tammy Luciano.

“Garota Replay” é mais do que apenas uma capa bonita com desenhos bem feitos, vai além das aparências e trás uma história mais intensa do que aparenta inicialmente. Pode não ser aquele livro que te faça chorar, mas com certeza abre a mente para pensarmos de uma forma diferente sobre algumas coisas que são importantes na vida.

Então recomendo “Garota Replay” para o leitor que gosta de histórias juvenis e que curte ser surpreendido com um rumo absolutamente diferente do que esperava encontrar. E também para aqueles que adoram prestigiar os talentos nacionais.

Avaliação





>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 08 - FORMULÁRIO
>> Esse post está participando da Promoção Fim de Semana Novo Conceito



Comente com o Facebook:

25 comentários:

  1. Eu tenho garota replay, é um livro com uma história muito boa, amei os personagens e tudo mais. Só não gostei nem um pouco do Tadeu e_e
    Conheci a Tammy na bienal, ela disse que talvez daqui uns três anos saia a continuação do livro, ao meu ver nem precisa de continuação pois é aquele tipo de história que quando chega ao fim não precisa de continuação, basta a mente do leitor imaginar o que pode acontecer.
    Mas se ela escrever a continuação, adoraria ler.

    yarasp71@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Fico super Feliz quando um livro Nacional legal como esse surge!!Orgulhosa msm!!Gostei muito da resenha me parece uma historia leve e bem humorada oq gosto muito em um livro ♥ Fora o fato de ter uma reviravolta na historia *-* Amo me surpreender..Bjus

    szane@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Tenho esse livro mas ainda não li. E agora lendo sua resenha fiquei me perguntando: por que ainda não li? Vou aproveitar esse tempo chuvoso e o lerei esse fim de semana. Espero me surpreender tanto quanto você. E a sua definição de ser um livro que abre a nossa "mente para pensarmos de uma forma diferente sobre algumas coisas que são importantes na vida" me encantou pois esse é o tipo de leitura que mais gosto.

    Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!!!!

    khrysanjos@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de ler o livro e fiquei encantada com a história da Patinha. Não consigo acreditar que estava com essa preciosidade nas mãos e ainda não tinha lido. Passei uma tarde enamorada.

      Excluir
  4. Eu ainda não li Garota Replay mas já de antemão acho que a Tammy Luciano merece todo sucesso que o livro está fazendo. Que bom que uma editora como a Novo Conceito soube valorizar o talento de Tammy. Quanto à história, eu sempre me incomodo quando o ritmo é lento, mas no caso de Garota Replay, pelo que você disse, a história só começa de forma lenta porque depois os acontecimentos importantes surgem e o enredo pega um bom ritmo. E concordo com você, que uma história não precisa fazer chorar para que possamos refletir sobre algumas coisas da vida e sobre o que acreditamos ser realmente importante.

    vanildarm@hotmail.com
    @VanildaP

    ResponderExcluir
  5. Adoro quando vejo uma resenha de um livro nacional. Adoro livros nacionais, mas não se vê muitos livros teen nacionais por aí. Não li ainda Garota Replay, mas quero muito ler. Achei a historia dele muito fofa, e agora fiquei curiosa pra saber o que aconteceu nessa reviravolta da historia.

    bjuus
    franlee.alvez@gmail.com
    @fran_alves

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante da resenha e fiquei um pouco mais curioso quanto a esse livro da Tammy, estava bem desanimado quanto a história devido a várias criticas negativas que li e ainda não estou 100% com vontade de ler, mas vendo seus comentários positivos e que expôs esse lado do livro que te faz pensar e o lado engraçado e cheio de reviravoltas que eu tanto gosto em um livro!
    Se tiver uma oportunidade até penso em dar uma chance a ele e enfim ler algo da Tammy!

    fellipe.frr@gmail.com
    @felliphy

    ResponderExcluir
  7. Eu li Garota Replay já faz um tempinho e concordo com você, ao começar a ler o livro a Thizi parece ser uma garota meio chatinha, parecia uma narrativa repetitiva e eu achei algumas atitudes da personagem principal meio estranhas, mas a partir da revelação que acontece quase no final, tudo o que parecia esquisito e sem sentido se encaixa e eu vi que a história foi toda muito bem pensada nos mínimos detalhes.
    mcrisaragao@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Tatha! Já li "Garota Replay" e gostei bastante, mas como todo livro tem seus "poréns"... Acredito que a Tammy tenha realmente muito potencial, é um orgulho nacional mesmo! O livro aborda questões bem interessantes. Só acho que para personagens de 20 e poucos anos de idade, são bastante 'imaturos', na verdade mais a Thizi, com sua linguagem adolescente. De qualquer forma, foi um livro que me agradou bastante!

    Beijos
    so.soline@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Além de uma historia intrigante e irresistivel tammy é uma fofa, cuida de seus leitores com um carinho! e mais ainda ganhou o coração de todos com Thizi!

    ResponderExcluir
  10. esqueci de deixar contato:
    @thailadesouza
    thailikasouza_candy@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Acho que esse livro é super indicado para adolescentes e jovens. A resenha ficou muito boa.
    leilaschmitz@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Confesso que este livro nunca me interessou. Acho que é mais voltado para o público adolescente.
    Mas de forma alguma isto tira o mérito da obra. Boa escrita, bons personagens e um enredo que prende o leitor independe da faixa etária a que se destina.
    bjs

    @anaisfollowing

    ResponderExcluir
  13. Não tive a oportunidade de ler esse livro, fiquei curiosa pela resenha =)

    bjos
    ma_milesi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Não sei não me atrai por esse livro, nunca nem tentei comprá-lo ou ganhá-lo, será preconceito meu? Achei a história bobinha, não sei...vai entender, as vezes o santo não bate neh!

    Miquilis: Bruna Costenaro- bruheadbanger@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Achei interessante a história. Já ouvi falar na Tammy e no Garota Replay só que ainda não tive oportunidade de ler. Quando eu estiver na fase de ler histórias teens, com certeza este livro vai estar na minha lista.
    bjs

    Joyce
    joycegadiolli@ig.com.br
    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Ixi, eu li "último livro de Tammy Luciano" e pensei "meu deus, ela não vai mais escrever?" KKKKKK que louca eu sou! Sou louca por esse livro dela *-* sei que não vai ser o melhor livro que lerei em minha vida, mas a temática é tão legal, e também, o fato dele ser fininho, colabora, porque ultimamente estou correndo atrás desses livro que não querem ser a Bíblia :P

    Brunna Carolinne
    brunna_plutao@hotmail.com
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Eu nunca li da Tammy, nem nunca me interessei ,mas depois que conheci ela na Bienal SP, ela fez uma palestra,falando de sua obra, sobre a protagonista fiquei interessada em ler.E depois da resenha, a primeira que li desse livro, me interessei mesmo em ler.
    E tão bom temas assim, que fazem pensar na vida, nas coisas que são realmente importantes pra nés.Eu gosto de livros assim.
    Pretendo ler agora.

    Jéssica Rodrigues
    jeskinha_416@hotmail.com
    http://leitorasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Estava olhando a capa do livro e pensei 'Nossa, que estranho! Será que são gêmeas?". Depois de ler a resenha fiquei mais curiosa ainda. Parece ser o livro perfeito para passar uma tarde de domingo. Leve e descontraído. Gosto de livros assim. Tem momentos que não dá para se prender em um livro muito elaborado. Adorei a recomendação. Esse vou recomendar para minha amigas também. Rs.

    Bjoos

    ResponderExcluir
  19. É bem legal ver as autoras maravilhosas que o Brasil tem....
    Confesso que fiquei um pouco confusa com td acho que vou ter que ler o livro para poder entender mesmo...
    xoxo

    ResponderExcluir
  20. Nunca li nada da Tammy Luciano e esse com certeza é um bom começo.
    Adoro esses livros que começam devagar e vão conquistando com o decorrer da história, adoro ser pega de surpresa com isso.
    Preciso também de mais autores nacionais na estante.

    Adorei a resenha.

    Vanessa - nessinha.002@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Garota Replay é um livro que me divide profundamente. Já vi inúmeras resenhas super positivas e várias negativas, também. Eu, como gosto de uma boa história juvenil e principalmente se for de um autor nacional faço questão de ler.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  22. Eu sou muito louca para ler esse livro, vi resenhas positivas sobre ele e só me deu curiosidade. Adoro juvenis ^^
    @JenifferHaddad

    ResponderExcluir
  23. Sou louca para ler este livro... Afinal não é todo dia que você encontra você mesma??!

    Parabens, sua resenha só aumentou minha vontade de ler ele!

    Beiijos,

    ResponderExcluir
  24. Não sei porque mais não gosto muito da proposta do livro...a capa é linda mais não gosto da historia!
    xoxo

    ResponderExcluir