Dearly, Departed: O Amor nunca morre – Gone With The Respiration #01 – Lia Habel


Em “Dearly, Departed”, conhecemos um país pós-apocalíptico, Nova Vitória, no ano de 2187, em meio a divisão da sociedade entre neovitorianos e punks por meio de combates e muitas perdas, onde tecnologia e costumes vitorianos andam de mãos dadas.
Por fora das ações divulgadas à população, existem alguns seres humanos (tanto neovitorianos quanto punks) que foram infectados por um vírus que leva as pessoas à morte e logo em seguida trás à vida novamente, eles são os denominados zumbis. Nem todos os zumbis são pessoas que conseguem raciocinar e viver uma nova existência normalmente, batalhando para o vírus não ser espalhado em outras pessoas, alguns apodrecem mais rápido, não tem um grande poder de raciocínio (ou nenhum) e só querem saber de atacar outros humanos para se alimentarem.
Nora Dearly é uma destemida garota neovitoriana, que vive em uma escola para meninas, aprendendo a agir como uma dama, apesar de não concordar com tudo o que é imposto a ela, já que pensa igual a seu falecido pai, a quem ela sempre admirou. Bram Griswold é um jovem zumbi e soldado punk, um completo cavalheiro, que aceita sua nova experiência de viver como tem que ser, com prazo para terminar. Por causa de algo muito maior do que ela possa imaginar, eles se encontram, ela é sequestrada e tem que começar a viver entre os mortos-vivos. A relação entre os dois começa a ser desenvolvida de forma natural e ela encontra nele seu porto seguro, alguém em quem confiar, já que ele é disposto a tudo para protegê-la.
Admito que não sou uma grande fã de zumbis (digo grande fã, mas antes desse título eu não era fã de maneira nenhuma! Hahaha – Nada contra, apenas não fazia meu estilo), e também não tinha assim tanto interesse em ler esse livro justamente por causa desse detalhe. Mas a capa é tão linda, mas tão linda, que eu acabei não resistindo e indo procurar resenhas dele (a Aninha do True Insights também tem culpa no cartório! Hahaha) para saber se eu poderia gostar de seu conteúdo. O que eu li acabou me convencendo, e resolvi começar a leitura. E fico muito grata por essa decisão, já que a narrativa de Lia Habel é incrível e esse título, com certeza, entrou para o meu hall de favoritos.
Quem acompanha minhas resenhas sabe que eu adoro quando o livro é narrado em primeira pessoa, e por mais de um personagem. O primeiro porque gosto de estar na mente dos protagonistas para entender exatamente o que eles pensam, e o motivo que os fazem agir como agem durante a história, e o segundo é porque eu gosto de ter mais de um ponto de vista, saber como cada um vai reagir em cada situação, e isso nos aproxima ainda mais da trama. E “Dearly, Departed” une essas minhas duas preferências já que existem diversos personagens narrando os capítulos, e eu simplesmente adorei o modo como isso foi utilizado.
Entre os narradores, temos Nora Dearly (a maior protagonista), Bram Griswold (o melhor zumbi do livro), Pamela Roe(a melhor amiga de Nora), Wolfe e Victor (esses últimos dois não vou dizer quem são para não soltar algum spoiler) e a passagem de um narrador para outro ocorre de forma natural, já que o começo de um capítulo tem alguma ligação com o final do anterior (pode ser uma continuação, ou então alguma situação relacionada ao que acabou de acontecer).
A escrita de Habel me conquistou completamente, ela soube desenvolver um ótimo pano de fundo, num futuro distante, num mundo pós-apocalíptico, e fez isso com maestria. Gostei imensamente do encontro entre tecnologia e elementos da era vitoriana, como carruagens e roupas da época, que é uma característica do Steampunk, o gênero que está dando o que falar no mundo literário atual.
Todos os personagens foram bem caracterizados, desde os protagonistas até os coadjuvantes que apareceram poucas vezes, e tudo de uma forma sutil, mas relevante, o que eu achei incrível e respeitável, não tinha uma trama que eu não gostasse de acompanhar, eu só queria mais e mais dessa história. Gostei de como os zumbis foram apresentados, como eles se relacionam uns com os outros e com as pessoas vivas, e a dinâmica de suas mortes vidas.
O país é dividido entre os neovitorianos (que por sua vez são separados por classes sociais) e os punks, esses últimos rejeitaram a aristocracia que surgiu com o país se reerguendo e a dependência dos homens em relação às máquinas e, portanto, acabam sempre criando conflitos. Dá para perceber que a autora sabe muito de História, e gosta bastante do assunto, para criar diversas particularidades de forma tão bem feita que até parecem reais.
Apesar de ser bem extenso, 477 páginas com letras pequenas, a história não é nada cansativa e os personagens nos envolvem bastante, fazendo com que o leitor acabe torcendo para que tudo acabe bem (ou não, dependendo de quem está lendo e o que espera de uma história com zumbis).
A obra toda é desenvolvida em um período curto de tempo, em alguns casos isso soa meio ruim, porque parece que as situações, principalmente de romance, são forçadas. Mas esse não é o caso de “Dearly, Departed”, já que a autora soube conduzir a história de uma forma bastante satisfatória, que faz com que a gente entenda o que se passa com os personagens e a passagem de tempo acaba se encaixando perfeitamente.
Sobre a parte gráfica do livro, as letras são pequeninas e em cada início de capítulo há uma caixa com o nome do personagem que está narrando o capítulo em questão. A arte da capa é linda demais, como eu comentei no início da resenha, mas a iD não utilizou nenhum recurso diferenciado nessa impressão.
A única coisa que me incomodou profundamente foi que a edição da editora iD está repleta de erros gramaticais, o que é muito chato. Não costumo me incomodar quando um ou outro erro aparece nas leituras, até porque errar é humano e às vezes alguma coisa passa despercebida, mas nesse caso não tinha como não notar, devido a grande quantidade de coisas erradas. O negócio é que a editora iD não costuma apresentar tantos erros em seus livros, então foi uma decepção ver que não tiveram o cuidado de manter sua qualidade nesse título do qual gostei tanto, mas vamos torcer para que as próximas edições sejam consertadas.
Recomendo demais esse título, e acho que ele pode conquistar tanto as meninas quanto os meninos (e por que não, mulheres e homens?), já que possui elementos para vários gostos: steampunk, distopia, jovem adulto, zumbis, mundo pós-apocalíptico, além de mesclar romance e cenas mais tensas na medida certa. Se você busca uma história bem desenvolvida, que flui maravilhosamente bem, e com inovação na área, então você acaba de encontrar o que estava procurando.
 Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 08 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Olá, Thatha!!

    Fora o fato de eu ter lido o livro, e logo não poder opinar sobre a história, parece que você tirou as palavras da minha boca ^^ Pensamos de forma muito parecida :)
    Eu também adoro entrar na mente dos personagens, ou seja, também prefiro a narrativa em 1ª pessoa.
    Nuca li nenhum livro que abordo esse universo "Zumbi" e, assim como você era, não sou nenhum um pouco fã, mas... recentemente me interessei por esse livro, também por causa da capa rsrs, porém ainda não tinha lido nada sobre ele, então adorei a sua resenha, muito esclarecedora!!!

    Voltando aos Zumbis, eu não conseguia imaginar uma história romântica com alguém, tão... morto! rsrs apesar de gostar bastante da temática vampiros, que na verdade também não estão necessariamente vivos. Contudo, pela capa *__*, pela sinopse e, agora, por sua resenha, eu daria uma chance ao livro, principalmente depois de você dizer que entrou para o seu hall de favoritos.

    Quando comecei a ler sua resenha achei muito estranha essa questão de tudo se passar em 2187 e as pessoa se vestirem omo na era vitoriana (digo isso pelo que vi na capa), mas conforme continuei a leitura achei isso muuuuito interessante e, ao mesmo tempo, fiquei com receio de como isso ia ser trabalhado. Por isso fiquei ainda mais interessada quando você elogiou o conhecimento histórico da autora, acho esse tipo de trabalho fantástico!

    Dito tuuudo isso, junto-me a você e lamento que a edição tenha deixado tato a desejar no quesito gramatical, uma pena :( ... concordo plenamente que errar é humano e também relevo muito dos erros que encontro por aí, mas isso é realmente chato.


    Para finalizar esse comentário gigantesco :p ... queria dizer que adoooro suas resenhas, não desmerecendo as outras meninas ( que também são ótimas), mas me identifico muito com seus textos, sempre dou uma olhadinha para ver se foi postada por você ^^ .. e quando não faço isso, sempre percebo que é seu.

    Atém mais!
    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii querida! =D
      Nossa, esse seu comentário me deixou sem palavras! Queria agradecer, de coração, pelo carinho e por tudo o
      que você escreveu sobre meu trabalho como resenhista aqui.
      É muito gratificante quando você "escuta" que alguém se identifica com seu texto, que você escreve tentando
      fazer o melhor possível, me sinto honrada e emocionada por isso.
      Muito, muito obrigada mesmo! De coração, você fez meu dia mais feliz! =D

      Sobre o livro, realmente vale a pena! Não tem tantas coisas nojentas (como eu esperava de zumbis hahaha),
      o romance é bem fofo, e a autora soube criar situações e cenários perfeitamente. Gostei muito mesmo!

      Beijos,
      Tatha

      Excluir
    2. De nada ^.^ Eu realmente amo suas resenhas!♥

      Espero poder ler esse livro em breve *.* ... o engraçado é que minha preocupação era exatamente essa que você falou, pensava que seria meio "nojento" rsrs ... é por isso que sempre leio resenhas antes de comprar um livro, ajuda muito, nesse caso a desfazer uma impressão errada :)

      Até mais!!
      :*

      Excluir
  2. Oi!
    Amei a capa do livro como você, mas quando vi o tema desanimei logo. Nunca gostei muito do tema Zumbis.
    Tentei ver a série Walking Dead, que está fazendo o maior sucesso, mas vi os dois primeiros episódios e desanimei logo.
    Com o livro, achei que fosse mais ou menos como o seriado, mas pela sua resenha, vi que não é bem assim. rs
    Acho que qualquer dia darei uma chance a ele. Até porque não podemos saber se gostamos de um tema sem ter lido né?! rs

    Ele faz parte de uma série? Tem continuação??

    beijos e parabéns pela resenha! =)

    ResponderExcluir
  3. Bom, não sei se me interessei nesse livro. Tem muitos elementos envolvidos na história e que não sei se para mim funcionou. A capa é linda realmente, mas a história não me convenceu, não me agradou muito. Quem sabe terei a oportunidade de ler e acabo gostando.
    bjs

    Joyce
    entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Sou suspeita para falar desse livro porque venho cobiçando ele à vários dias (desde que foi lançado). Amo a capa, amo a sinopse,amo a temática... enfim Dearly, Departed é um TOP DESEJADO! Sua resenha só me incentiva! ^^

    Letras & Versos
    http://anna-gabby.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nenhum livro neste estilo. Mas tem um monte que eu gostaria de ler, e esse já entrou para a minha lista!

    Que capa linda!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  6. Olá Thata!
    Confesso que antes da tua resenha não havia me interessado taaanto pelo livro, pois pensei que a capa poderia não refletir o conteúdo e fiquei na desconfiança. Tratando-se de zumbis eu sempre fico na desconfiança! Já tentei ler um ou dois livros do gênero e bleh! Não consegui.
    Mas peraí... Mundo pós-apocalíptico, distopia, características vitorianas... Acho que tudo isso me faria ignorar o termo "zumbis" e me entregar à leitura. Ainda mais depois de tantos elogios da tua parte!
    Adicionei-o à minha lista de próximas leitura, já que o livro parece ser realmente interessante após esta tua resenha. Estou quase me estapiando por não ter dado atenção à ele.
    Em relação à narrativa fiquei realmente curiosa e animada, mesmo não sendo tão fã de narrações em primeira pessoa, pois normalmente temos apenas um ponto de vista, mas vejo a que a autora penso em um todo e conseguiu nos dar várias histórias em um único livro ao utilizar vários narradores.
    Preciso dizer que amei a tua resenha? Bom, preciso para que assim tu escrevas mais. Então: amei cada palavra e pontuação dessa resenha. <3

    Beijos,
    Samy. - http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei a capa do livro, mas depois de ler a sinopse achei que ele tendia ao romance.
    Fiquei muito feliz em saber que ele mistura vários elementos e principalmente, que é interessante.

    Me animei a ler, novamente.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  8. eu sou muito louca p/ ler esse livro, é tão lindo e a história parece ser a do tipo que gosto *-*
    sempre quis ler sobre zumbis, tenho sangue quente aqui em casa, mas ainda não li, mas esse parece ser melhor *_*

    ResponderExcluir
  9. ADOREI ! Nunca tinha ouvido falar desse livro e me interessei muito por causa da resenha. É um tema bem interessante mas não sei se ficaria tentada pela sinopse, mas depois disso que li com certeza está na (enorme) lista de livros que eu quero poder ler no futuro. A capa está incrível, e a resenha também :)

    ResponderExcluir
  10. Ah, eu gosto de zumbis *-* mas nunca li nada que os contenha. Nunca li nada steampunk, na verdade vim conhecer esse termo há pouco tempo. As resenhas desse livro são muito positivas, mas, realmente, os erros de português incomodam! Ixi, eu nunca li nada da iD, mas já vi diversas pessoas falarem que os erros são contantes e, sinceramente, os preços são bem salgadinhos, então o trabalho que eles deveriam fazer devia ser impecável.
    Gostei muito da temática, a proposta, a capa e tudo o mais, porém, devido aos erros, não sei se irei comprar esse livro... Talvez em uma outra edição...

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Quando vi a capa desse livro pensei que se passava sei la pelo séc 18 ou algo do tipo...Mais depois que li a resenha fiquei tipo "What não era o que eu pensava"...Adorei o livro alem da capa ser linda a estoria parece ser perfeita!!! *_*

    xoxo

    ResponderExcluir