Conselho de Amiga - Siobhan Vivian


Eu, particularmente, adoro livros que retratem jovens e seus dramas, assim como adoro filmes deste mesmo estilo, etc. Sendo assim, quando vi que a Novo Conceito iria lançar o livro “Conselho de Amiga” fiquei bem animada, pois pelo título e capa ele me parecia ser um livro leve e descontraído que me resultaria bons momentos e até mesmo ótimas risadas. Foi então que comecei minha leitura e agora, depois de ler a última página venho contar para vocês o que achei em relação a esse título.
“Conselho de amiga” conta a história de Rub, uma menina de dezesseis anos que no dia de sua festa de aniversário vê o seu pai reaparecer depois de muito tempo sumido, reabrindo uma ferida antiga em seu coração, já que ela nunca conseguiu entender o motivo de seu pai ter abandonado ela e sua mãe. Vemos como a protagonista ficou abalada em toda sua vida e como isso a distanciou de sua mãe, já que ambas não souberam como lidar bem com essa situação.
Rub sempre teve uma amiga que esteve ao seu lado e que a fazia se sentir melhor, Beth. Ela a ajudava, protegendo-a e lhe ensinando como ela deveria agir, dando conselhos de amiga. Nossa protagonista faz parte um grupo de amigas composto por Beth, Katherine e Maria e, juntas, compartilham histórias e segredos.
Beth acredita que Rub não se relacione bem com os meninos devido ao abandono do seu pai na infância, criando um tipo de trauma. Mas quando ela conhece Charlie, um garoto novo na cidade, as coisas começam a ser diferentes, já que ela sente que pode confiar nele e por isso passam bastante tempo juntos.
A história é basicamente assim: as amigas, Charlie, a relação distante com a mãe, a ausência do pai e a volta dele. E, com esses elementos, Siobhan criou uma história que não chega a ser “a” história, mas é gostosa de se ler e, ao decorrer das páginas, ela vai ganhando mais enredo e ficando melhor.
A narrativa é em primeira pessoa então temos os pensamentos de Ruby e seus sentimentos narrados. Isso nos aproximou bastante da protagonista. A escrita da autora possui uma forma simples e bem fluida, fazendo com que a gente leia a história de uma forma bem rápida.
Como falei no começo da minha resenha, pensei que esse seria um livro diferente, divertido e descontraído, porém achei que o foco do livro é mais na tristeza e solidão da protagonista, não dando tanto enfoque nas coisas teen. Claro que isso não é totalmente ruim, é só diferente do que eu pensava que ele era.
A capa está bem bonita, apesar de eu gostar mais da original, e a diagramação está perfeita e as páginas são amarelinhas, ótimas para leitura.
Recomendo o livro para todo mundo que quiser ler uma história adolescente com poucas reviravoltas, porém com algumad situações que nos fazem refletir e até mesmo nos divertir.
Avaliação




>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 08 - FORMULÁRIO
>> Esse post está participando da Promoção Fim de Semana Novo Conceito



Comente com o Facebook:

25 comentários:

  1. Também adoro livros que retratem jovens e seus dramas mas esse foi um dos poucos que não atraiu minha atenção. Li muitas pessoas falarem que é fraquinho. Sou como São Tomé: ler para acreditar mas com esse livro não aconteceu de querer ler. Quem sabe tento a oportunidade de ler eu mude de opinião né!?

    Um leve bater de asas para todos!!!!!!

    khrysanjos@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Conselho de amiga é um livro que leria há uns anos. Hoje, já acho que passou um pouquinho do tempo.
    De qualquer forma, os "dramas" adolescentes, em geral, são assim, descobertas quanto ao amor e a amizade, conflitos familiares e tristezas inexplicáveis (volta e meia).
    Como você disse, não há um elemento novo nesta história, não há uma super narrativa nem nada do gênero.
    Talvez seja um bom livro para quem quer passar o tempo com uma obra leve e despretensiosa.
    bjs
    @anaisfollowing

    ResponderExcluir
  3. Que pena que o livro não tenha te conquistado tanto, mas tenho certeza que é uma ótima leitura, tanto para reflexões quanto para divertimento! Acredito que gostaria, apesar do "foco" dele, rsrs!

    Beijos
    so.soline@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Talvez por você esperar uma coisa e na hora aparecer outra você tenha dado essa nota para ele, mas talvez o livro é que não seja seu estilo mesmo... Eu já vi por aí muitas resenhas dele, umas negativas ao extremo, outras positivas e outras no meio termo. Eu não tenho vontade de lê-lo apenas porque não é o meu gênero literário preferido...

    Brunna Carolinne
    brunna_plutao@hotmail.com
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Faz tempo que não leio algum livro com drama adoscelente talvez porque eu passei um pouco dessa fase mas não descarto a possibilidade de algum dia lê-lo. Gosto de livros que nos fazem refletir na nossa própria vida. Gostei muito da resenha.
    bjs

    Joyce
    joycegadiolli@ig.com.br
    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito de livros que abordam os adolescentes acho divertido!!Claro que tbm acho importante abordar uns assuntos mais sérios as vezes pros próprios adolescente terem vontade de ler e assim refletirem tbm!!Desde quando eu vi esse livro fiquei com vontade de ler mas até agora ainda não o fiz!!Gostei muito da resenha *-* Bjao

    szane@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Não tenho preconceitos quanto a gêneros literários mas acredito que Conselho de Amiga seria bem indicado para os mais jovens. Pela sua resenha, percebi que os leitores mais "veteranos" digamos assim, vão achar a história fraca, talvez desinteressante, mas acredito que tenha um bom público para ela. Confesso que, como você, também achei que o foco da história fosse um tema mais leve e mais dia a dia dos adolescentes. Não imaginei que teria essa carga mais triste e focada em solidão. Mas são coisas que os mais jovens (e também os mais velhos, por que não?) enfrentam em algum momento da vida.

    vanildarm@Hotmail.com
    @VanildaP

    ResponderExcluir
  8. Nossa... eu esperava uma coisa totalmente diferente sobre esse livro, eu pensava que ele trataria sobre as crises do primeiro amor, essas coisas...

    De qualquer forma gostei da história, mas nao tenho certeza se leria esse livro =/

    Beijos
    ma_milesi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. E gosto de estórias de jovens adolescentes,mas gosto quando envolve seus dramas amorosos, a questão da vida confusa de uma adolescente aprendendo a ficar adulta e que tenham muitas reviravoltas.Por isso eu não sei se leria esse livro.

    Parabéns pela resenha.

    Jéssica Rodrigues
    jeskinha_416@hotmail.com
    http://leitorasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Gosto de historias Teen claro, mas pela capa do livro tinha uma impressão completamente diferente dessa. Pensei que era um desses livros que era bem alto astral, confusões de adolescente. Mas agora lendo sua resenha, vi que não é uma historia tão feliz assim.

    Vou ler. Adorei a resenha.

    bjs
    franlee.alvez@gmail.com
    @fran_alves

    ResponderExcluir
  11. Gostei tanto do livro Não Sou Este Tipo de Garota, da autora, que fiquei feliz quando soube que tinham lançado esse livro. Porém, parece não ter o mesmo apelo leve e descontraído do outro. Alias, concordo em relação a capa. A original é bem mais bonita, porém ainda mostra como as amigas eram unidas. Então, mesmo não sendo 100% ficou um belo trabalho.

    Bjoos

    ResponderExcluir
  12. li opiniões bem distintas sobre o livro, eu o tenho,espero poder ler logo, pois quero poder opinar sobre ele com mais categoria
    @thailadesouza
    thailikasouza_candy@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Também adoro livros e filmes de dramas adolescentes mais não muito quando a protagonista é tipo a "rainha do drama"...Mais parece que não é o que acontece com a protagonista de "conselho de amiga" pela resenha ela parece ser uma pessoa "controlada" e não a do tipo "louca do drama" o que é ótimo...Gostei muito da resenha...
    xoxo

    cassia2594@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Esse tipo de história até certo ponto é interessante, mais não achei assim tão "boa".

    ResponderExcluir
  15. Essa história não me atrai muito... Olhando a capa, pensei que se tratasse de uma história diferente. Às vezes a capa me engana.
    leilaschmitz@yahoo.com.br
    @Leila_C_S

    ResponderExcluir
  16. Caramba, eu tinha certeza que era um livro sobre alegria, piadinhas entre amigas e tal. Não uma história triste, mas é bom pra mudar o estilo das leituras.

    Yasmim Namen
    yasmim_fd@hotmail.com
    @nyasmim

    ResponderExcluir
  17. Nenhuma resenha que eu tenha lido sobre esse livro me empolgou, ele parece falar rasamente do que se propôs a dizer, uma pena, pq a adolescência é complexa em sua essência, tantas coisas se passam na cabeça, tantas coisas malucas acontecem mesmo diante da total desgraça. E sem dúvida é uma das melhores épocas da vida!

    Miquilis: Bruna Costenaro- bruheadbanger@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pela resenha!

    A capa é bem legal, mas não é o meu tipo de leitura.
    A história parece bem leve e descontraída.

    Beijos

    Vanessa - nessinha.002@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Não sou muto fã desse tipo de histórias e esse, em particular, não me fez sentir muito interesse. Somado a isso já vi várias críticas não muito boas, então não tenho grande vontade de ler.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  20. Esse livro não parece ser o tipo de leitura que eu realmente gosto, mesmo quando se trata de histórias infanto-juvenis ou para o público teen eu gosto mais de histórias diferentes, que fujam do lugar comum.
    mcrisaragao@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Gosto de ler livros teens, mas acho que esse não é para mim, pois como vc disse parece ser triste e muita gente não deu maravilhas para ele, leria, mas só se não tivese nada para ler ;/ @JenifferHaddad

    ResponderExcluir
  22. Esse livro parece ser bem fofinho não do tipo que te prende ate a ultima pagina mais aquele que vc ler devagar!!!Adorei a resenha!

    xoxo

    ResponderExcluir
  23. É exatamente o tipo de livro que eu gosto de ler, relação com a familia, romance e amigas >.<

    Beiijos,

    ResponderExcluir