Zumbis x Unicórnios – Diversos Autores


Assim que soube do lançamento desse título me interessei na leitura, pois, como vocês podem perceber no título, foi escrito por vários autores, entre eles Meg Cabot (minha queridinha), Diana Peterfreund (uma autora de quem gosto bastante), Cassandra Clare (de quem não tinha lido nada ainda – #shameonme – mas que eu tinha muita vontade de conhecer o trabalho), entre outros que também gostaria de conhecer a forma de escrita, e alguns que ainda não conhecia, mas fico feliz de ter tido a oportunidade.
“Zumbis x Unicórnios” é um livro de contos, que foi organizado por duas autoras, Holly Black e Justine Larbalestier, que uniram outros autores, que foram divididos em dois times, para escrevem sobre, como o título já diz, zumbis ou unicórnios.
Logo quando abrimos o livro há uma introdução escrita pelas organizadoras, explicando sobre os temas, e contando como foram divididos os times, isso tudo incluindo uma conversa super engraçada entre as autoras, seguida por uma explicação engraçada sobre cada autor que teve seu conto nessa obra.
Elas fizeram tudo ficar ainda mais divertido, já que em antes de cada conto há uma breve explicação sobre o que está por vir, para o leitor ficar inteirado sobre o que esperar, com cada uma “discutindo” sobre qual time é o melhor em forma de um bate-papo super gostoso.
Vou falar brevemente de cada conto para essa resenha não ficar ainda maior do que está, inclusive para não estragar possíveis surpresas, e podem ter certeza de que não vou dar nenhum spoiler. São doze contos intercalados por unicórnios e zumbis, começando pelo time de unicórnios.
A Mais Alta Justiça - Garth Nix
Esse conto é do time unicórnio, mas também apresenta zumbis. É passado em uma época de reis e rainhas e a rainha acabou virando um zumbi. Sua filha, a princesa Jess, a leva para falar com o rei como um último pedido dela, e conta com a ajuda de unicórnio para percorrer o caminho. Não gostei desse conto, achei bem chatinho na verdade.
Love Will Tear Us Apart - Alaya Dawn Johnson
Esse conto apresenta um zumbi comedor de cérebros, mas que consegue controlar sua fome. Eu tenho nojo disso, por esse motivo zumbis não são um tema que eu goste, então nem preciso falar que torci o nariz quando estava lendo. Conta a história de um menino zumbi que se apaixona por seu amigo. Trás várias referências musicais e é bem engraçado.
Teste de Pureza - Naomi Novik
Esse conto é o mais engraçado do livro e, apesar de ser bem simples, eu gostei. É a história de um unicórnio que pede ajuda de uma menina não virgem para resgatar filhotes da mão de um mago e conta com tiradas ótimas.
Buganvílias - Carrie Ryan
Apesar de não curtir zumbis, admito que Carrie Ryan fez um ótimo trabalho em seu conto, que é dividido entre o “antes” e o “agora”. O pai de Iza, depois de um apocalipse zumbi, leva a família para uma ilha onde os zumbis não poderiam entrar. Aqui eles não são considerados bons nem ruins.
Mil Flores - Margo Lanagan
Esse conto é meio difícil de entender, mas até que é legal. Aqui conhecemos um cara que é atraído para dentro de uma floresta por um unicórnio e encontra uma mulher desmaiada. Quando ele tenta ajudá-la, acaba sendo acusado de algo que não cometeu.
As Crianças da Revolução - Maureen Johnson
