Starters – Lissa Price


Quando eu vi a capa desse livro pela primeira vez lembro que meu pensamento inicial foi “que capa mais creepy!” (assustadora). Mas, justamente por ela ser assim, me despertou a vontade de ler. Claro que a sinopse desta obra é maravilhosa, pois eu nunca tinha escutado falar em uma distopia onde só existem pessoas idosas e novas em um mundo distante. Acho que cada vez mais os autores estão saindo do que costumávamos ter disponível para ler e criando novos mundos e histórias diferentes, mostrando para todos que ainda temos muitos temas para abordar sem ficar chato e enjoativo ou repetitivo. 
Logo no início do livro lemos sobre a guerra biológica que ocorreu e acabou matando todos os adultos (entre vinte e sessenta anos), uma vez que somente os jovens e idosos haviam tomado uma vacina, pois eram considerados um grupo de risco, sendo os únicos sobreviventes. Nesse mundo sem adultos, inúmeros jovens e crianças acabaram sem lar e tendo que se esconder em prédios e locais abandonados para nãos serem pegos e forçados a irem para instituições do governo, um local que ninguém quer ir.
Nesse mundo tão diferente criado pela Lissa Price, os idosos, também chamados de Enders, chegam a ter 100, 200 anos e são eles responsáveis pelos trabalhos agora. Também vemos que é possível pessoas mais velhas e com uma boa situação financeira alugarem os corpos das mais novas para poderem ter mais energia e virilidade, revivendo uma época que já passou há muito tempo para eles.
Isso tudo porque uma empresa chamada Prime Destinations possibilita esse aluguel de corpos chamados Starters onde os Enders passam alguns dias sendo mais jovens. E é nesse cenário que conhecemos nossa protagonista Callie, uma menina de dezesseis anos que cuida de seu irmão mais novo, de apenas seis anos que mora com ela. Necessitando urgentemente de dinheiro para pagar o tratamento de saúde do irmão, Callie coloca o seu corpo para alugar e acaba, com isso, se metendo em uma grande roubada. Isso acontece porque no período em que seu corpo estava locado, ela acorda e tem que fingir não ser ela, alternando momentos de lucidez e apagão. No meio dessa situação ela acaba descobrindo um plano perverso que ela deve tentar impedir (ou não).
Os personagens são bem construídos e a história é narrada em primeira pessoa sendo a visão de Callie, e por isso temos uma proximidade maior com a protagonista já que sabemos de seus pensamentos e de suas desconfianças.
Gostei muito da narrativa da autora, já que ela soube conduzir a história de maneira sensacional, onde não ficava nem um pouco chata nem cansativa. Vários ingredientes como mistérios, segredos, suspense e até mesmo uma pitada de romance são acrescentados no enredo, fazendo uma leitura fluida e gostosa do começo ao fim.
Quando alcançamos o final do livro ficamos desesperados pela sua continuação, pois ele acaba de um jeito impressionante. Por isso, Novo Conceito por favor lance logo o segundo volume dessa série!
Esse é um tipo de livro que nos prende do início até o término, com uma boa história. E, por esse motivo, super recomendo para todo mundo.  A diagramação está perfeita e apesar da capa ser assustadora, ainda mais quando a olhamos bem de perto, representa bem a história. Então espero que vocês se divirtam com essa leitura tanto quanto eu me diverti.
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 08 - FORMULÁRIO
>> Esse post está participando da Promoção Fim de Semana Novo Conceito



Comente com o Facebook:

27 comentários:

  1. LIvros futuristas, reviravoltas marcadas por uma adrenalina e vontade de qreo mais e logo são o que nos torna leitores ávidos e querendo sempre novos livros. Pena não podermos comprar todos... Fiquei com vontade de ler. Creio que nesse fim de semana, minha lista e de todas as participantes vai ficar cada vez mais longaA jovem que fez a resenha escree muito bem e desperta a curiosidade. Vamos ler mais esse.
    mcdemello@ig.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro exatamente por não me simpatizar pela capa!!Mas agora lendo-a gostei muito msm uma história de ficção com um enredo bem diferente..Bem legal msm *-* Bjus

    szane@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Esse ano foi marcado por lançamentos de várias distopias, mas até agora não li nenhuma delas. Meu exemplar de Starters chegou há pouco tempo e eu ainda não tive a oportunidade de ler. A sinopse é fantástica, com essa possibilidade de aluguel de corpos. Não sabia que era narrado em primeira pessoa, então vamos ter a visão e as percepções diretamente da protagonista. Mesmo sendo o primeiro de uma série, pela sua resenha eu percebi que ele não é apenas narrativo, no sentido de ambientar o leitor para os próximos volumes. Já no primeiro livro temos acontecimentos que nos fazem querer chegar ao final e descobrir mais. Que bom que é assim. Espero realmente ler em breve!

    vanildarm@hotmail.com
    @VanildaP

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho este livro,mas ainda não li.E se vc achou a capa Creepy, precisava ver a mocinha lá no estande da Bienal, mais ainda.
    Eu ainda não consegui me empolgar pra ler este livro, ganhei ele na época que estava cheia de ler distopias então deixei ele paradinho lá na estante.

    Vou dar mais um tempinho e vou pegar para ler. Adorei a resenha.

    bjs
    franlee.alvez@gmail.com
    @fran_alves

    ResponderExcluir
  5. Oi! Tenho "Starters" e estou realmente bem curiosa para lê-lo, também por ter vontade de ler alguma distopia! A história é bem parecida com a "A Hospedeira", não? Já não sou muito fã dessa capa, não por ser estranha, mas um pouco exagerada. Porém, não deixa de ser diferente! Acredito que ainda esse ano o leia!

    Beijos
    so.soline@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Oi..simplesmente adoro a capa desse livro e ele parece ser ótimo.. já li muitos livros distópicos mais nenhum deles explica muito bem porque o mundo chegou naquele ponto....e isso é um diferencial em Stanters...No caso dela acordar enquanto o corpo dela esta sendo "locado" me lembrou do livro da Sthepenie Meyer...que também é bem legal....gostaria muito de ler o livro parece ser ótimo... *_*

    ResponderExcluir
  7. Confesso que estou relutando um pouco para começar essa leitura. Fiquei até um pouco motivada a ler depois da sua resenha, embora o receio de tantas estórias distópicas ainda esteja prevalecendo...

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu, ao contrário de você, quando vi essa capa não senti a mínima vontade de ler esse livro, mas aí vieram os comentários, todo mundo dizendo que queria lê-lo e tal e a NC fazendo a maior divulgação dele, aí comecei a mudar de ideia. Depois vieram as resenhas, a maioria positivas ao extremo! E agora aqui estou eu louca pra ler esse livro que vem conquistando muitas pessoas!

    Brunna Carolinne
    brunna_plutao@hotmail.com
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Esta aí um livro que eu preciso ler logo (tenho aqui na estante)!
    Starters é uma junção de elementos que costumam dar muito certo: distopia, ação, mistério, lealdade e amizade, e muitas pontas soltas.
    Só de ler resenhas e a sinopse já fico encafifada, tentando entender como pode uma coisa dessas. Um mundo tão estranho e diferente, com atitudes tão bizarras. E isto é maravilhoso, quando o autor consegue criar um outro mundo, formular premissas e regras para o funcionamento do mesmo, o leitor acaba entrando na história e vivendo lá por algumas páginas.
    Quero muito mesmo ler Starters. Aliás, acho que vou começar!
    bjs
    @anaisfollowing

    ResponderExcluir
  10. Minha irmã está doida para ler esse livro e depois da sua resenha me convenceu que eu também tenho que lê-lo. Adoro histórias de distopias e essa parece ser muito legal.

    É muito interessante quando os autores criam novas formas de histórias para diversificar e não ficar repetitivo. Adorei a resenha.
    bjs

    Joyce
    joycegadiolli@ig.com.br
    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. bem eu espero que esse livro chegue logo pra que eu possa tirar uma impressão que tenho dele. Ao que me parece ele tenta ser uma visão de a hospedeira de Meyer
    @thailadesouza
    thailikasouza_candy@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Eu fiquei encucada com esse livro na bienal aqui de São Paulo, pq a NC fez mó estardalhaço com ele neh, me lembro de pensar "Esse livro é do mau" uashuashuahsuhasuhas

    To mega curiosa pra ler, adorei sua resenha e nao fazia ideia de que esse livro era de uma série... quantos livros são?

    Beijos
    ma_milesi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Apesar da sua resenha super positiva esse é um dos poucos livros que não atraiu minha atenção. Não sei, não rolou aquele clima de interesse. Quem sabe mais para frente acabe mudando e resolva lê-lo.

    Um leve bater de asas para todos!!

    khrysanjos@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  14. Simplesmente eu fiquei interessada pela capa, de vista é a melhor que eu já vi. E a história nem se comenta ! :)

    ResponderExcluir
  15. Adoro estórias que envolvam mistérios,suspenses.Gosto de instigada a ler cada vez mais, fazendo com que a leitura seja dinâmica e prazerosa em ler.Li apenas dois livros distópico, e até que gostei.
    Pretendo em breve ler esse livro e estou muito ansiosa por conhecer mais dessa trama.
    Parabéns pela resenha

    Jéssica Rodrigues
    jeskinha_416@hotmail.com
    http://leitorasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Faz um tempão que quero ler esse livro! A história me atrai muito! Adoro livros distópicos. Esse livro está na minha lista de leituras futuras, com certeza!
    leilaschmitz@yahoo.com.br
    @Leila_C_S

    ResponderExcluir
  17. Talvez ainda leia esse livro esse ano, se a tia Cassandra Clare deixar, afinal ela é minha prioridade....As distopias estão rolando solta e eu continuo só tendo lido Sangue Quente e Jogos Vorazes. É que não sou do tipo futurista, sou mto mais um steampunk, ou um livro no passado.

    Boa Resenha! Tenho que admitir que a história soa original e não conheço nenhuma outra que siga esse caminho.

    Miquilis: Bruna Costenaro- bruheadbanger@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. não gostei muito da capa, mas esse livro fez um alvoroço tão grande quando foi lançado que fiquei curiosa.

    Não gostou muito de distopia, raras exceções.

    O começo dessa não me agradou muito, achei muiiita viagem. rs

    Mas o final parece ter ser mais agitado e ter mais aventura.

    Beijos

    Vanessa - nessinha.002@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Sou maluca por distopias e quando Starters foi lançado eu corri comprar o meu. Quando li estava quase babando no livro e acabei me decepcionando.
    Não que seja um livro ruim, porque não é. A narrativa é ótima e a hora que você percebe já está acabando e o livro tem muitas coisas legais.
    Mas houveram duas coisas que fizeram com que eu não amasse ele.
    Primeiro: eu não gostei da Callie. Eu achei ela meio boba e apagada na maior parte do tempo e do nada ela tomava umas atitudes super corajosas. Sei lá, não achei ela consistente.
    segundo: Não engoli muito bem o mundo imaginário da autora, sabe. Todos os adultos morreram, aí ficaram os velhos com quase 200 anos dominando a sociedade e os jovens eram impedidos de trabalhar. Como assim? Achei a história bastante sem pé nem cabeça.
    Não seria mais fácil eles terem pego todos esses jovens e usar para fazer as funções que ninguém queria fazer na sociedade?quem fazia as coias que dependiam de grande agilidade e força física? sei lá... Só achei meio irreal. E isso não me permitiu amar o livro.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  20. Starters está no topo da minha lista de desejados. Estou viciada em distopias... ^^

    annagfb@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  21. Gostei bastante dessa distopia e espero ler o próximo livro em breve, pois a história nos cativa mesmo através dos personagens e da descoberta deste mundo novo. A capa assustou-me também, no entanto quando realmente pus minhas mãos no livro, me encantei, pois ela é muito linda e quando abri o livro adorei mais ainda. O trabalho da editora está realmente muito bom o que acaba nos deixando mais curiosos sobre o que terá no próximo lançamento.
    Uma história muitíssimo original e com personagem que precisam ter atitudes, nos faz pensar também sobre o futuro e por esta ambição de seremos sempre jovens e até onde iriamos por isto. É muito interessante mesmo!

    Beijos,
    Samy Aquino.
    http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. A capa realmente é assustadora, mas não deixa de ser linda demais *_* nunca li uma distopia antes, mas quero ler. Esse livro parece ter uma historia fantástica *_*

    ResponderExcluir
  23. Faz pouco tempo que ganhei o livro mais ainda não li ele parece ser bem legal ea estoria lembra bastante a de "The Host" QUE EU AMO! Enfim!
    o livro parece ser ótimo ador distópicos apesar de ter alguns que são meio sem pé nem cabeça!

    xoxo

    ResponderExcluir
  24. Capa bonita e é livro distópico? Bom é comigo mesma!

    Confesso que só li mesmo sua opinião sobre o livro, pulei a resenha pois quero me surpreender muito com esse livro!

    beiijos

    ResponderExcluir
  25. Starters foi um dos primeiros livros que li, lembro que comprei apenas pq achei a capa bonitinha mas acabei me apaixonando por livros de distopia, adoro a Callie pela coragem de fazer o que fez pelo irmão.

    ResponderExcluir