O Clã dos Magos – Trudi Canavan


Confesso que quando peguei esse livro pela primeira vez, não sabia muito bem o que esperar, nem o que pensar. Foi só quando comecei a ler a história e descobrindo esse novo mundo, que fui admirando ele cada vez mais.
Em “O Clã dos Magos” conhecemos o reino de Imardin, um local que há mais de duzentos anos teve a sua área rural devastada pelo inverno, ocasionando consideravelmente no aumento do número de famintos, mendigos e de crimes, fazendo com que o rei tomasse uma providência boa apenas para a classe um pouco mais alta chamada purificação.
Para que seu reino fosse limpo, purificado de tudo que ele considerava ruim, o rei chamou os magos para fazer uma limpeza na cidade tirando todas as pessoas que não tivessem dinheiro suficiente para viver lá, desabrigando inúmeras pessoas e fazendo, assim, com que fossem criadas as favelas. Mesmo com o tempo se passando e com as mudanças dos reis, todos eles mantiveram a tradição da cerimônia de purificação.
O livro conta a história de Sonea, uma menina simples que perdeu a mãe muito cedo e foi abandonada pelo pai, fazendo com que ela fosse criada pelos seus tios, Jonna e Ranet, na favela. Quando o trabalho de sua tia conseguiu sustentar uma pensão dentro dos muros da cidade, eles se mudam da favela para Imardin, porém após uma cerimônia de purificação, eles são novamente expulsos pelos magos, fazendo com que voltem para seu local de origem, a favela.
Nas favelas a fome é a companheira devido à imensa pobreza e as pessoas não tem nem o direito de ir ver um mago que tem poderes de cura (um curador) quando estão doentes. São as pessoas esquecidas e largadas, que foram jogadas em um canto.
Na cerimônia da purificação, os magos se reúnem na praça e são protegidos por um campo de força. Em um momento de muita raiava, Soena acaba por se juntar a um grupo de pessoas que estavam protestando ao invés de ir encontrar os seus tios e, junto deles, atira uma pedra em direção aos magos com toda sua raiva e frustração por toda injustiça e pelo tratamento das autoridades com os mais pobres. O que ela não poderia imaginar é que a pedra que ela havia tacado quebraria o escudo feito pelos magos e acabaria atingindo um deles, que ficou inconsciente.
A primeira coisa que Sonia faz, ao perceber o que ocorreu, é fugir. E, como era de se esperar, o Clã dos magos, sendo temido e odiado pelas pessoas pobres, assim como nossa protagonista, passa a querer pegar Sonia, começando assim uma caçada.
Os magos dizem querer ajudar a protagonista a controlar os seus poderes e passarem seus ensinamentos, mas todos eles vieram de famílias ricas e humilharam os mais pobres, então será que Sonia deve se entregar para aqueles que sempre trouxeram desgraça para os seus amigos e familiares?
A história é dividida em duas partes e na segunda novos mistérios são inseridos na trama, que fica cada vez mais surpreendente, nos prendendo do início ao fim. A narrativa é em terceira pessoa e alguns fatos não foram tão bem elaborados, fazendo com que certos acontecimentos infelizmente ficassem confusos para nós, leitores.
 Algumas coisas ficam vagas e algumas situações acabam sendo mais rápidos do que deveriam. Apesar disso, é uma narrativa gostosa que prende o leitor pelos seus acontecimentos, aonde a história cada vez mais vai ganhando ritmo. O final do livro acaba de uma forma que deixa um gancho para o próximo volume.
A capa representa bem a história e a diagramação está perfeita. A Novo Conceito leva bem a sério o trabalho de agradar aos leitores e está sempre melhorando nesse quesito.
“O Clã dos Magos” é o primeiro volume de uma trilogia que promete nos encantar cada vez mais com sua história cheia de magia, mistérios, ação e aventura. Por isso eu recomendo a obra para todas as pessoas que adoram esses ingredientes misturados em uma única leitura.
Avaliação




>> Link dessa resenha no Skoob

>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 08 - FORMULÁRIO
>> Esse post está participando da Promoção Fim de Semana Novo Conceito



Comente com o Facebook:

27 comentários:

  1. Nossa o livro é totalmente diferente do que eu imaginava!!Gostei muito da resenha consegui ter uma ideia perfeita da historia oq me deixou muito interessada!!Prefiro esperar sair pelo menos o segundo por q sou muito muito ansiosa prefiro ler um atras do outro!! Curiosíssima...Bjao
    szane@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Quando li pela primeira vez a sinopse de "O clã dos magos" eu quis muito o livro. Todos esses ingredientes me atraem muito: magia, mistério, aventura e um mundo diferente, com um povo diferente. Pois eu tenho o livro e ainda não li. Fui lendo outros na frente e ainda não conheço a história dos habitantes de Imardin. Eu acho que, além da história "mágica", digamos assim, também tem um lado social, que comenta sobre essa diferença entre as classes e a discriminação de uns em favor de outros. É uma pena que alguns pontos tenham ficado vagos e mal esclarecidos porque podem fazer alguns leitores desistirem da história. Já foi lançado o segundo volume, A Aprendiz, e talvez tenhamos a resposta para alguns desses pontos nesse segundo volume.

    vanildarm@hotmail.com
    @VanildaP

    ResponderExcluir
  3. Nossa nunca imaginei que seria esta a historia. Achei a capa bonita, mas achei que seria como uma escola de magia, ou aprendiz de um mago. Não imaginei essa historia por trás. Gostei, mas vou esperar sair as duas continuações. Vi que saiu o segundo agora. Só esperar o terceiro daí eu leio. =) bjus

    franlee.alvez@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Esse livro parece ser bem legal e envolvente, embora se tenha esses pontos negativos os positivos parecem superá-los e o melhor é que as cenas vagas podem ter melhorado no segundo livro, que também parece ser bom!
    A autora também parece querer fazer uma critica as diferenças entres classes sociais, como uns tem privilegios a mais que outros e que se aproveitam por isso! Gostei desse lado que junta sobrenatural a fatos sociais que vivemos hoje!

    fellipe.frr@gmail.com
    @felliphy

    ResponderExcluir
  5. Own magia e aventura! É comigo mesma, adoro estes livros, e até agora não tive a oportunidade de ler o clã dos magos, mas já está na lista com toda certeza, pois espero me surpreender, já que livros assim tem quase um imã para me atrair :)

    yarasp71@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa confesso que eu nunca imaginaria que o livro seria assim... a capa passa uma coisa diferente na minha opniao, sei la...

    Mas fiquei curiosa agora, parece ser muito bom.

    Parabens a resenha está show!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Também pensava outra coisa ao ver a capa. Gostei de saber que te surpreendeu pois também estou esperando o meu chegar para me aventurar pelo reino de Imardin. Gosto de livros que unam magia, ação, aventura e mistério. Pelo jeito é mais um que irei gostar.

    Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!!!

    khrysanjos@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Desde do lançamento "O Clã dos Magos" me interessou, principalmente pelo toque de 'aventura' que ele parece levar. Porém não sei se no todo o livro me agradaria, mas de qualquer forma sempre temos que tirar nossas próprias conclusões, né? Li em várias resenhas que a história se torna monótona com o passar das páginas, por elas justamente irem na mesma, a perseguição. Acredito que o livro vá além da "magia e aventura" que transparece, mas também fazendo-se refletir sobre essas questões altamente realistas que há da "classe social".
    Enfim, ainda possuo certa curiosidade em lê-lo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu me interessei por essa trilogia logo que o livro foi lançado, mas vou esperar até que esteja completa para poder ler, a minha ansiedade não permite que eu comece a ler e então tenha que esperar por um longo período pela continuação. Mas está na lista de desejados.
    mcrisaragao@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. eu to esperando o segundo livro,pois me parece uma historia super bacana, gosto desse ar mistico e com essa coisa de magia, da um ar de ilusão e de poder quando leio :)
    @thailadesouza
    thailikasouza_candy@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Não costumo ler esse tipo de livro, mas, de uns tempos pra cá, tenho lido alguns livros diferentes. Se o livro cair na minha mão, vou ler com certeza.
    leilaschmitz@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Apesar de não fazer exatamente o meu estilo literário, O Clã dos Magos tem muitos elementos que aprecio em uma leitura.
    Já li pessoas reclamando do ritmo lento na maior parte do livro. E atribuo isto à construção e apresentação da realidade criada pela autora. Não é possível tratar de um "outro mundo" sem explicitar certas regras de como ele funciona. Também não é possível começar uma história sem apresentar os personagens e criar certa empatia ao leitor.
    Com certeza daria uma chance ao livro, provavelmente à trilogia também.
    bjs
    @anaisfollowing

    ResponderExcluir
  14. Já vi esse livro em muitos lugares, mas não sabia muito bem do que se tratava, parece interessante, achou que o lerei em breve ^^

    Beijos

    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Li esse livro faz pouquíssimo tempo, e posso dizer que ele teve dois momentos na leitura, o começo arrastado que não tinha a menor necessidade de se estender tanto. E a segunda parte que ai sim pareceu o livro que eu esperei tanto para ler!