Esse conto fala de uma garota que vai para a Inglaterra e acaba tendo que virar babá de uma atriz famosa (sem citar o nome, mas dá para sabermos quem é), cheia de tatuagens e magra, que tem muitos filhos, sendo eles legítimos ou adotados. O que acontece é que as crianças não são normais (já dá para imaginar o motivo) e podem mudar a vida da protagonista. Eu gostei de como foi construído e achei a história bem original.
O cuidado e a alimentação de seu filhote de unicórnio assassino - Diana Peterfreund
Nesse conto os unicórnios são parecidos com os zumbis, já que são carnívoros, assassinos e violentos, o que eu não curti muito. Mas acho interessante mudar um pouco do que esperamos desse ser mitológico, já que eu sempre achei legal quando o autor sai do “padrão”. Conta a história de uma menina que tem um passado relacionado à unicórnios e se sente atraída por eles.
Inoculata - Scott Westerfeld
Após um apocalipse zumbi, as pessoas se isolam em uma fazenda onde os zumbis não podem entrar, já que o local é protegido por grades e muros. É uma história interessante e muito bem escrita, e eu gostei, apesar do final não ser “aquela coisa”.
Princesa Bonitinha – Meg Cabot
Ah, o conto que mais esperei no livro inteiro, já que Meg é a autora que mais gosto de todos os presentes (digo esperei porque li na ordem e o dela é um dos últimos). “Princesa Bonitinha” é totalmente o jeito Meg de escrever, e mesmo que eu não soubesse que fora escrito por ela, nas primeiras linhas já saberia. A narrativa apresenta a ironia típica da autora, a história tem um pano de fundo escolar, a protagonista é aquela personagem meio excluída que tem um melhor amigo que ganhou corpo e que começou a despertar seu interesse – mesmo que ela não queira admitir, e o unicórnio que aparece é do estilo tradicional, lindo e que peida arco-íris. Se você gosta dos livros de Meg, vai adorar esse conto, já que é super divertido e gostoso de ler. Se você não é fã dela, seu conto não vai te agradar tanto. Eu posso afirmar que adorei e foi meu conto preferido!
Mãos Geladas – Cassandra Clare
Como eu disse anteriormente, queria ler alguma coisa de Cassandra Clare e gostei muito desse conto. Não sou fã de zumbis, mas os que a autora criou não são daquele tipo nojento, então pude curtir a história. Nele, a cidade de Lychgate foi amaldiçoada e muitas das pessoas que morrem acabam se transformando em zumbis e vivem perto de seus entes queridos, mas eles não são do tipo que falam muito e são meio excluídos da sociedade. O romance é fofo e esse foi o conto que mais gostei do time zumbis.
A Terceira Virgem - Kathleen Duey
Nesse conto conhecemos um unicórnio que não conhece outro de sua espécie e, por isso, é muito solitário e quer dizer adeus a esse mundo, mas nunca consegue porque tem poder de cura e sempre volta a viver, então ele vai em busca da terceira virgem para ajudá-lo a morrer de vez. Achei interessante, principalmente por ser o unicórnio quem narra a história.
A noite do Baile - Libba Bray
Aqui uma doença atacou os adultos, transformando-os, aos poucos, em zumbis. Crianças e adolescentes acabaram tendo que fugir, alguns inclusive mataram seus pais, para sobreviver. Eles vivem isolados em um local com cerca elétrica, mas com escassez de alimentos e longe dos zumbis, tentando viver uma vida normal.

