Garotas de Vidro – Laurie Halse Anderson


“Garotas de Vidro” é um livro emocionante que tem como tema distúrbio alimentar, um fato que infelizmente ocorre bastante em nossa sociedade, que prega em seu padrão de beleza a magreza excessiva.
Lia e Cassie eram melhores amigas desde a infância e compartilham tudo uma com a outra. Obcecadas com o padrão de beleza e querendo sempre ser as mais bonitas, elas tem um problema com engordar. Por isso Cassie, depois de comer e ficar se sentindo gorda, coloca o dedo na goela e vomita toda a sua alimentação, já Lia se sente mal em comer e conta cada caloria que ingere. A obsessão em ser cada vez mais magra é mostrada a todo momento, já que elas nunca estão satisfeitas com o peso.
A busca pela beleza era tão excessiva que as meninas resolveram fazer uma competição de quem era a mais bonita (beleza para ela é sinônimo de magreza). O tempo foi passando e vários problemas acabaram afastando as duas, que pararam de se falar por cerca de seis meses. Certo dia Lia recebe uma triste notícia de que sua ex-melhor amiga estava morta e seu corpo foi encontrado sozinho em um quarto de motel. Na mesma noite de sua morte Cassie havia ligado para Lia 33 vezes, mas não obteve resposta.
Nossa protagonista, Lia, tem 18 anos, vive com o pai, a madrasta e a meia-irmã que ama muito. Sua mãe, uma médica muito importante e ocupada, dá tanta atenção ao trabalho e acaba negligenciando o que se passa com a filha, mesmo quando ela acha que Lia parou de comer, não toma nenhuma atitude a respeito. Seu pai parece colocar a culpa pelas atitudes da filha em tudo e, para ele, a filha não tem nenhum problema grave, mesmo quando a menina estava definhando por tudo que se passava com ela. Claro que como a maioria das pessoas que sofrem dessa doença, ela consegue disfarçar muito bem tudo o que está passando.
Se sentindo culpada e triste, nossa protagonista começa a ver o fantasma de Cassie em todos os lugares e começa a se auto flagelar para que toda a dor e tristeza vão embora. É triste ver tudo que ela passa, principalmente em ver que garotas como ela, que estão apenas pele e osso se sentem gordas e nojentas. Contando todas as calorias que coloca na boca para chegar ao peso que deseja, nunca está suficiente para parar. Mesmo quando seu objetivo era atingido, ela queria ficar cada vez mais leve, comendo cada vez menos.
O livro é em primeira pessoa, o que foi bem legal já que isso nos ajuda a entender um pouco mais tudo que se passa na cabeça de Lia e acaba mexendo bastante com a gente, devido aos pensamentos e tristezas da protagonista. A narrativa flui de maneira rápida e interessante de ler, e os personagens são muito bem construídos.
A narrativa é desenvolvida de forma bem realista e acaba retratando um ambiente vivido por jovens que passam por esse tipo de drama. Os personagens são bem construídos e mostra toda atenção que uma menina que tem distúrbio precisa ter e como sua vida pode ser deprimente.
O livro pode não agradar a todos pelo seu tema pesado, mas é uma história que, apesar de chocante, é boa de ser lida. Vemos uma garota em busca da perfeição criada pela sua cabeça e acabamos entrando com ela em seu mundo, vendo toda sua dor e sofrimento.
A capa está muito bonita e passa exatamente o significado da história, assim como o título, já que o termo garotas de vidro representa meninas tão frágeis devido a suas doenças que podem acabar quebrando, assim como o vidro.
Indico esse livro para todos que tem interesse em ler uma história mais real, mais pesada e até mais chocante, pois mesmo quando acabamos de ler ele ainda fica em nossa mente por um tempo e nos faz refletir bastante. Enfim, recomendo a leitura.
Avaliação


>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 08 - FORMULÁRIO
>> Esse post está participando da Promoção Fim de Semana Novo Conceito




Comente com o Facebook:

27 comentários:

  1. Ótima resenha! Só de ver a capa e o título do livro, eu já estava com vontade de ler. Depois de ler a resenha fiquei doida para ler! O tema é muito interessante e real. Gosto de livros que tratem de temas reais, mesmo se forem mais "pesados". É importante alertar os jovens e os pais para esse grave problema.
    leilaschmitz@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Me identifico com o tema e já estou querendo esse livro há muito tempo! O tema apesar de ser 'pesado' é muito real e gosto muito de coisas assim. A resenha está ótima e me deu mais vontade ainda de poder lê-lo

    ResponderExcluir
  3. Um tema atual que leva o leitor a refletir e procurar adotar não só um hábito de vida melhor mas também de querer ajudar. Essa resenha me trouxe em memória uma aluna que tive a mais ou menos seis anos; ela faltava muito nas aulas e quando vinha estava abatida e muito magra. Foi chamada a mãe para conversar e ela disse qual era o problema. Todas as minhas amigas se preocuparam mas havia uma professora muito enérgica que simplesmente a adotou na alimentação - trazia frutas, bolos, sucos tudo para agradar e ver se ela se alimentava melhor. resultado: hoje ela está formada, trabalha, sua auto estima melhorou e tem um namorado para auxiliá-la. O livro já faz parte da minha lista de férias escolares.
    mcdemello@ig.com.br

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Tô louca para ler esse livro, pq como já comentei aqui sou psicóloga, e os temas tratados no livro me interessam...Distúrbios alimentares são mto comuns (normalmente os que comem demais e não de menos são os mais comumns)e quero mto ver como a autora trabalhou o tema juntamente com outro espinhoso que é o luto.
    Não vi ninguém que não tenha gostado do livro em si, mas já percebi que não é para todo mundo, trás a tona emoções né? Mas acho que cedo ou tarde temos que nos colocar a prova e ter uma opinião e reflexão a respeito.

    Miquilis: Bruna Costenaro- bruheadbanger@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei a capa do livro! Acho que retrata bem tudo que a história deseja passar.

    O tema, apesar de pesado, é bem interessante e real.
    Várias meninas hoje em dia passam por isso, e é muito interessante um livro que mostra o que se passa na cabeça dessas meninas.

    É um daqueles que preciso ter na estante! =)

    nessinha.002@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Confesso que quando vi a capa e o nome do livro, pensei que se tratava de uma distopia, ou algo sobrenatural. Depois que li a sinopse, é que acabei percebendo do que se tratava. Acho um tema extremamente interessante e atual, mas não estou em um momento pra ler algo tão forte assim. Mas pretendo ler em um futuro um pouco mais distante.

    n_alves4@hotmail.com
    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  8. Achei interessante o tema desse livro, nunca vi nenhum parecido. Como o tema é forte, devemos escolher o melhor momento para lê-lo para que a leitura flua bem e que nos ensine algo (todos os livros nos ensinam algo, é só saber aproveitar a leitura). Enfim, gostei muito do livro e pretendo ler sim.

    Joyce
    joycegadiolli@ig.com.br
    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olha, nem adianta, eu não li a resenha deste livro, nem nada sobre ele, quero me surpreender com ele, e logo logo o lerei.
    Mas uma pequena dúvida sobre os comentários, vocês tiraram né aquela caixinha que tinha de preencher com as letras antes de comentar?
    Por que fica muito melhor sem :)
    abraços

    @mayh_fernandes
    yarasp71@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Amei a resenha *-* Tenho Muita vontade de ler esse livro ♥ Pelas resenhas todas que eu li percebo que ele aborda um tema super importante de uma forma bem clara e envolvente passando a mensagem perfeitamente!!A capa é linda*-*
    Também gosto de quando o livro sai um pouco do clichê e fala de um assunto ta delicado mas necessário de ser falado..Espero ler em breve *-*

    szane@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Esse não é um livro que está nas minhas pretensões de leitura, mas não significa que eu não reconheça o valor do tema que está sendo discutido. Infelizmente estamos em um mundo onde a aparência é super valorizada e principalmente os adolescentes sofrem com cobranças que nem sempre fazem sentido, são baseadas em estereótipos de perfeição que julgam ser os ideias. Então, um livro com essa temática é muito importante porque discute um tema atual, sério e que acontece com muita frequência. Gostei da sinceridade da resenha onde diz que o livro pode não agradar a todos, mas mesmo assim passa seu ponto de vista.

    vanildarm@hotmail.com
    @VanildaP

    ResponderExcluir
  12. Eu li Garotas de Vidro.
    Foi um livro que me mobilizou muito. Eu estava passando por um momento difícil (desculpa explicar isso, mas é que é meio impossível eu distinguir o que eu sentia do que o que o livro me fez sentir) e eu confesso que chorei demais.
    Foi extremamente chocante de diversas formas, real e cru.
    A forma que a autora fez a narrativa, os fatos, tudo me agradou demais.
    Eu recomendo demais esse livro, porém tem que ser num momento que você esteja bem e já esperando por um livro forte e cru.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  13. Ainda não tive coragem de ler o meu pois como se trata de um tema tão forte acabo sempre lendo os mais levinhos primeiro. Preciso me fortalecer antes de lê-lo, sou muito emotiva e como você o definiu como uma leitura de impacto vou ter que me preparar um pouco mais para conseguir captar a essência do livro sem me influenciar no processo.

    Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!!!!!!

    khrysanjos@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho este livro, mas ainda não consegui le-lo pq como vc disse o tema é pesado e quem lê tem que estar bem preparado. Acabei de sair de uma leitura tensa que é Belle, que mostrou uma realidade muito chocante, rica em detalhes, como acho que este livro também faz. Então vou ler os meus livros mais leves e depois volto pra ele. Comecei a ler mas achei melhor parar.
    Vou pegar num feriado que eu tenha tempo pra chorar, me entregar mesmo a leitura e depois volto a falar para vcs.

    bjuus
    franlee.alvez@gmail.com
    @fran_alves

    ResponderExcluir
  15. Eu já li esse livro e gostei bastante da história, que é mesmo bem chocante, intensa e real! Também gostei do fato de ser narrado em primeira pessoa, porque isso realmente nos faz entrar na mente de alguém que tem esses problemas alimentares.
    Também achei o titulo e a capa bem adequados para o tema do livro!
    A história também faz refletir sobre esse padrão de beleza que se tem hoje em dia e as consequências que ele pode fazer para as pessoas que tentam segui-lo e como pode obcecar as pessoas.

    fellipe.frr@gmail.com
    @felliphy

    ResponderExcluir
  16. "Garotas de Vidro" realmente não é talvez tão bem recebido pelo seu tema um tanto quanto 'pesado', mas as vezes esses temas são maravilhosos para nos tocarmos em certas questões de nossas vidas. De início não tinha muito interesse na história, mas com certeza parece uma leitura interessante!

    Beijos
    so.soline@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. quando o livro foi lançado eu sinceramnete não tinha interesse nele, nem havia lido a sinopse nem nada, so não senti vontade de ler mesmo depois quando o conheci melhor fui me interessando, é uma tematica que envolve um problema atual muito frequente, que atinge jovens homens mulheres e até crianças! gostaria de ver como ela trata esse tema
    @thailadesouza
    thailikasouza_candy@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Muita gente pode não ter interesse em ler esta obra, porém deveria. Mesmo que seja fictícia, poderia ser o que acontece com alguém bem próximo e você nem sabe.
    Espero que a autora tenha sido feliz ao escrever sobre esta doença. Com muita sensibilidade, mas com os pés no chão. E se ela conseguiu, realmente é um livro muito indicado à todos, desde os que entendem que há mais do que comida envolvida nisto (há o psicológico, o comportamental, crenças, etc), até os mais desinformados ou ignorantes e pré-julgadores.
    bjs
    @anaisfollowing

    ResponderExcluir
  19. Primeiramente, adorei a resenha, assim como a capa do livro...

    Mas nao sei se eu teria coragem de ler esse livro, pois mesmo sendo um tema atual e muito presente na sociedade, nao sei se eu teria "estomago" para ler...

    Acho um absurdo isso, as pessoas rotulam padroes de beleza e sofrem para buscá-lo... nossa, nao teria coragem de ler nao...

    ma_milesi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. A capa deste livro é muito bonita!

    Quero bastante ler este livro. Parece ser muito bom e por se tratar de um assunto que tem sido bastante comentado, me deixou bastante curiosa.

    Adorei sua resenha, me deixou mais curiosa (se é possível) de ler este livro!


    Beiijos, Jéssica C.S

    ResponderExcluir
  21. Nunca li nada em que a temática seja distúrbio alimentar. Sim, estou precisando imensamente de ler uma história mais real, mais pesada e mais chocante, quero fugir um pouco do sobrenatural (meu gênero preferido). E só já vi comentários positivos a respeito desse livro. PRECISO DELE!

    Brunna Carolinne
    brunna_plutao@hotmail.com
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. E tão triste vê que muitas meninas fazem isso com o próprio corpo, para buscarem um padrão excessivo de beleza.Como seria melhor se não existisse isso, se isso fosse apenas uma estória inventada pela autora,mas vemos que isso acontece na vida real.Tantos casos vemos pela televisão de meninas se auto destruindo.Temos tantos casos, através de novelas,livros,filmes.E isso é uma maneira de as pessoas começarem a prestar atenção nessa doença e fazerem algo para ajudarem essas meninas.
    E também tem a questão dos pais que , muitas vezes,só se preocupam com o trabalho e esquecem dos filhos.De filhos que estão querendo e precisando de ajuda.É uma triste estória real.
    É um livro que pretendo ler.
    Parabéns pela resenha

    Jéssica Rodrigues
    jeskinha_416@hotmail.com
    http://leitorasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Acho essa capa muito bonita, mas nunca li livros sobre distúrbios alimentares. É bom que falem existam, visto há tantas pessoas que tem problemas assim.

    Bjinhos
    annagfb@yahoo.com.br
    http://anna-gabby.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. tenho o livro aqui em casa, mas ainda não li, mas espero conseguir ainda esse ano, pois parece ser uma otima obra.

    ResponderExcluir
  25. Adorei a resenha e até me senti mais motivada a ler esta história tão interessante. Confesso que quando era menor passei por situação parecida, mas minha família era muito presente e minha situação não se agravou, hoje vejo que é melhor possuir um corpo saudável e isto, sim, é bonito e não o que a mídia pregou durante tanto tempo. Digo isso pois aos 4 anos entrei no mundo da moda, como modelo fotográfica, e naquela época já queria que uma criança perdesse peso. Um absurdo! Mas é mais intenso no mundo da passarela, já que desejam um manequim perfeito para dar movimento às roupas. Não faço mais parte dessa realidade, mas muitas garotas se espelham e se machucam, ainda, em nome desta beleza nada bela.
    Achei realmente muito interessante a proposta da autora e espero que eu goste tanto quanto você. Meus parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Samy Aquino.
    http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Acho que esse livro é bem legal quando li ele fiquei pensando "Será que é realmente assim que uma pessoa que sofre dessa doença se sente" porque achei em triste!
    Acho que é uma historia super emocionante!Que merece ser lida...
    xoxo

    ResponderExcluir