Laura – Fashionistas #01 – Sarra Manning

Em “Laura”, conhecemos a protagonista que empresta seu nome ao título, uma garota inglesa de 17 anos que acaba de ganhar o reality show “Quero ser modelo 2011” e, como prêmio, um contrato de um ano em uma agência famosa. E, para isso, vai morar com outras três meninas em um apartamento em Londres, onde tem que ficar longe de sua família, amigas e namorado.
Precisando lidar com a saudade e ainda tentando arranjar contratos, enquanto tem que viver no meio de três estranhas lindas e ambiciosas, Laura passa a perceber que a carreira de modelo com a qual tanto havia sonhado pode ser mais difícil do que ela esperava.
Sempre tive vontade de ler essa série por dois motivos. O primeiro é que adoro me divertir com histórias leves e juvenis, segundo porque adoro coisas relacionadas à moda. E acho que Sarra Manning foi feliz em criar essa série, que une essas duas características em forma de uma leitura descontraída e gostosa de ser acompanhada.
Laura, nossa protagonista da vez, começa o livro sendo bem arrogante. Ela se acha a tal só porque ganhou o reality show “Quero ser modelo 2011”, mas o que não imaginava é que na verdade moda era muito mais do que ela entendia, e que não é exatamente tão fácil viver nesse mundo, tendo que encontrar trabalhos e precisando tomar cuidado com as outras modelos que podem querer fazer de tudo para passar a perna nela, antes mesmo que perceba.
O que acontece é que ela ganhou o concurso, e acha que isso a faz ser melhor do que todas as outras modelos, e o pior, melhor até do que as pessoas que estão há anos trabalhando em agências. Mas a verdade é que ela foi a vencedora porque quem vota é o público, que nada conhece de moda – pelo menos não a parte por trás dos bastidores –, mas busca a candidata mais carismática.
Gosto de ver a evolução de personagens em algumas histórias, e nesse livro isso aconteceu. Laura passou por algumas situações (normais para uma adolescente, mas que nessa idade significam muito), e acabou tendo que olhar as coisas por outra perspectiva, fazendo-a se esforçar para mudar e, consequentemente, diminuindo um pouco seu ego. Dava para perceber, desde o primeiro momento com ela sendo metida, que no fundo era uma boa pessoa, e foi muito legal ver isso realmente vindo à tona.
Apesar de alguns pesares no começo do livro, gostei da Laura e curti acompanhar sua história. Das meninas que moram com ela, curti a personagem Candy, que foi a que mais gostei das quatro, achei a Hadley legal e não suportei a Irina, mas fiquei interessada em ler sobre sua vida também.
Sabe o que achei bem interessante? Acredito que algumas situações nesse livro funcionaram melhor (até onde já ouvi falar sobre o mundo das modelos, pelo menos) do que no livro “A Modelo do Ano”, que tem resenha no blog e eu não gostei, mas que foi escrito por uma modelo. Claro que essa série não se aprofundou muito nas questões ruins como, por exemplo, as doenças que acometem várias pessoas do meio, mas as dificuldades foram bem retratadas, mesmo que de uma maneira mais leve, já que é voltada para o entretenimento do público juvenil.
Esse volume faz parte de uma série de quatro títulos, cada um com uma protagonista que dá o nome ao livro em questão (Laura, Hadley, Irina e Candy), e todos eles são independentes, ou seja, a história de um começa e termina nele mesmo. É uma série porque todas as personagens são moradoras do mesmo apartamento da Agência Fierce (mas nem todas são modelos), e em cada obra podemos conhecer a vida de uma delas, sendo que as outras fazem participações. Gostei bastante dessa forma de narrativa da autora.
Um detalhe bem interessante é que, no final do livro, há um glossário fashionista para que aqueles que não conhecem todos os termos relacionados à indústria da moda possam ficar mais interados. Uma pena que não há nada sinalizando isso no começo, então só o vi depois de terminar a leitura.
Sobre a parte gráfica, a capa é simples, mas é linda! Há um desenho da protagonista Laura, como se estivesse posando para uma fotografia e o trabalho de impressão da Prumo ficou maravilhoso, já que há verniz localizado no título e em detalhes, como nas bijuterias usadas pela personagem e em seus olhos. O único detalhe que pode acabar incomodando alguns leitores é que as páginas são brancas.
Bom, esse livro cumpre bem seu papel de entretenimento e é voltado para um público específico que curte histórias juvenis, sem nada de sobrenatural, apenas os dramas de todo adolescente, mas dessa vez com um pano de fundo fashion. Se você busca um título desse estilo, acredito que vá aprovar a série, então super indico a você.
Avaliação




>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 08 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Não é um livro que me atrai muito!
    O que é uma pena, pois a capa é muito bonita ;/


    Beiijos,

    ResponderExcluir
  2. Parece bem interessante. Leve e divertida. Não sou exatamente a maior fã de livros assim, mas gostei desse, me parece perfeito para uma ressaca literária.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  3. Não é um livro que me interessou muito apesasr de ter uma capa muito bonita e uma história até que legal. Essa vida ligada a moda e a beleza não me chama tanto a atenção então não me atraiu para leitura. Quem sabe um dia possa lê-lo e mudar de idéia.

    Joyce
    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei a capa, mas nunca li nenhuma história envolvendo moda. Mas parece bem interessante e descontraída.

    É sempre bom uns livros juvenis para distrair. rs

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto de histórias leves, de vez em quando, e essa capa é como você falou "...é simples, mas é linda!"

    Confesso que o mundo das modelos nunca me interessou muito, mas tenho uma amiga que sonha em ser estilista. rsrs

    Letras & Versos
    http://anna-gabby.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse livro... Nossa, ele parece ser do gênero que estou procurando atualmente. Gosto muito de sobrenatural, mas estou procurando fugir um pouco dele (acho que estou um pouco com ressaca desse gênero).

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Nunca ouvi falar, mas tbm não é o tipo de livro que me atrai muito. Paginas brancas não são legais U.u

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha ouvido falar do livro mais gostei bastante dele apesar de ja não ter gostado da protagonista!
    xoxo

    ResponderExcluir