O Sonho de Eva – Chico Anes


Quando eu vi a capa de “O Sonho de Eva” pela primeira vez, ela logo me chamou a atenção.  Talvez pelas suas cores fortes, já que a cor predominante é o azul, ou talvez pelo detalhe da menina que está bem sutil de uma forma intrigante, do tipo que a gente só repara prestando atenção. Enfim, apesar de não saber bem o motivo ao certo, só a capa já havia me despertado uma grande vontade de pegar esse título em mãos. Claro que corri para saber sobre o que se tratava, pois eu tinha o interesse, mas foi a sinopse que me deixou louca para começar a ler logo.
Fico feliz que tenha o feito, pois o livro foi realmente incrível. Ele retrata um tema ainda pouco abordado nos livros, pelo menos que eu tenha lido, e que tem um grande potencial para ser explorado: os sonhos.
Na história conhecemos Eva, uma psicóloga que trabalha em uma pesquisa sobre os sonhos lúcidos (um sonhador lúcido é aquele que tem total controle sobre o que está sonhando, como se ele estivesse dirigindo o seu próprio filme, mudando as ações para o que parece mais conveniente para si), e que teve a sua vida revirada de cabeça para baixo, a fazendo viver em um pesadelo real  quando dois fatos muito ruins aconteceram com ela, já que seu filho foi sequestrado e sua irmã Anna se jogou do alto de um prédio.
Nossa protagonista, que estava em um congresso na Europa, largou tudo e voltou para o Brasil na esperança de rever seu filho e entender os motivos de sua Irmã. Quando chegou aqui percebeu, com a ajuda de um amigo, que os acontecimentos podem estar mais interligados do que ela imaginava, e que para entender melhor tudo que aconteceu ela deveria procurar mais sobre os passos da sua irmã quando ela ainda estava viva.
Anna estava fazendo pesquisas para um projeto ambicioso e inovador para uma indústria de vídeo game que consiste em levar os jogos para os nossos sonhos e, por causa de sua morte, a empresa Yume em que ela trabalhava, chama Eva para continuar as pesquisas.
Mesmo que fosse muito perigoso, nossa protagonista aceita o trabalho para poder ficar mais perto de tudo o que sua irmã passava e, assim, poder ajudá-la em todo mistério que ronda sua vida. Para isso, acaba viajando para China, local onde a sede da empresa está, onde deve dar continuidade ao projeto que vai muito além do que ela imaginava ser.
Em todo livro somos envolvidos em muitos mistérios e a narrativa do autor é, em grande parte, em terceira pessoa. Porém, em alguns momentos do livro, contamos com a visão de Eva, nos permitindo conhecer mais sobre ela e sobre seus sentimentos, o que é muito bom já que temos uma aproximação maior com tudo que se passa na cabeça de nossa protagonista. O autor soube conduzir a história de forma espetacular, e não ficou nem um pouco cansativo e nem chato em nenhum parte do livro.
A capa, como já havia falado no começo da resenha, me agradou bastante e a diagramação da Novo Conceito está impecável. Recomendo esse livro para todas as pessoas que gostam de uma boa história e um bom suspense e espero que vocês gostem tanto quanto eu gostei. Chico Anes realmente é um dos autores brasileiros que estão aí mostrando para todo mundo que temos uma boa literatura no nível da internacional, basta darmos uma chance aos autores brasileiros, pois eles estão arrasando nesse cenário.
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 08 - FORMULÁRIO
>> Esse post está participando da Promoção Fim de Semana Novo Conceito



Comente com o Facebook:

25 comentários:

  1. Nossa adorei sua resenha. Confesso que sempre passo direto por esse livro nas prateleiras. Mesmo sabendo que é autor nacional. Para mim parecia ser mais um daqueles livros de auto ajuda ou espírita. Mas depois de ler aqui, fiquei super curiosa para descobrir o que aconteceu.Deve ser bem legal.

    bjs
    franlee.alvez@gmail.com
    @fran_alves

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz quando nossos autores provam que estão tete-a-tete com os estrangeiros. Sem precisar de firulas, sem precisar de cópias baratas, mas com muita criatividade, empenho e domínio sobre a escrita.
    O Sonho de Eva parece ser um livro cheio de mistérios. E neste ponto acho muito bom que em alguns momentos a narrativa seja em primeira pessoa. Nada melhor do que saber o que se passa na cabeça de nosso protagonista. É uma forma de imergir em seus dilemas, conhecer seus pensamentos e sentimentos.
    Isto torna a resolução do enigma mais angustiante, porém mais intensa ao leitor.
    bjs
    @anaisfollowing

    ResponderExcluir
  3. Esse livro me atrai em especial por conta dos tais sonhos lúcidos...eu leio mto sobre viagens astrais, e me pergunto se o autor não bebeu dessa fonte e qt bebeu, já que alguns autores se referem a viagem astral como sonho lúcido.
    Tenho o livro aqui e devo lê-lo em breve =] Boa Resenha!

    Miquilis: Bruna Costenaro- bruheadbanger@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Que livro interessante, adorei a resenha. Gosto muito de livros com assuntos sobre sonhos e esse parece ser muito bom. Também adoro livros com suspense e uma boa história. Eu já conhecia esse livro de nome e a capa também me chamou atenção.
    bjs

    Joyce
    joycegadiolli@ig.com.br
    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Esse foi o melhor livro nacional que li esse ano. O Chico nos presenteou com uma história perfeita. Tudo na dose certa: romance, drama, suspense e até a violência. É uma leitura viciante pois não consegui largar o livro enquanto não cheguei ao final.Recomendadíssimo.

    Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!!!!!

    khrysanjos@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Essa capa realmente chama bastante a atenção, mas confesso que não tinha muita vontade de ler a obra, apesar de achar a história extremamente curiosa. Não acho que haja diferenças entre os escritores nacionais e internacionais, claro que uns têm mais "jeito" do que outros, mas cada um tem seu estilo. Mas já estamos com essa ideia que os internacionais são melhores, mas temos que ver também a nossa! Concordo contigo, nossa literatura está no nível da internacional, rsrs!

    Gosto da forma como vocês montam a resenha, muito boa!

    Beijos
    so.soline@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Sim, essa capa também me chamou atenção. Agora, a história nem tanto. Mas já li tantos comentários positivos a respeito dele que vou dar uma oportunidade a esse livro. Adoooooro mistérios! :D

    Brunna Carolinne
    brunna_plutao@hotmail.com
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. A capa é realmente LINDAAA!!!Fico muito orgulhosa de ver uma obra brasileira tão bem escrita com uma historia diferente!!Ainda não li mas fiquei bem interessada!!Todas as resenhas que li são bem positivas e como amo um bom suspense quero muito ler *-* Bjao

    szane@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Esse livro tem ingredientes que eu gosto muito, mistério e suspense. Além disso, baseado na teoria de "sonhos lúcidos" acho que foi um ponto que fez o livro se destacar entre outros. A premissa do livro ficou bem original e interessante. Quando você diz que em nenhum momento a história ficou chata ou cansativa e que o autor faz algumas incursões no texto em primeira pessoa, acho que só vem a valorizar a forma de escrita de Chico Anes e colocá-lo com um dos dos destaques da literatura em nosso cenário nacional.

    vanildarm@hotmail.com
    @VanildaP

    ResponderExcluir
  10. Adorei sua resenha e adorei o livro tbm, não o conhecia, mas ele parece ser bem interessante, misterioso! Fiquei curiosa =)

    bjão
    ma_milesi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Esse me livro me chamou desde quando conheci o autor na Bienal SP, já que lá pude conhecer seu livro, e tudo que ele falou, e toda a sua resenha, fez com que eu desejasse esse livro.
    A capa é muito intrigante mesmo,e eu gosto de capas assim.Que tenham um trabalho bonito e que chame a atenção do leitor.
    E ainda por ser nacional, o que amo, já que devemos dá destaque para os autores nacionais,pois já li tantos livros nacionais que , por mim, são considerados um dos melhores que já li.
    Parabéns pela resenha.

    Jéssica Rodrigues
    jeskinha_416@hotmail.com
    http://leitorasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Capa maravilhosa! Realmente ela tem detalhes bem significativos que só prestando bastante atenção para perceber.
    Fico muito feliz em ver como autores brasileiros estão crescendo cada vez mais. Consigo visualizar um filme de Hollywood somente pela resenha. Me imagino lendo o livro mo seria. Parece ser uma história que nos deixa curioso do inicio ao fim.

    Bjoos

    ResponderExcluir
  13. eu tenho esse livro mais ainda não consegui lê-lo por que sempre encontro um outtro que quero ler e ai acabo deixando de lado, o tema pra mim é bem inovador e eu nunca havia ouvido falar em sonhos lucidos e eu tenho vontade de conhecer mais sobre esse tema e ver como o autor trata dessa questão
    @thailadesouza
    thailikasouza_candy@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Gente juro que nunca tinha reparado que tinha garota na capa desse livro *0*
    Mais enfim já amei o livro desde já sou super curiosa em relação a sonhos e coisas do tipo...O livro parece ser fantástico...
    xoxo

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho!! Agora sinceramente a história é envolvente e fácil de se ler, recomendo. :)

    ResponderExcluir
  16. Eu adorei esse livro! Trata de um tema diferente e a trama nos prende do início ao fim. Me surpreendi com a qualidade do suspense escrito por um autor brasileiro (adoro suspenses, mas sou bem exigente). Já li vários livros de autores brasileiros e adorei, eles estão parabéns!
    leilaschmitz@yahoo.com.br
    @Leila_C_S

    ResponderExcluir
  17. Não sabia da história desse livro e, apesar de bem diferente dos que eu já li, fiquei bastante curiosa.
    E mais um autor nacional para entrar para a listinha! =)

    Adorei a resenha!

    Beijos

    Vanessa - nessinha.002@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. É totalmente tentador e atraente em sua sinopse e sua legenda: "Dormir pode ser um jogo perigoso";

    O Sonho de Eva...
    "Quando nossos sonhos passam a não ser mais segredos íntimos, estamos vulneráveis a demolição da identidade pessoal, à imposição de comportamentos, crenças e gostos. Dormir pode ser um jogo perigoso...


    O livro velho. É nele que está o segredo.
    ... "Eles querem roubar nossos sonhos; querem roubar Joachim.

    "...sonhos que extravasa as privações a que se impõe. E lucidez é sinônimo de consciência..."

    O livro tem a história muito bem escrita, não se perde o contexto em nenhum ponto. É como uma novela cheia de cenas bem realistas, plausíveis e sensíveis. Mesmo tendo morte e sequestro o livro não é tenso. O mistério em torno do livro é completamente envolvente. A busca por pistas, e por resposta leva a personagem principal ter que fazer parte do que pode ter levado a morte de sua irmã; e sumiço de seu filho. Assim que comecei a ler o livro, desde a primeira página não consegui mais para de lê-lo. Ele me sugou pra dentro da história. E eu tentei junto de Eva, juntar peças quase invisíveis, ou tanto óbvias; para conseguir descobrir respostas para perguntas tão extensivas. Com certeza um dos melhores livro que li este ano.

    ResponderExcluir
  19. Primeiro, eu também amei essa capa. Achei ela linda.
    A única coisa que já tinha visto, relativamente semelhante a esse livro foi o filme A Origem.
    Por isso fiquei extremamente atraída por ele. O tema é muito original e interessante e vi inúmeras críticas positivas.
    Tenho ele e é uma das minhas próximas leituras. Ansiosa para conhecer esse mundo.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  20. Esse é mais um livro nacional que está na minha lista (bem longa) de desejados. Espero ter a oportunidade de ler em breve, adorei o tema do livro, sonhos lúcidos e teorias da conspiração, tudo a ver.
    mcrisaragao@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Essa capa me assusta!
    A estória parece ser muuuuito boa, e eu estou louca para ler. O problema é a capa mesmo :3

    Parabens pela resenha, ficou muito boa =]

    Beiijos, Jéssica C.S

    ResponderExcluir
  22. Nem me fala, estou louca para ler esse livro, curto muito o genero, e a cada resenha positiva dele só me dá mais vontade :]

    ResponderExcluir
  23. Achei super legal o tema do livro sou fascinada por sonhos e coisas do tipo! Fico imaginando se existisse um jogo como no livro iria ser muito legal!

    xoxo

    ResponderExcluir