Escândalos na Primavera - As Quatro Estações do Amor #04 - Lisa Kleypas

Este livro é o último da série “As Quatro Estações do Amor”, sendo que cada um dos volumes conta a história de uma das quatro amigas: Annabelle, Lillian, Evangeline e Daisy. Como todas as obras anteriores já foram todas resenhadas aqui no blog, vocês podem conferir um pouco mais sobre as tramas delas, assim como o motivo de terem se tornado amigas, e o que achei dos livros, basta clicar no nome de cada protagonista, que será redirecionado para a resenha em questão.
“Escândalos na Primavera” fala sobre a última das amigas, Daisy Bowman, que só tem vinte e dois anos, é americana e sua irmã é Lilian, que se casou com o Lorde Westcliff. Seus pais foram para a Inglaterra, pois queriam que suas filhas se casassem com nobres,  já que o seu pai era um rico fabricante de sabão. Como Lilian conseguiu e Daisy, não, seu pai ficou furioso, pois estava investindo nela há dois anos e morando em um hotel de luxo para que ela arrumasse um pretendente. E até então, nada. Sendo assim, ele lhe dá um ultimato, para que em dois meses ela arrume um marido ou ele mesmo lhe arranjará um.
Mas ela passa mais tempo lendo, o que adora fazer por sinal, e de nada lembra garotas à procura de casamento, já que, na época, moças interessantes seriam as prendadas e submissas aos rapazes, futuros pretendentes. Só que essa vida sem amor e cheia de submissão não estava nem nos sonhos dela. Daisy gostaria, sim, de casar e constituir uma família, mas primeiramente casar-se por amor e sem arranjos.
Daisy tem pouca estatura, é frágil, com cabelos e olhos escuros e pele clara. Muitas vezes a chamavam de miúda e travessa, só que este último quesito afasta muitos pretendentes, pois foge dos padrões. E ela escapa de ser esposa ideal, pois não gosta muito de administrar uma casa e não se importa muito com essas coisas. Ela gosta mesmo é de um bom livro e sonha com as suas histórias. É muito ligada à sua irmã mais velha, Lilian, e sempre se apoiam e se amam muito. Vivem aprontando de um jeito bem delas mesmo, ainda que Lilian já seja casada.
O Sr. Bowman decidiu agir e fez com que Matthew fosse convidado para ir a Inglaterra com a intenção de casá-lo com Daisy. Só que este nem imaginava essa pretensão, e aceitou o convite para ir à Londres mesmo assim. Sua reação quando soube das intenções do Sr. Bowman foi de surpresa, mas ele também não queria casar com ela se Daisy não gostasse dele.
Mas, com o tempo, eles foram se envolvendo e ela acabou percebendo que havia sentimentos por Matthew, os mesmos que ele já nutria por ela há muito tempo, mesmo sem demonstrar por receio de ser rejeitado e por conta de um segredo que possuía. Então, por mais que o pai tenha tido um pouco de envolvimento com o reencontro dos dois, eles acabaram ficando juntos sem qualquer imposição de alguém.
Sabe o que mais gostei deste livro? Do protagonista masculino, Matthew, ele é um fofo. Soube esconder tudo que sentia por Daisy por todos aqueles anos, e quando finalmente veio à tona, foi muito lindo. Agora nem sei de qual livro da série eu gosto mais, mas se for por conta do mocinho, este ganha sem dúvidas. Apesar dos outros terem me cativado também, cada um com seu jeito, o Matthew foi, sem dúvidas, o mais especial: de um tolo apaixonado, que nunca havia captado a atenção da mocinha, para um jovem que fez de tudo para melhorar sua aparência, seus modos, e se empenhando em seu trabalho, para conquistar seu verdadeiro amor, mesmo que no começo ela não tenha desconfiado de nada. As românticas de plantão com certeza vão entender tudo o que senti com este livro. Foi incrível.
“Ele a queria havia tanto tempo! Mil vezes lembrara a si mesmo de todos os motivos pelos quais nunca a queria. E tinha sido muito mais fácil saber que ela o detestava e que não havia nenhum motivo para ter esperança. Mas a possibilidade de os sentimentos de Daisy terem mudado, de ela também querê-lo, o encheu de uma emoção vertiginosa.”
Mas ele só guardou este sentimento, pois tinha um mistério em sua vida que tinha receio de compartilhar com alguém, principalmente com Daisy, que no começo do envolvimento entre eles, relutou muito, pois achava que Matthew queria casar com ela por imposição do seu pai, já que ele era seu braço direito, muito responsável e aprendeu muito com o pai dela.
No decorrer das páginas, o livro, mesmo sendo meio morno em alguns momentos, prende muito a nossa atenção. O desenrolar foi muito bom, principalmente a descoberta do segredo de Matthew, a união de todos, o modo como encararam o ocorrido, e como o mesmo foi resolvido, nos leva a crer que muitas vezes nos enganamos com as pessoas, e ainda que os mais frios podem ser pessoas que têm um grande potencial em ajudar os outros.
Gostei muito de Daisy, que é romântica e um doce de garota, ao mesmo tempo em que é determinada e não se deixa influenciar pela imposição do pai e de como a alta sociedade acha que ela deveria agir. E é muito divertida e, junto com Matthew, arrancou algumas risadas de mim.
“ – Daisy é uma diabinha encantadora, para não dizer adorável. Se ela tivesse um pouco mais de autoconfiança, e menos sensibilidade, a esta altura teria aprendido a atrair o sexo oposto com facilidade. Mas devemos lhe dar o crédito de não tratar o amor como um jogo. Poucos homens têm a capacidade de apreciar a sinceridade em uma mulher.”
Sua irmã, Lilian, neste livro dá à luz sua filha, que leva o nome do veterinário, pois foi o único médico disponível na região que pôde fazer seu parto. Quanto às amigas Annabelle e Evie, também continuaram presentes nesta obra, dando força para Daisy juntamente com Lilian. Ou seja, este exemplar não conta somente com o relacionamento entre os protagonistas, engloba os personagens mais importantes que conhecemos anteriores de maneira geral.
E chegamos ao fim de mais uma série deliciosa de romance de época. Mal terminei esta leitura e já estou com saudades destas protagonistas adoráveis e divertidas. A autora escreveu um desfecho com chave de ouro, um romance lindo e nos deixou com um gostinho de quero mais.
Na verdade, no exterior foram publicados dois volumes extras para a série, “Again the Magic” (#0.5) e “A Wallflower Christmas” (#4.5), que são passados neste mesmo universo, mas com outros protagonistas. Infelizmente a Editora Arqueiro não tem previsão de publicá-los no Brasil, mas espero conseguir lê-los um dia.
Recomendo muito esta leitura, e só fico triste pois as histórias foram concluídas. Vou sentir falta desta série que muito me encantou. Lisa Kleypas não deixou por menos, todas as histórias são ótimas, com excelentes protagonistas e  sua escrita e narrativa fluem muito bem, mesmo sendo uma época anterior à nossa. Super indico. Até o próximo livro desta magnífica autora!
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário