Eu Estou Aqui - Clélie Avit

Quando eu vi a capa deste volume pela primeira vez, confesso que não me interessei pela leitura, isso porque a achei bastante sem graça, e ela não conseguia me passar nem um pouco sobre o que era o livro na verdade. Lembro que foi só depois que uma amiga me indicou essa história que eu li a sinopse e percebi que realmente parecia ser um título incrível que eu poderia gostar de ler, e que eu acabei julgando mal pela capa. Sendo assim, quando o tive em mãos, comecei a leitura, e agora venho compartilhar com vocês o que achei.
Em “Eu Estou Aqui”, conhecemos a história de Elsa, uma moça que está em coma por cinco meses devido a um acidente que ela sofreu durante uma escalada nas montanhas. Agora ela já saiu do estado de inconsciência, mas ninguém parece notar, já que Elsa não consegue demostrar de nenhum jeito que seu quadro mudou.
Conhecemos também Thibault, um rapaz que vai ao hospital visitar seu irmão, que sofreu um acidente de carro no qual acabou matando duas adolescentes. Não querendo visitar seu irmão por ele ter dirigido bêbado e causado o acidente, nosso protagonista acaba procurando um lugar para ficar ao hospital enquanto sua mãe conversa com o mesmo. Thibault, então, acaba entrando no quarto de Elsa.
Ele fica curioso para saber mais a respeito dela, e acaba encontrando em seu quarto a paz que procurava. Por isso, resolve voltar mais algumas vezes no hospital para ficar no quarto de Elsa e fica conversando com a mesma, ajudando-a a passar por esses momentos, mesmo sem que ela consiga responder.
A história é linda e consegue nos tocar com uma narrativa rápida e fluida, sendo bastante leve e reflexiva. A autora traz muitos assuntos bem reais, que fazem com que o leitor se sinta conectado à trama, e desperta as mais diversas emoções em nós enquanto conhecemos as vidas de ambos os personagens principais mais a fundo.
O livro é narrado pelos nossos protagonistas. Elsa, vendo todos indo a seu quarto e tendo que escutar diversas pessoas praticamente se despedindo dela, achando que ela não iria acordar, até que Thibault aparece em sua vida, e muda tudo ao seu redor, já que ele traz esperança, fazendo com que ela sinta vontade de conseguir acordar e viver. E Thibault, que está lidando com um turbilhão de sentimentos em sua vida, uma vez que se divorciou há pouco tempo, e deseja mais da vida para si, e que seu irmão sofreu um grave acidente.
Adorei esse casal, apesar de eles terem um relacionamento bem peculiar e diferente de todos que já conheci na vida, seja em livros, séries, filmes, vida real, etc. E acho que a autora construiu muito bem o romance, com pequenos momentos e sensações que se transformam em algo muito maior.
Uma das características mais marcantes desta obra é que a narrativa é angustiante, justamente porque acompanhamos uma paciente em coma, que na verdade está presente ali, com a mente sã, só não consegue demonstrar isso para as pessoas à sua volta. Perdi as contas das vezes que fiquei pensando como deveria ser muito ruim estar naquela situação e espero que poucas pessoas nesse mundo passem por algo tão desesperador assim.
A sinopse me remeteu um pouco à história de “A Branca de Neve”, mas somente na questão do romance, que a mocinha está dormindo e o príncipe a conhece neste estado e depois acaba se apaixonando por ela. Não sou muito fã deste conto de fadas, mas acho que esta ideia foi tão bem desenvolvida por Clélie Avit, com uma dinâmica própria, e possui um enredo tão diferente da história de Branca, que acabei adorando-a e me apaixonando.
O único ponto negativo é que achei o final bem fraco. Depois de tudo vivenciado pelos protagonistas até chegar aquele momento (e não vou dizer a vocês se Elsa acorda ou não – vocês precisam ler para saber), esperava que a autora continuasse um pouco mais a história. Pelo menos com alguns parágrafos ou um epílogo nos contando um pouco do futuro. Acho que, da maneira que foi finalizada, foi sem graça e decepcionante. Bonita e emocionante, mas, ainda assim, precisava de mais, já que deixou um grande vazio.
Não sou muito fã desta capa, mas, depois de ter lido a obra, até acho que ela combina com o enredo, e adoro o tom de rosa queimado da lombada e contracapa. A diagramação está muito bem feita, com fonte e espaçamentos confortáveis para uma leitura agradável, e páginas amarelas.
“Eu Estou Aqui” é uma obra emocionante, com uma pitada de drama, um romance belíssimo, protagonistas incríveis e uma narrativa real e agoniante, que com certeza deve ser lido por todos que buscam uma bela história de amor que prova que tudo é possível. Recomendo muito!
Avaliação



Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Fiquei angustiada c essa capa... Adorei essa resenha, me deixou querendo ler o livro.
    Não imaginei q essa capa estranha e feia (kkk) pudesse ter uma historia tão interessante. vai p lista né?

    ResponderExcluir