A Filha da Minha Mãe e Eu – Maria Fernanda Guerreiro


Quando vi a capa deste livro pela primeira vez fiquei empolgada para saber do que se tratava a história, e quando li a sinopse tive certeza de que eu precisava ter ele em mãos o mais breve possível. E então o fiz, e vim aqui para contar para vocês sobre o que achei desta obra que tem como tema central o relacionamento entre mãe e filha.
Em “A Filha da Minha mãe e eu” conhecemos Mariana, também conhecida como Nana, uma jovem inteligente e de bom coração que descobre que vai ser mãe e, por ter tido uma relação complicada com a sua, resolve rever o seu papel como filha antes de se tornar uma mãe e, com isso, somos envolvidos em um turbilhão de sentimentos ao ler sobre a história dessas duas.
Na infância de nossa protagonista ela se sentia rejeitada por sua mãe, Helena, pois achava que a mesma só ligava para o seu irmão Guga a deixando de lado. Conforme vemos Nana amadurecendo, vemos que ela entende que o amor sempre esteve presente, porém não da forma como ela queria que fosse.
Helena é uma mãe dedicada aos filhos já que não teve sua mãe presente em sua vida, ela resolveu que gostaria de ser diferente, e faz tudo que está ao seu alcance para deixá-los felizes.  Ela também é durona e um pouco distante, não sabendo muito demonstrar o seu amor, não que ele não existisse, e isso acabou afetando muito Mariana, fazendo com que ela crescesse e se tornasse uma mulher muito insegura, pois ela achava que por mais que tentasse, nunca conseguia agradar a mãe.
O livro é tão bem escrito e de uma forma que nos prende do início ao fim, sendo uma leitura rápida e bem fluida. Algumas vezes no decorrer da trama ficamos com pena de Mariana, porém o bom desse livro é que ele mostra que todas as histórias têm dois lados, nos ajudando a entender um pouco tudo que se passou. Achei esse tema super interessante pois nunca tinha lido nada parecido.
Os personagens foram muito bem construídos e senti falta de alguns que acabaram passando bem rápido e não ganhando tanta importância. O livro é bem detalhista, e apesar de eu gostar de muitos detalhes, sei que tem muitas pessoas que não gostam, pois para elas acaba ficando um pouco cansativo. Então se você é uma dessas pessoas, saiba que nessa leitura você será transportado para vários acontecimentos da vida de Nana, desde a sua infância, cheia de detalhes, focando mais em sua relação conturbada com a sua mãe do que na parte onde ela é mãe.
Super recomendo essa história para todo mundo. Ela é cheia de reviravoltas, incrivelmente bem construída e além de tudo tem um final muito fofo que eu adorei. Fora que a capa que a Novo Conceito fez para o livro ficou linda, me fazendo sorrir só por tê-la na minha estante. Espero que vocês gostem desta história tanto quanto eu gostei.
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 08 - FORMULÁRIO
>> Esse post está participando da Promoção Fim de Semana Novo Conceito



Comente com o Facebook:

26 comentários:

  1. Não sei o que dizer deste livro, já li inúmeras resenhas e comentários, mas acredito que só terei uma opinião formada quando ler o livro.
    A resenha está ótima, muito bem escrita como sempre.
    Abraços

    yarasp71@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro e fiquei empolgadíssima pra lê- lo nunca li nada parecido com um tema tão autentico, amei a capa tbm super fofa, legal msm o livro falar sobre relacionamentos familiares acontece em muitas famílias essa duvida e insegurança em relação a dose de amor né!!Sendo que é muito simples amenizar com um bom dialogo o livro me passou que nunca é tarde para entender as magoas do passado *-* Muito curiosa msm para ler *-* ♥ Bjus
    szane@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua resenha. Esse livro já estava na minha listinha de desejados. Só estou esperando o meu chegar aqui em casa para poder me emocionar com essa história. Costumo dizer que quem não tem ou teve problemas de relacionamento com a mãe que atire a primeira rosa (pedra machuca muito). E o que gostei mais é por tratar os dois lados da história. Assim poderemos não só entender a filha como a mãe.

    Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!

    khrysanjos@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu não sou muito fã de livros de romance e muito sentimentais, mas confesso que tenho muita vontade de ler esse livro e tenho um carinho especial por ele.
    Isso porque, apesar da relação entre a minha mãe e eu ser bem diferente da relação das protagonistas eu passei por isso.
    Quando fiquei grávida do meu primeiro filho eu e minha mãe começamos a rever a nossa relação, e isso foi ótimo pois melhorou não só a nossa relação como permitiu que eu tivesse uma boa relação com meu filho.
    Quero bastante ler esse livro, espero que seja em breve.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  6. Quando o livro foi lançado, nem sabia que a autora era brasileira e essa foi uma surpresa bastante boa. Eu ainda não li o livro mas tenho certeza que é um texto excelente pois sempre vejo recomendações positivas a respeito dele. Eu nunca tive sérios problemas com minha mãe, sempre nos demos bem mas confesso que agora que também sou mãe, tenho mais capacidade de entender os posicionamentos dela que na época talvez eu não compreendesse direito. São coisas que só uma mãe sente, só uma mãe sabe e acho muito bom ter um livro que retrate de forma tão verdadeira esse relacionamento tão especial que é o de mãe e filha.

    vanildarm@hotmail.com
    @VanildaP

    ResponderExcluir
  7. Não li este livro ainda mas sempre fiquei com vontade. Depois de ler varias resenhas, eu fiquei em duvida se lia ou não. Muitos não gostaram. Depois de ler sua resenha, penso que um dos motivos é por ele ser muito detalhista. Adoro quando a autora descreve como se estivéssemos lá, como se conhecêssemos a pessoa de vdd. como no caso da Mariana e da mãe dela. Alguns me disseram que até choraram. Quero ler sim.

    bjuus
    franlee.alvez@gmail.com
    @fran_alves

    ResponderExcluir
  8. Já li esse livro e concordo com você. Realmente os personagens são mesmo bem construidos e a história bem escrita, e a autora conseguiu mostrar os dois lados, o da mãe e o da filha, de modo que você se identifica em várias partes com algo que possa ter acontecido com você.
    Esse fato dos detalhes na minha opinião deixou o livro um pouco cansativo, mas é algo mais pessoal mesmo!
    Também gostei do final e quero ler mais livros da autora!

    fellipe.frr@gmail.com
    @felliphy

    ResponderExcluir
  9. Poxa, não vejo a hora de ler esse livro.Tenho lido várias críticas positivas sobre ele.. sem contar que a sinopse é maravilhosa. É um livro de facil identificação e com certeza uma das minhas próximas leituras.. amei a resenha! *----* ADORO LIVROS DETALHISTAS kkk,..

    bjs Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Adoro livros com personagens bem construídos e narrativa envolvente, este parece ser ótimo... a temática mãe e filha também parece ser bastante interessante e poucas vezes desenvolvida... com certeza está na minha lista de futuras leituras!!!

    ResponderExcluir
  11. Eu acho que fui a única pessoa que não gostou desse livro, mas apesar de a personagem principal ser realmente super interessante e o conflito com a mãe ter sido bem explorado, eu não fiquei muito convencida em relação ao envolvimento dela com o professor universitário, ficou tudo muito mal explicado, esse professor que a princípio foi apresentado como muito capacitado e querido por todos ser na verdade um falsário, não me convenceu e pôs a perder todo o resto para mim.
    mcrisaragao@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Verdade, tem muita gente que não gostou do livro, o achou um tanto quanto "chato", mas com certeza parece um ótimo livro, principalmente por nos fazer refletir, assim como a personagem, de nossos papeis como filhos.
    Adorei a resenha!

    Beijos
    so.soline@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. esse livro é uma das minhas proximas leituras com certeza, estou encantada por ele desde o dia que chegou aqui em casa :)
    @thailadesouza
    thailikasouza_candy@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Já li várias resenhas sobre esse livro. Somente lendo-o terei uma opinião formada sobre ele. O tema é diferente, ainda não li livros com esse tema. Estou curiosa para ler.
    leilaschmitz@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  15. Ao ler a resenha fiquei bastante interessada em ler a obra. Não só pelos personagens bem construídos, pela história envolvente ou final fofo. Foi muito mais pela discussão que o tema nos trás.
    Muitas pessoas têm problemas familiares sérios (ou nem tanto assim), mas se recusam a encará-los. Deixam que o que fizeram delas determinem seus destinos.
    Já no livro, parece que a personagem vai atrás de uma resolução, de entender algumas coisas e acertar outras. Antes que se torne mãe, ela quer resolver o que ficou para trás com a sua própria mãe. Não repetir os mesmos erros, mas perdoar e entender o lado do outro (que é um ser humano, e vai errar).
    Gostei bastante e pretendo ler.
    bjs
    @anaisfollowing

    ResponderExcluir
  16. Essa eh um outro livro que eh a primeira vez que leio a resenha, nao fazia a menor ideia do que se tratava, mas parece ser legal, apesar de eu nao gostar de livros tao detalhista...

    É uma historia diferente, fiquei curiosa, pois eu tbm nao tenho a melhor relação com a minha mae, será que posso tirar alguma lição desse livro?

    ma_milesi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Quero mto ler esse livro pq ele aborda um tema que rende anos de terapia, de traumas e problemas aos seres humanos, a relação mãe e filho, cujo qual tds nós temos algo a nos lembrar, contar e alguns a reclamar! Quero ver como a autora abordou isso td!

    Boa Resenha!

    Miquilis: Bruna Costenaro- bruheadbanger@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Achei muito interessante esse livro como aborda a relação entre mãe e filha. Gosto de livros assim que falam de relações humanas que quase sempre não são perfeitas. A capa está muito bonita também. Gostei da resenha.
    bjs

    Joyce
    joycegadiolli@ig.com.br
    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Nunca tive vontade de ler este livro, não sei o por quê!

    Já li muitas resenhas positivas mas nada muda minha opinião :/

    Parabéns pela resenha, ela ficou muito boa =)

    Beiijos, Jéssica C.S

    ResponderExcluir
  20. Ixi, ao contrário de você eu nunca me interessei por esse livro, nem a capa, nem a sinopse. Eu adoooooro muitos detalhes, pois isso revela que o autor passou bastante tempo pensando na história e tal. Bom, agora fiquei imensamente curiosa em ter esse livro em minhas mãos KKKKKK eita que minha listinha de desejados só vem aumentando...

    Brunna Carolinne
    brunna_plutao@hotmail.com
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Esse livro sempre me interessou, e depois eu conheci a autora esse ano na Bienal de São Paulo, e fique mais encantada.
    Acho tão bonito estórias que tenham esse tema,o amor de filha e mãe, o amor da família.E eu também adoro detalhes na estória, isso só me instiga a continuar lendo a estória.
    Fiquei muito curiosa em ler agora,porque temas assim , que falam da vida,do amor,da família é tão lindo.E , muitas vezes,essas coisas, de brigas,de acreditar que os pais não amam, que amam mais o outro irmão, isso tudo acontece na vida real.
    Parabéns pela resenha


    Jéssica Rodrigues
    jeskinha_416@hotmail.com
    http://leitorasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Diferente. Uma história do tipo Mãe-filha pode se tornar bem chata, mas aparentemente não foi o que aconteceu com o livro. Legal, a personagem querer concertar erros do passado para não passar isso ao seu bebê. É um momento muito grande de amadurecimento. Adorei!

    Bjoos

    ResponderExcluir
  23. Nunca li nada parecido com o tema do livro, mas parece ser bem interessante. Pela resenha, deu para perceber que a história é envolvente e bem construída.
    Não gosto muito de livros detalhistas, mas acho que no caso desse livro, vale a pena. Precisamos saber mais detalhes da vida de cada uma delas para saber o que acontece.

    Outro que vai para a lista de livros! rs

    Vanessa - nessinha.002@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. É mesmo uma capa muito bonita.

    O tema mãe e filha é ótimo para quem curti leituras complexas. Vamos combinar que não e nada fácil essa relação. rsrs

    annagfb@yahoo.com.br
    http://anna-gabby.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Ouvi pessoas falando bem desse livro, assim como voce, mas acho que o trama não é p/ mim, pois não sou chegada a esse tipo de história ;/
    @JenifferHaddad

    ResponderExcluir
  26. Acho que a historia deve ser super emocionante! Parece ser bem legal adoraria ler o livro...E é o tipo de coisa que realmente acontece em muitas famílias!

    xoxo

    ResponderExcluir