    No fim ele vale a leitura, e eu tb dou 4 casinhas para ele, quero logo o segundo pensando que ele vai seguir o ritmo da segunda parte S2!

    Miquilis: Bruna Costenaro- bruheadbanger@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Ainda não conhecia esse livro mas pela resenha gostei bastante da história, parece ser bem interessante por misturar magia, aventura e mistério. Adorei, obrigada pela dica.
    bjs

    Joyce
    joycegadiolli@ig.com.br
    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Será que vai ser uma trilogia de "três"? KKKKK Eu gosto quando são! Ainda não li esse livro, mas não é que eu não tenha vontade, apenas ainda não tive oportunidade de comprá-lo, e também nunca tinha lido nada a respeito dele. Agora que conheço pelo menos uma opinião (e de cara ela é positiva), vou procurar conhecer mais um pouco a respeito dele...

    Brunna Carolinne
    brunna_plutao@hotmail.com
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Adoro estórias que tenha mistérios,magia.Sempre quando era criança gostava de brincar de magia,de que era uma bruxa,uma feiticeira e tão todo livro que vejo de magia eu gosto de ler, além que gosto de sobrenatural.
    E também tem a questão de que as pessoas mais pobres,são jogadas de lado e, que só os ricos tem o direito de morar na cidade.Essa classe social que existe na vida real,de como muitas vezes, que mora na favela é excluído.Um mundo que ainda tem esse preconceito,mesmo ao passar do tempo.
    Então , quero muito ler esse livro.

    Jéssica Rodrigues
    jeskinha_416@hotmail.com
    http://leitorasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Estou super animada para ler O Clã dos Magos. A ideia de alguém de fora poder mudar tantos planos é incrível. Claro que pode ser uma história um pouco clichê, mas o livro aparenta ter um toque único. E a capa caracterizou o livro muito bem. Achei um ótimo trabalho.

    Bjoos

    ResponderExcluir
  20. Pela capa e pelo titulo imaginava uma coisa completamente diferente...nunca nunca mesmo imaginei que a historia seria desse jeito pensava que era uma coisa meio alguém sendo treinado para virar um mago ou algo do tipo....mesmo não sendo o que imaginei parece ser bem legal gostei bastante...
    xoxo

    ResponderExcluir
  21. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro mas sempre fui super curiosa.Todos falam muito bem dele e a história é bem diferente.
    Essa mistura de mistério e aventura são os ingredientes certos para uma história envolvente que não te deixa largar até acabar.
    Adoro trilogias, por mais que fique angustiada pela continuação.

    A capa é linda.

    Beijos
    Vanessa - nessinha.002@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Eu estava extremamente curiosa para ler Clã dos Magos e logo que foi lançado eu li.
    Foi um livro que, por sua história, me agradou muito e embora tenha algumas coisas um pouco difíceis (também senti uma certa "confusão" no livro e tive muito problema em assimilar o nome dos personagens, em boa parte do livro) eu adorei.
    Amo fantasia, suspense e ação, então o livro tem tudo que eu gosto e estou muito ansiosa para ler A Aprendiz.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  23. Eu tenho esse livro aqui em casa e estou querendo muito ler, mas tenho que diminuir a pilha dos que não li ainda[ mais velhos]. A resenha só me animou mais *_*
    @JenifferHaddad

    ResponderExcluir
  24. Esse livro não me chamou tanta atenção! Sei lá, sou apaixonada por capas de livros e esse para mim não é das mais bonitas!

    A estória desse livro parece ser beem legal e como não se deve julgar um livro pela capa, vou tentar dar um chance para ele!


    Beiijos, Jéssica C.S

    ResponderExcluir
  25. Pela capa não era essa a estoria que eu imaginava!!!Podia jurar que era uma coisa mais como alguém sendo treinado para ser um mago ou algo do tipo!Mais gostei bastante da estoria verdadeira do livro!

    xoxo

    ResponderExcluir