Resenha dupla: Um Homem de Sorte – Nicholas Sparks


Dani »Azul
Julia »Roxo
A sinopse de Um Homem de Sorte chega a ser irritante, pois não diz muito sobre o livro, de fato; constituída de alguns trechos de história, serve mais para deixar o leitor curioso do que para cativá-lo. Mas, resumidamente falando, o livro conta a história de Logan Thibaullt, que foi fuzileiro naval e serviu seu país durante a guerra do Iraque. Quando estava na base dos soldados americanos no Kuwait, Thibault encontrou uma fotografia no deserto.  Na foto estava uma jovem mulher vestindo uma camiseta com os dizeres: “Garota de Sorte”.
Logan deixou a fotografia em um painel da base do exército para que a pessoa que a havia perdido pudesse encontrá-la, mas o tempo passou e a fotografia continuava lá. Sem saber exatamente o que o levou a fazer isso, Logan pegou a foto de volta e passou a levá-la consigo.
“Até ter encontrado a fotografia, a vida de Thibault seguia como há muito havia planejado. Ele sempre tinha um plano.”
Ele carregou a fotografia consigo por cerca de cinco anos. Durante esse período, Thibault esteve diversas vezes próximo da morte, tendo escapado milagrosamente em algumas oportunidades, diferente de alguns de seus companheiros do exército.
Por causa da “sorte” que parecia protegê-lo de tudo, Logan gerou certa desconfiança nos outros soldados. O melhor amigo que Thibault fez no exército, Victor, dizia que a fotografia estava protegendo Logan e que este tinha uma dívida com a garota da foto.  As palavras do amigo levaram Thibault a ir a pé do Colorado até Hampton, tendo como único companheiro um pastor alemão chamado Zeus.
Na pequena cidade ele encontra a mulher da foto, cujo nome é Elizabeth. Beth é uma professora divorciada que mora com seu filho Ben e com sua avó Nana. Um dos personagens mais importantes da história é o ex-marido de Beth, o policial Keith Clayton, membro da família mais importante da cidade.
Como eu já disse várias vezes, e faço questão de ressaltar, “capa” e “sinopse” são os principais motivos pelos quais eu pego um livro para lê-lo. A reputação do autor é, obviamente, um fator de peso, mas não algo realmente importante.
O motivo de eu começar a minha resenha dessa maneira é de que não estou falando de um autor normal, desconhecido, ou de um autor de reputação fraca. Eu estou falando de Nicholas Sparks, um autor que eu respeito imensamente, no qual eu me inspiro para escrever e também um que, até hoje, jamais me decepcionou em seus livros.
Este romance segue a mesma linha dos romances de Nicholas Sparks, o que torna o início da história um pouco previsível para quem já tenha lido outros livros do autor. Isto pode se tornar um ponto negativo, para quem já conhece o estilo dele, enquanto é um ponto positivo para quem não conhece, pois a história é levada de forma leve e descontraída, conduzindo o leitor rapidamente por suas páginas. Vale ressaltar que esse é Nicholas Sparks, com seu estilo maravilhoso de narrativa, e só isso é um imenso ponto positivo para o livro.
A partir do meio, no entanto, ela dá uma considerável desviada, nos apresentando um final relativamente surpreendente, mas nada que também fugisse aos padrões de Sparks.
O que mais fez a leitura ser satisfatória para mim foi o carisma dos personagens. Logan Thibault é um homem que enfrentou muitas dificuldades na vida, lidou com grandes perdas e, por isso, é um tanto solitário. Ele é reservado e parece ser o tipo de pessoa cuja companhia é agradável, mesmo que o silêncio prevaleça. Logan é um daqueles personagens que eu gostaria de ter como amigo.
“- Juro pela minha vida que não vim aqui para me apaixonar por você ou fazer você se apaixonar por mim. Mas foi o que aconteceu.”
Assim como Logan, Nana e Ben também me conquistaram. Nana é uma mulher inteligente que costuma acertar suas previsões, é do tipo que faz todo esforço para cumprir com suas obrigações, mesmo que não tenha mais a força e saúde de antes. Ben é um garoto agradável e inteligente, que gosta de ler e de jogar xadrez. Outro personagem importante e carismático é Zeus, um cão fiel e esperto que qualquer um gostaria de ter por perto.
Como fã de Nicholas Sparks, devo dizer que gostei também desse livro do autor, que por pouco não se tornou um dos meus favoritos.  O livro perdeu alguns pontos comigo porque o momento mais importante da história, quando percebemos qual é a principal missão de Logan em Hampton, demora a acontecer e quando acontece é resolvido muito rapidamente, sem um maior desenvolvimento.
“Mesmo assim, ao descer, sentiu uma incômoda premonição de que o quer que fosse ainda não estava acabado; na verdade, estava apenas começando.”
Quando comecei a ler esse livro, eu sabia exatamente o que esperar, e talvez esse seja um dos principais motivos pelos quais a história não me surpreendeu. Como eu já disse, a narrativa de Sparks é simplesmente maravilhosa, e a leitura é rápida e deliciosa, mas nada que fugisse aos padrões dos livros anteriores. Pela sinopse, eu esperava um pouco mais, porque esse parecia realmente um livro diferente, mas, mesmo assim, ele leva o mérito pela temática madura da história, que é, de fato, algo a se reparar.
Uma coisa interessante nesse livro é que os capítulos são focados na visão dos três protagonistas. Cada capítulo mostra a visão de Beth, de Thibault ou de Clayton. Isso permite que o leitor conheça melhor cada personagem. A narrativa de Nicholas Sparks é ótima, mas já aviso que a passagem do último capítulo para o epílogo é angustiante, por isso se preparem!
Sobre questões de capa e diagramação, eu não posso falar muito sobre o trabalho da Novo Conceito, pois eu li o livro pelo selo da Reader’s Digest. Mas a versão que li estava sem erros, excessivamente limpa, mas competente o suficiente para satisfazer uma leitora chata como eu.
Resumidamente falando, para os padrões de Nicholas Sparks, esse é um bom livro, com uma história competente, não muito lacrimosa, mas competente. Não vá esperando algo para gastar a sua caixa de lencinhos guardada, pois a história não consegue passar toda essa carga emocional, mas ainda sim, é algo que eu recomendo totalmente e que vale a pena ler.
Há uma adaptação cinematográfica para esse filme, protagonizada por Zac Efron e Taylor Schilling. Vale ressaltar aqui que eu odeio adaptações cinematográficas pelo fato de elas não respeitarem minimamente a história do livro, mas essa parece estar bem decente. Não que eu concorde com a escolha dos atores, mas eu nunca concordo com a escolha dos atores, então isso não chega a ser algo realmente surpreendente.
Recomendo “Um homem de sorte” para as pessoas que gostam de um bom romance com personagens carismáticos. Para quem já é fã do autor, vale a pena a leitura de mais essa obra. Para quem ainda não leu nenhum livro dele, vale a pena conferir “Um homem de Sorte” e tirar suas próprias conclusões.


>> Esse post está participando da Promoção Fim de Semana Novo Conceito



Comente com o Facebook:

24 comentários:

  1. Oi, nossa que resenha incrível. Com tantas informações e opiniões sobre a história impossível não ficar com muita vontade de ler. Gosto de histórias desse tipo.E sem falar que o livro é do Nicholas né pessoal. Bom, ficou ótima. Bjs

    Maurício
    maumauz@live.com

    ResponderExcluir
  2. Esse livro foi o primeiro do Nicholas Sparks que eu li e eu gostei bastante, uma hisória bem escrita e personagens muito bem construídos, como uma de vocês muito bem apontou o fato de a história ser narrada de diferentes pontos de vista, dos três protagonisata, foi uma boa sacada para nos dar uma visão de que tipo de pessoa cada um era, bem como de seus sentimentos. Eu gostei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpem, eu comentei na resenha antes de ver a promoção e não deixei o meu contato. mcrisaragao@gmail.com

      Excluir
  3. A resenha dupla ficou ótima. Esse foi o primeiro livro do Nicholas que li e amei. Me apaixonei pelo Logan. O filme não conseguiu me emocionar como o livro. Foi muito corrido e deixou muitas cenas importantes de fora. Na minha opinião "O homem de sorte" é a descrição de um romance que foi escrito pelo Destino. Já li outros do Nicholas mas esse foi o melhor. Foi tudo na medida certa.

    Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!!

    khrysanjos@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oiee!!!De todos os livros de Nicholas que eu já li Um Homem De Sorte foi o melhor pra mim!!Uma historia envolvente e emocionante com um romance super fofo e gostoso de acompanhar!!Gostei muito msm *-* Depois que terminei o gostinho que ficou foi de quero mais ;)
    szane@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho um problema com Nicholas Sparks, acho os livro dele meio repetitivos. Mesmo assim os que já li me agradaram, mas era como se o final fosse o mesmo do livro anterior. Uma pena.

    gabby.lindinha@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Me apaixonei pelo estilo de Nicholas Sparks desde que li "A última música". Certamente vou adorar esse livro também. Também quero ver o filme, mas só depois de ler o livro, porque, antes, gosto de imaginar a história do meu jeito enquanto leio. Se eu assistir ao filme antes, perde a graça.
    leilaschmitz@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Conheço os livros do Sparks há muito tempo desde que li pela Seleções " Um ano inesquecível" agora chamado " um amor pra recordar". Nem preciso dizer que fui as lágrimas. A partir dele , li todos os livros lançados pelo autor. Lia e assistia os filmes. Nesta ordem. Com Um homem de Sorte não foi diferente. Confesso que como vcs meninas eu também fiquei surpresa com o final do livro. Nem chorei lendo livro. Achei bonitinho o filme, mas prefiro o filme

    Bjuus

    franlee.alvez@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Eu sou suspeita para falar de Nicholas Sparks. rs
    Tenho todos os livros dele já lançados no Brasil. E apesar dos temas serem sempre os mesmo e as vezes até não me surpreender, eu adoro!! Sou super fã!

    Gostei bastante desse livro.
    A leitura, como sempre, flui de uma maneira deliciosa, a ponto de não conseguir para de ler até devorar todo o livro.
    Cada vez que acabava um capítulo sempre queria ler mais e mais.
    O final não foi lá um dos mais emocionantes, mas sempre adoro.

    Odeio as capas adaptadas do cinema. Tenho a primeira versão. E não gostei muito do filme. Apesar do roteiro estar bem escrito e ser bem fiel ao livro, odiei os atores. rs

    Beijos

    Vanessa - nessinha.002@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Nunca li um livro do Sparks, tenho A Escolha, mas ainda não peguei para ler, acho que tenho que estar em um momento mto bom para não ir com a história, bom pelo menos td resenha que leio dele de td qt é livro trás referência a lágrimas...rs

    Tb não vi nenhum dos filmes sobre livros dele, isso se deve ao fato da minha paixão por fantasia e sobrenatural que não tem nas obras dele. Mas uma hora eu sento e vejo/leio o Sparks =P

    Boa Resenha Meninas! Façam dupla mais vezes!

    Miquilis: Bruna Costenaro- bruheadbanger@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Esse foi o primeiro e único livro do Nicholas Sparks que li até agora. Gostei muito da narrativa dele, e da história em si também. Ao contrário de vocês, não gostei muito da personagem Logan Thibaullt. Sei que ele passou por maus bocados, mas é muito calado, muito evasivo, e não gosto de personagens assim. E concordo em relação à Nana e Ben. Outra coisa que também concordo é sobre a escolha de Zac Efron pra esse papel, achei que ele tem cara de adolescente, e não de um cara de quase 30 anos, como é a personagem de Logan.

    n_alves4@hotmail.com
    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  11. Já li o livro A última música do Nicholas e adorei a forma de narrativa do autor embora seja ele já tenha uma temática definida nos livros dele como sempre tem alguma cooisa ruim no final. Estou bastante curiosa para ler um homem de sorte.

    Já assisti a aos filmes A última música, um amor para recordar e Querido John. O único que eu não gostei muito é o querido embora embora me falaram que o filme é diferente.
    bjs

    Joyce
    joycegadiolli@ig.com.br
    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Os livros de Nicholas são sempre cheios de emoções. Até agora não li nenhum livro dele. Mas sinto que em breve lerei.Já tenho A Última Música e Querido Jonh.
    soniacarmo
    retalhosnomundo.blogspot.com.br

    carmosonia5@gmail.com.br

    ResponderExcluir
  13. As vezes fico meio revoltada com os livros do Nicholas por serem muito parecidos, eu li Um homem de sorte, e confesso que fiquei surpresa, principalmente com o final que tudo deu certo de um maneira cheia de "acidentes", e a busca de T. pela moça da foto, foi lindo!
    E sobre essa capa, prefiro a antiga, acredito que nem sempre a capa do filme fica boa!
    uma pena.


    @Mayh_Fernandes
    yarasp71@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Talvez eu seja uma das poucas pessoas que ama literatura que não leu nada do Nicholas Sparks. Explico: é que eu costumo fugir de livros muito sentimentais e que façam chorar. Fico com a história muito tempo na cabeça, então prefiro não ler e como os livros do Sparks sempre têm essa tendência, eu evitava os livros dele. Mas por coincidência, o único que tenho dele é justamente Um homem de sorte e fiquei bem satisfeita em saber que não preciso ler com os lencinhos do ao meu lado. Achei bem interessante essa resenha dupla porque ela não ficou de nenhuma forma contraditória. Os textos se mesclaram de forma muito coesa e as opiniões se completaram. Gostei muito! Realmente os personagens parecem ser bem fortes e o enredo interessante. O fato de que o fato principal da história se resolve "de repente" também acho que seria um ponto negativo, já que poderia ser melhor explorado, mas concordo que de maneira nenhuma tira os méritos de Nicholas Sparks como grande escritor. Não assisti ao filme porque também não gosto muito das adaptações, que geralmente me decepcionam. Depois que eu ler o livro, que sabe eu assista.

    vanildarm@hotmail.com
    @VanildaP

    ResponderExcluir
  15. Não sou muito fã de romance e até por isso não sou muito fã do Sparks, então não me empolguei muito com o livro e não pretendo ler.
    Mas tenho que dizer que adorei a resenha. Geralmente quando vemos resenhas duplas vemos uma e depois a outra e adorei vocês terem intercalado pedaços das duas, ficou realmente ótimo.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  16. sou fá de alma e coração de Sparks e creio que pelo que li dele, ele esta começando a escrever romances menos dramaticos no sentido de que todas as lágrimas tão caracteristicas estão dando lugar a uma visão mais agua com açucar e sinceramente não sei se gosto dessa nova pegada, pois justamente esse jeito de escrever e emocionar que o diferencia dos demais! ainda não li um homem de sorte,é um dos poucos livros que ainda não li e claro tenho curiosidade para ler
    @thailadesouza
    thailikasouza_candy@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Vou ser muito sincera: eu não gostei de UM HOMEM DE SORTE.
    O romance dos protagonistas não me convenceu em nada, aliás amor não pode ser só isto (na minha opinião). Acho que ambos estavam fragilizados e abalados e encontraram conforto no outro (além da atração física, lógico).
    Mas daí a ser amor, são km de distância. Se fosse uma história que acompanhasse alguns anos, eu poderia até acreditar, mas não é.
    De qualquer forma, eu amo o Nicholas e não é por uma obra que vou deixar de respeitá-lo como autor. Esta é uma das obras mais fracas, mas não é péssima.
    Aliás, é até encantadora em certos aspectos. Como na relação que se desenvolve entre Logan e Ben!
    bjs
    @anaisfollowing

    ResponderExcluir
  18. Adorei a resenha dupla!! Primeira vez que leio algo do tipo kkkk

    Agora vamos falar do livro, é bem simples meu comentário... É do Nicholas Sparks? TO LENDO!!

    Eu amo esse autor demais, eu acho que não tem na atualidade um autor que saiba falar de amor como ele *.*

    Nao tive a oportunidade de ler esse livro, por esse motivo estou fugindo do filme, pois nao quero estragar a surpresa...

    Bom você disse que nao é dramatico entao devo achar que nao morre ngm???

    bjosss
    ma_milesi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Sparks sempre vai ser Sparks!

    Infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler este livro do Nicholas. Mas assim que tiver um tempinho vou ler >.<
    Não costumo ler um livro do Nicholas atrás do outra, as estórias são sempre mei que "parecidas" e acaba ficando enjoativo :/

    Gostei bastante desta resenha dupla! Vocês deveriam fazer mais =)

    Beiijos, Jéssica C.S

    ResponderExcluir
  20. ADOOOOORO resenhas duplas KKKKK é como se a gente tivesse em uma promoção, em que, levando um, você ganha outra opinião (sem precisar ir a outro site) KKKKKK Realmente, a sinopse não é nada reveladora, mas até que eu gosto disso (não ocorre a lástima de soltar spoilers, assim a leitura será uma verdadeira surpresa). Nunca assisti ao filme, mas seu comentário me fez ficar um tanto confusa KKKKK porque já vi milhares por aí dizendo que o filme é um horror e que sentem até vergonha dessa adaptação (talvez seja porque elas gostaram demais do livro né?). Bom, como ainda não o li, vou ver se leio primeiro e depois assisto ao filme, geralmente isso é o melhor que tem a se fazer.

    Brunna Carolinne
    brunna_plutao@hotmail.com
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. OLás meninas!
    Eu sou tão suspeita em falar de Nicholas, porque Nicholas sempre me faz chorar,sempre me faz pensar na vida, e seus livros,muitas vezes,me deixam sem palavras.E difícil,mas já aconteceu,de eu não chorar lendo um livro dele.Ele tem uma narrativa tão instigante.Uma narrativa que só ele tem, que apesar de o livro não ser o melhor, ele torna um simples fato em algo maravilhoso.
    Eu assisti Um homem de sorte, tenho minhas críticas quanto aos atores,mas em uma estória que pretendo ler,porque Nicholas sempre será Nicholas.
    UM dos melhores autores que já pude ler.

    Parabéns pela resenha


    Jéssica Rodrigues
    jeskinha_416@hotmail.com
    http://leitorasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. O unico livro que li do autor foi querido john e me decepcionei muito, mas estou disposta a dar uma nova chance para o autor. Esse parece ter uma boa historia, serio mesmo, me chamou a atenção :]

    ResponderExcluir
  23. Não tenho vontade de ler esse livro acho que é por causa da capa...Mais ele parece ser bom!
    xoxo

    ResponderExcluir