A parte gráfica de “Zumbis x Unicórnios” está maravilhosa e dá vontade de ter o livro em nossa estante só por causa disso. A capa está linda e representa bem o intuito do livro, já que há uma batalha entre as espécies em forma de desenho e bem colorido, deixando tudo com um ar mais divertido. O título está em alto relevo com verniz localizado. Logo que abrimos nosso exemplar, também encontramos os desenhos das batalhas, dessa vez em preto e branco e, logo em seguida, um índice com os títulos e autores e tema de cada conto do livro. Em cada história há uma silhueta de zumbi ou unicórnio em cada página para mostrar ao leitor qual é o time do conto em questão.
Acabei o livro sem escolher um time. Continuo não curtindo zumbis, salvo algumas exceções, mas os contos com essa temática foram, em geral, melhores do que os contos de unicórnios, mas também não morro de amores por esses animais. O livro vale para quem curte antologias ou gosta de ler tudo que seus autores preferidos escrevem, ou apenas pela experiência de ler algo novo.
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 08 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Assim, sem ler, eu escolheria os unicórnios, porque também não gosto muito de zumbis. Achei tão interessante essa ideia dos contos com autores consagrados. Deve ser bacana ler algo nesse sentido escrito por eles.

    ResponderExcluir
  2. Oi Thata!
    Nunca fui chegada a esses livros de contos, eu geralmente fico frustrada porque quando começo a gostar do conto, ele acaba.
    Eu gostei da capa, mas não sei se compraria em breve.
    Adoro unicórnios fofos, de pelo branco e olhar doce. Bem estilo contos de fadas.
    Detesto zumbis (apesar de curtir a HQ de The Walking Dead) porque tenho nojinho, mas acho que de muitas coisas fantasiosas que existem por aí, eles são os que tem maiores probabilidades de existirem um dia. (Creio que em algum momento o governo vai ter que fazer uma limpa na população [muita gente no mundo] e vão inventar um vírus letal, que em alguns humanos vai provocar mutações destruindo a humanidade das pessoas e reduzindo uma parcela delas a mais básica constiuição, guiados apenas pelo instinto.)

    P.S: Se esse conto foi a única coisa da Cassandra Clare que você leu, não ligue. Não tá perdendo nada em não ler Instrumentos Mortais, que é um enredo feito para vender e que de tanto querer ser perfeito acaba sendo um porre de tão chato.

    P.S. 2:Ótima exposição da tua opinião, sucinta e clara.

    Beijocas :*

    @pirulitolimao

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha! Gostei de saber sobre o que cada conto fala. Adoro a capa desse livro e a ideia que os autores criaram. Bem diferente. :)

    Beijos!
    www.desejoliterario.com

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nenhum livro de contos, mas esse parece ser bem interessante. Ainda mais com essa temática e com elas explicando o que esperar de cada conto.
    Parece ser bem gostoso de ler.

    Não gosto muito de zumbis, mas nunca li nada deles.

    Gostei bastante da resenha! E quando tiver a oportunidade, darei uma chance ao livro.

    ResponderExcluir
  5. Estou doida pra ler esse livro por causa dos unicórnios, adoro eles, rs. Gosto de zumbis também, mas os unicórnios são mais fofinhos.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  6. Também fiquei bem interessada nesse livro. A capa é linda e sou louca pela escrita do Scott e da Cassandra. Nunca li nada de contos e nem sei se vou gostar, mas pretendo ler esse livro o mais breve possível.

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Que livro lindo!!!
    Adorei a capa, os seres mitológicos escolhidos são bem interessantes e muitos contos me deixaram muito curiosa para lê-los. Nâo sei qual seria me time preferido, mas pela sua resneha acho que seria os dos zumbis.
    bjs

    Joyce
    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Estou bem curiosa por esse livro. Já fiquei no "quaseQ várias vezes, mas ainda não comprei. Muito curiosa pelos contos do Scott Westerfeld, da Diana Peterfreund e especialmente da Diva Meg Cabot *-*
    Ah, eu sou team Zombie..rsrs, ao contrário de você acho bem legal as histórias.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  9. Olá Tatha!
    Não sou chegada em zumbis, no entanto não li absolutamente nada com unicórnios até então, mas livros de contos me fascinam. Isso significa que o lerei, certamente!
    A capa é maravilhosa e estou bem empolgada pelo conto da minha diva Meg Cabot, creio que só por ela já valeria adquirir esse exemplar.
    Adorei a forma com que tu criaste a resenha, expondo um pouco de cada conto, para nos deixar informados sobre a fórmula utilizada no livro.
    Estou curiosa para saber se continuarei no time dos unicórnios mesmo após ler o livro.

    Beijos,
    Samy Aquino.
    http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Meg diva <33 Quando vi esse livro na livraria fiquei muito doida para comprar, mas tava muito caro, oh ceus. Não gosto muito de contos, mas já que tem tantos escritores bons acho bom dar uma chance. Tbm não consigo escolher um time hahah

    ResponderExcluir
  11. To louca pra ler esse livro por causa do conto da Cassandra Clare acho que ela é uma autora genial!
    O livro parece ser bem legal e a capa é linda

    ResponderExcluir