Crave a Marca - Crave a Marca #01 - Veronica Roth

Eu já havia lido a outra série dessa autora, “Divergente” (clique no título e confira as resenhas de todos os volumes), e me apaixonado tanto pela escrita quanto pelos personagens criados por ela. Confesso que o final da série me deixou um pouco triste, mas ainda amo a narrativa de Veronica, por este motivo, logo que vi que a nova série dela estava sendo lançada aqui pela Editora Rocco, selo Rocco Jovens Leitores, fui correndo começar a minha leitura assim que tive o exemplar em mãos.
Neste volume, conhecemos a história de Cyra Noavek e Akos Kereseth, dois jovens que têm a vida muito diferente um do outro, isso porque ela é irmã do tirano Rizek (governante de Shotet), e ele vive em Thuvhe (planeta-nação inimiga dos Shotet). O universo onde vivem é totalmente diferente do que estamos acostumados, já que eles vivem em uma galáxia onde tudo está conectado por uma espécie de força maior chamada de a corrente, e essa força dá poderes para algumas pessoas, sejam elas boas ou não.
Nossa protagonista sempre viveu no luxo de sua família por ser da realeza, e ela tem um poder onde seu toque causa dor nas pessoas, fazendo com que o seu irmão se aproveitasse disso, e acabasse usando-a como uma arma. Além disso, ela também sentia dor o tempo todo, o que era bem ruim. Já Akos, vive com os seus pais e irmãos em bastante harmonia, até que um grupo de Shotet o captura juntamente com o seu irmão mais velho, Eijeh. Akos tem o dom de anular outros dons, fazendo com que o toque de nossa protagonista não cause dor nele, e dando uma pausa de dor para ela, lhe causando um alívio, mesmo que temporário.
Podemos acompanhar quando eles acabam se conhecendo e quando Akos é obrigado a ficar o tempo todo ao lado de Cyra. Vemos que ambos acabam criando uma bela amizade, inclusive porque, antes dele, ela era uma menina solitária, que possui uma família tirana e bem ruim, e ainda por cima tinha que lidar com toda a dor sozinha, já que ninguém iria querer encostar na mesma e sentir uma dor terrível, fazendo com que ele seja a única pessoa que possa conhecê-la realmente por quem ela é, e não pelo que causa. E, para Akos, Cyra é a sua chance de fugir e encontrar o irmão para o salvar, além disso, ele consegue enxergar quem ela realmente é.
Paralelo à história dos dois, vemos que o um grupo de cidadãos insatisfeitos com a forma de governar tirana de Rizek resolvem se unir para achar uma forma de tirá-lo do poder. Em meio a tudo isso, podemos ver como a história dos nossos protagonistas acaba se entrelaçando com tudo o que está ocorrendo, nos trazendo uma aventura de tirar o fôlego, repleta de ação.
O livro é alternado pelo ponto de vista dos nossos personagens principais, o que foi bem legal, já que assim podemos conhecer um pouco mais deles. A única coisa que achei um pouco confusa, foi que na parte narrada por Cyra, temos sua visão em primeira pessoa, e na parte de Akos a narrativa é em terceira pessoa. Mas até considero que Veronica conseguiu achar uma forma para que tudo isso desse certo, e mesmo tendo achado um pouco confuso no início do livro, no final eu já estava acostumada e gostando dessa nova forma de narrar.
Os personagens são ótimos, muito bem construídos, cada um com o seu jeito de ser, fazendo com que a gente se encante em todos os momentos pelos mesmos, e que a gente torça para que tudo dê certo. Com um universo novo, totalmente diferente, temos uma narrativa rápida e fluida, que nos prende em cada virada de página com cenas eletrizantes, além de várias descobertas e inúmeras reviravoltas.
A capa original foi mantida e eu gosto muito dela, que prova que o menos é mais e coisas simples também são lindas. A diagramação está bem confortável para uma leitura agradável, com fonte e espaçamentos em tamanhos ideais, além de a edição impressa ainda contar com páginas amarelas.
Recomendo “Crave a Marca” para todas as pessoas que, assim como eu, curtem um livro eletrizante, que traz um cenário incrível e original, e personagens maravilhosos e muito bem construídos. Veronica como sempre arrasa na narrativa e consegue nos prender do início ao fim com uma história cativante e cheia de reviravoltas.  Não vejo a hora de poder ler o próximo volume para saber ainda mais sobre esse novo universo.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário