Charlotte Street - Danny Wallace


Quando eu vi esse livro pela primeira vez não sabia muito bem o que esperar da leitura. A sinopse parecia ser bem interessante. Realmente tem uma boa história ali, mas como será que o autor desenvolveu? Essa foi a minha principal pergunta, que me levou a ler o livro de capa maravilhosa chamado “Charlotte Street”. E agora, depois de lido e de ter tirado minhas conclusões venho compartilhar elas com vocês.
“Charlotte Street” conta a história de Jason Priestley, um ex-professor e jornalista de meio período em um periódico gratuito de Londres. Ele tem 32 anos de idade e leva uma vida normal, apesar de não ter tido muito sucesso em algumas áreas dela, como no amor, já que sua noiva o largou e ficou noiva de outro. Agora alguns amigos o veem como um fracassado, e ele ainda divide o apartamento com o seu melhor amigo, Dev.
Jason não está no melhor momento de sua vida, mas quando ele está na Charlotte Street e avista uma garota cheia de bolsas, toda trapalhada tentando pegar um táxi, a ajuda com as sacolas. E quando o carro está partindo ele vê que algo ficou em suas mãos, uma câmera descartável 35mm. Ele até pensou em avisar, mas o táxi já estava bem longe.
Bastou esse pequeno acontecimento para Jason achar que ela era a garota certa, como se fosse tipo amor à primeira vista e acredita que isso possa ser coisa do destino. Então, com a ajuda de seu amigo Dev, ele revela as fotos e se agarra à esperança de encontrar aquela mulher do sorriso inacreditável, tentando desvendar todas as fotos pelos locais em que elas foram tiradas.
Foi muito bom acompanhar o crescimento do personagem ao longo da narrativa, pois, apesar de ser um cara com um pouco mais que trinta anos, ele ainda tinha muita coisa para crescer, mostrando para nós que não importa a idade, sempre temos algo em que podemos melhorar. É muito bom também vermos a amizade tão forte entre o protagonista e seu melhor amigo, Dev e, junto dos dois, nos divertimos bastante.
O livro é narrado em primeira pessoa pelo nosso protagonista, Jason, e muitas vezes é como se ele conversasse diretamente com nós, leitores. Temos também alguns posts do blog da garota misteriosa da câmera explalhados pelo livro, e eles servem como pistas, que fazem mais sentido ao decorrer da leitura.
Muita gente pode pensar que o foco principal desta história é o romance, mas não é. Apesar de esse sentimento estar presente em todo livro, ele é tratado indiretamente.  Os capítulos são longos, mas a leitura é fluida de uma maneira que não cansa o leitor. O livro se passa em Londres e por isso encontramos muitas citações sobre a cidade. A única coisa que achei que não era necessário foi a Novo Conceito traduzir a moeda deles para real, já que o correto era deixar em libras, mas isso não me incomodou tanto quanto sei que pode incomodar algumas pessoas.
A capa é bem bonita, a diagramação está perfeita e as páginas amarelas. A história é leve e divertida e nos proporciona bons momentos em todo o decorrer das páginas. Por isso recomendo este livro para todas as pessoas que gostem de uma história divertida e inteligente de um homem procurando o seu “amor” pelas ruas de Londres.
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 08 - FORMULÁRIO
>> Esse post está participando da Promoção Fim de Semana Novo Conceito



Comente com o Facebook:

26 comentários:

  1. Gostei da sua resenha. Esse é outro livro que muitas pessoas falaram que se decepcionaram ao ler pois quase não tem romance. Assim que o meu chegar poderei dar uma opinião mais objetiva sobre ele. Mas lendo sua resenha tenho certeza que irei gostar do livro.

    Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!!

    khrysanjos@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Charlotte Street é encantador desde a capa. Um romance cheio de "mistério", busca, amizade e crescimento pessoal.
    Gosto de livros assim, simples, realistas e divertidos. Em que o romance não é o principal (apesar de estar fofinho lá), em que a amizade é valorizada, em que o personagem tem a oportunidade de aprender em sua rotina, crescer e amadurecer.
    No final do livro, imagino o que acontece, mas mesmo assim não tira a graça do livro!
    obs: Vai que eu me surpreenda.
    Quanto a Novo Conceito ter mudado a moeda, acho isto muito tosco, sinceramente. Não teria necessidade alguma e descaracteriza bastante o clima da cidade.
    bjs
    @anaisfollowing

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li esse livro, mas já vi muitas resenhas por aí que as pessoas falam em não ter gostado. A sua foi a primeira que leio e que tem um comentário positivo a respeito. No começo, eu tava muito a fim de lê-lo, pois, além da capa ser muito bonita e a temática interessante, fiquei sabendo que ele vai virar filme, mas depois de ler tantos comentários negativos, essa vontade passou.

    Brunna Carolinne
    brunna_plutao@hotmail.com
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente? Não tinha o mínimo interesse em ler "Charlotte Street", talvez pelas poucas resenhas que li, mas realmente algo não me conquistava, rsrs! De qualquer forma, fiquei curiosa para conhecer a história, entrou para a lista de desejados, ahsuhsuahs!

    Beijos
    so.soline@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li mas pretendo ler em breve. A história me interessou bastante e capa está belíssima. Adorei a resenha e é a primeira que leio sobre Charlotte Street. Além do mais, a história se passar em Londres dá um charme especial para o livro.
    bjs

    Joyce
    joycegadiolli@ig.com.br
    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ainn essa capa é maravilhosa né!!! *-* E pela sua resenha me parece um romance bem gostoso de se ler se envolver e se emocionar!!Nada melhor do que se sentir completamente dentro do livro!!Muita vontade mesmo de ler *-*

    szane@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Eu nao tive ainda a oportunidade de ler esse livro, mas estou louca pra isso... primeiro pq me apaixonei pela capa, segundo pq eu sou apaixonada por Londres e terceiro, pq eu adorei a sua resenha...

    Tambem nao sabia o que esperar desse livro, mas ele me pareceu incrivel!!!!!!

    beijoss
    ma_milesi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Ah, que pena que traduziram a moeda. É bom essa sensação de estarmos em outro lugar quando lemos um livro. Acho que ficaria um pouco incomodado toda hora lendo reais e mais reais em Londres.
    Bom, essa foi a primeira resenha que li do livro e me surpreendi. Alias, nem sequer tinha prestado real atenção na capa do livro. Achei a paisagem tão bonita, que nem reparei que tinha um casal olhando essa vista maravilhosa. A Novo Conceito realmente caprichou na capa (foi a mais bonita que vi do livro). Adorei! Quanto a história. Parece ser algo diferente. Quando vemos histórias de homens de 32 anos fracassados, normalmente é uma comédia em que o personagem principal só se ferra. É interessante ver que é um romance cheio de descobertas pessoais. Fiquei super curiosa para ler. *.*

    Bjoos

    ResponderExcluir
  9. LONDRES? Já amei o livro,só enlouquecida por Londres, por tudo.AHH....deve ser lindo a estória se nesse lugar maravilhoso.
    A questão da amizade, do amor, da busca pela pessoa amada deve ser muito bom de ser ler.
    Essa é a primeira resenha desse livro que li, só conhecia a capa ( que achei muito linda),mas nem havia lido a sinopse dele antes.Então, imagina minha surpresa descobrir o que se tratava a estória.Nossa...gosto de livros assim.
    Deve ser muito bom e está na minha lista de desejados.
    Beijos


    Jéssica Rodrigues
    jeskinha_416@hotmail.com
    http://leitorasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Não li este livro, mas amo livros que nos mostram pedaços de outros países, Como Paris, NY, Londres. Parece que de alguma forma eles nos transportam para o lugar.

    Vou ler, agora que sei como é a historia, achei pela capa que fosse algum tipo de doido correndo atras da menina. Sei lá. Viajei tb.

    Parabéns pela resenha.

    bjs
    franlee.alvez@gmail.com
    @fran_alves

    ResponderExcluir
  11. Acho que um dos charmes da história é que ela se passa em Londres, então não vejo sentido para que seja "traduzida" a moeda, assim como em alguns livros são traduzido nomes de personagens sem a menor necessidade. Realmente a primeira coisa que vem à mente é que seria um livro de romance, mas acredito que o foco nesse caso é a amizade, a busca, mais do que o "romântico". Ainda não li o livro porque meu exemplar não chegou, mas estou com boas expectativas. É muito bom saber que a leitura flui de maneira fácil e que o texto é em primeira pessoa. Acho mesmo que fica com um ara mais intimista entre o leitor e o protagonista. Mais uma bela resenha.

    ResponderExcluir
  12. Comprei esse livro exatamente pelas razões descritas no início da resenha. Como a história foi desenvolvida? Capa mais que maravilhosa pois gosto de ler sobre histórias passadas no Reino Unido. Comprei meu livro a dois meses e ele faz parte do nº minha lista de leituras. Li outras resenhas sobre ele mas a sua está mais esclarecedora. Acho que vou subi-lo para o nº3. Continue escrevendo assim.
    mcdemello@ig.com.br

    ResponderExcluir
  13. Ganhou muitos pontos comigo só por a historia se passar em Londres não tinha como ser mais perfeito..kkkk
    Adoro historias com amor a primeira vista apesar que em alguns livros eles exagerem um pouco com essa coisa de "te olhei e para vc e estou louca de amor por vc"
    Mais uma foto pode dizer muitas coisas a respeito de uma pessoa....
    Achei muito fofo
    xoxo

    ResponderExcluir
  14. esse livro é uma de minhas proximas leituras eu sou a fim dele desde o lançamento, ao que parece é fofo, inspirante e um romance bem cut cut, ou assim eu espero! O autor é bem conceituado e tenho vontade de conhecer a magnifica Charlotte Street! espero que jason consiga encontrar sua misteriosa garota
    @thailadesouza
    thailikasouza_candy@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Ainda não cheguei a ler esse livro, portanto não posso comentar muito sobre ele. Mais pela resenha a história é bem bacana. :)

    ResponderExcluir
  16. Sério, que eles traduziram a moeda para Real? Se a história se passa em Londres, com várias passagens falando de características da cidade, é lógico que deveriam ter deixado a moeda em Libras!
    Imaginei que a história fosse um pouco diferente... leilaschmitz@yahoo.com.br
    @Leila_C_S

    ResponderExcluir
  17. Inglaterra S2! Londres S2! pronto já é suficiente para ler o livro, amo aquele lugar que soa sempre como um lugar perdido no passado! Eu sei sou louca, mas é assim que me sinto diante de alguns lugares da Europa.

    A história parece ser fofinha, e espero ter o livro em breve para divagar pelas ruas de Londres hahaha!

    Miquilis: Bruna Costenaro- bruheadbanger@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. A capa desse livro me chamou atenção desde o primeiro momento.

    Mas não achei a história lá essas coisas, algumas partes achei um pouco cansativo. Esperava mais dele.

    Gostei do fato que se passa em Londres e dos detalhes dos lugares que o autor escreveu.

    Beijos

    Vanessa - nessinha.002@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Acho ótimo que esse livro não se trate de um romance, diretamente.
    Tenho muita vontade de ler ele.
    Primeiro, porque achei a capa maravilhosa. Segundo porque acho que irei amar ver o Jason crescer durante essa história.
    Me parece muito inteligente e divertida.

    Thais Vianna
    @dathais
    dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Ai, que triste essa da tradução da moeda local. :x Juro que ia querer jogar na parede ao encontrar isso, pois sou meio revoltadinha com essas traduções. hahaha Ainda bem que tu avisaste!
    Confesso que iniciei a leitura, mas não prossegui por não estar no momento de conhecer o Jason, mas espero dar uma chance maior ao livro em breve. Eu estava esperando um romance e por isso me decepcionei ao iniciar a leitura, mas agora já sei o que esperar do livro e quero ter uma experiencia melhor. hahah
    A capa é realmente encantadora e por um outro livro do autor encontrei diversos elogios, então tenho-o em alta estima. Agora estou devidamente preparada para viajar para Londres e divagar por aquelas ruas, além de pagar EM LIBRAS, tá?! hahahaha Juro que não perdoo essa do real. haha

    Beijos,
    Samy Aquino.
    http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Estou querendo muito ler esse livro. Inglaterra *_* Vi algumas pessoas falando bem dele, e tbm criticaram esse lance da moeda, desnecessária essa tradução '-'

    ResponderExcluir
  22. Adorei o cenário onde se passa a historia é encantador!!!A capa é linda ea historia parece ser leve e bem fofinha! Adorei a resenha!

    xoxo

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pela resenha, ela ficou muito boa!

    A capa desse livro é linda e a estória parece ser maravilhosa!

    Beiijos,

    ResponderExcluir
  24. Tenho esse livro e quero muito ler, desejei ele há um bom tempo. Adorei a resenha.
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir