A Garota do Lago - Charlie Donlea

Depois de viver uma experiência dolorosa em sua vida, a repórter investigativa Kelsey Castle, se afasta de seu emprego por um tempo. Até que decide voltar à ativa, mesmo que não seja inteiramente recomendado, e seu chefe, Penn, lhe conta de um acontecimento que pode vir a ser enorme, caso respostas sejam encontradas. Sabendo do grande talento de sua melhor profissional, e querendo lhe ajudar a superar o que vivenciou, ele decide mandá-la para lá, pois ao mesmo tempo em que ela poderia relaxar um pouco com a beleza do local, estaria atrás de uma história muito importante.
O caso consiste em um assassinato que ocorreu semanas atrás, de uma jovem de nome Becca Eckersley, que era estudante de direito e filha de um poderoso advogado. O problema é que a moça levava uma ótima vida e o crime foi em uma linda cidade pacata onde todos se conheciam, chamada Summit Lake, um local entre as montanhas, à beira de um lago, e este é o único homicídio documentado na história do lugar. Até o momento, não há grandes evidências que levem as autoridades à resolução do caso, e com o passar do tempo, vai ficando mais complicado chegar ao verdadeiro culpado.
É aí que entra Kelsey, que tem uma grande determinação e se empenha completamente neste trabalho para desvendar o crime e, assim, conseguir seu furo de reportagem. Ela talvez tenha uma sorte muito grande, ou é uma ótima manipuladora, e consegue fazer com que as pessoas lhe contem coisas que antes não contavam a ninguém, e inclusive omitiam informações importantes para desvendarem o mistério do assassinato de Becca.
Até mesmo o delegado, que tinha poucas evidências, lhe contou tudo, mesmo que vários outros repórteres antes dela tenham tentado obter informações com ele em vão, e entregou-lhe uma pasta com todas os arquivos que possuía, pois ela prometeu que o contataria novamente quando soubesse de algo.
Outra moradora da cidade, que era dona de uma lanchonete, na qual Becca passou sua última noite, também revelou um segredo a ela, que sua filha havia lhe contado e pediu para não expor a ninguém. Há também um médico, para quem ela pede informações, que mesmo não sendo do setor, acaba descobrindo muitas coisas e as revela para Kelsey. E ainda existe uma jovem, que trabalhava no café, que também faz parte destas pessoas que ajudaram a desvendar a trama.
Essa facilidade que Kelsey tinha em obter e desvendar informações importantes que ninguém revelava a outras pessoas, soou um pouco forçado para mim. Coisas como esta destreza e “sorte” que a protagonista tinha eu não entendi muito bem. Como assim?! Por que escolhiam contar tudo a ela não tendo contado para ninguém mais? Tirando isso, o livro foi incrivelmente sensacional.
Kelsey se aprofunda muito nesse caso, pois viveu uma terrível experiência bastante semelhante à de Becca, com a diferença de que ela sobreviveu, enquanto a outra, não. Por conta disso, nossa protagonista se empenha mais e mais na busca por respostas e não descansa até encontrá-las.
Gostei muito de Castle, pela sua determinação em chegar ao desfecho desta trama, a maneira como ela conseguiu atrair para si as pessoas ao seu redor, fazendo com que confiassem nela o suficiente para ajudá-la na resolução de um caso que mudaria sua vida (apesar de no começo ter achado isso um pouco forçado), sua garra para dar a volta por cima depois de ela própria ter enfrentado algo muito ruim em sua vida, e sua personalidade forte.  
Este, como vocês podem perceber pela resenha, é um livro de suspense, porém, como uma pessoa que adora uma pitada de romance, posso afirmar que ele está presente na obra, apesar de bem sutilmente, o que me fez gostar mais ainda.
Não consegui parar de ler o livro, e a cada página virada, ele se tornava mais emocionante, porque gosto de desvendar mistérios e fico ansiosa para encontrar a resolução logo. Por incrível que pareça, e por conta da minha curiosidade, já estava imaginando quem havia matado a moça, só que a pessoa que eu estava acreditando que fosse a culpada, provavelmente não poderia ser, já que descobrimos algo a respeito dela que impossibilitaria isso. Porém, como um bom livro, há muitas reviravoltas, e talvez eu estivesse certa o tempo todo. Mas não vou comentar quem ou o porquê de eu achar isso, e nem se eu estava mesmo correta, porque poderia ser spoiler.
Essa obra foi muito bem desenvolvida, com todos os pontos encaixados perfeitamente no desfecho, então posso afirmar que o final me surpreendeu muito. E o autor soube manter a atenção do leitor de uma forma impressionante, característica que nem todos conseguem, fazendo com que a gente sinta vontade de devorar todas as páginas para chegar ao tão desejado final o quanto antes, e ainda podemos contar com uma narrativa fluida e interessante.
Em minha opinião, Charlie Donlea chegou ao nível de grandes escritores, como Michael Connelly, autor que eu realmente gosto muito, e soube dar movimento em todas as folhas do livro, fazendo com que a leitura não ficasse cansativa ou chata nem por um pequeno momento.
Este foi seu primeiro trabalho como escritor, e foi lançado no exterior no começo de 2016, e, se já foi tão bom assim e me conquistou logo de cara, fico imaginando o que vem por aí de sua autoria, afinal, todos sabemos que quanto mais experientes em alguma coisa ficamos, melhores somos. Charlie está lançando seu segundo livro, “The Girl Who Was Taken”, em abril deste ano lá fora, e a ótima notícia é que a Faro Editorial já adquiriu os direitos do mesmo, que deve ser publicado ano que vem no Brasil. Mal vejo a hora de ter meu exemplar em mãos, então estou torcendo para essa data ser adiantada.
Uma curiosidade que descobri é que Summit Lake realmente existe, só não sei se há alguma semelhança com a da história criada por Donlea, ou se ele só se baseou superficialmente neste local para construir o seu, se a da trama é completamente ficcional, só mantendo o nome da real, ou se ele pegou mais informações reais e as colocou em seu enredo.
A capa nacional é completamente fantástica, e muito melhor do que a original, que é feia e não chama nem minimamente a minha atenção. A diagramação está bastante confortável para uma leitura mais fácil, devido ao tamanho da fonte do texto e também dos espaçamentos, e as folhas são amarelas.
Recomendo “A Garota do Lago” para quem gosta de obras de suspense e assassinato, com uma excelente repórter investigativa como protagonista, várias reviravoltas e uma trama de tirar o fôlego. A Faro Editorial com certeza acertou quando apostou no autor Charlie Donlea, e mal vejo a hora de ler outros livros dele.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário