Os Três Mosqueteiros – Alexandre Dumas

Eu sempre fui apaixonada por clássicos, até porque cresci acompanhando muitos deles, seja em histórias que foram contadas para mim, seja em desenhos e filmes que assisti, ou até mesmo em livros que eu mesma já li. Claro que a maioria das pessoas já deve ter pelo menos ouvido falar nos três mosqueteiros (que na verdade são quatro) e na sua famosa frase de um por todos e todos por um, principalmente porque é um clássico muito conhecido que saiu das páginas dos livros e ganhou diversas adaptações em vários meios diferentes (inclusive da Disney!). Sendo assim, resolvi começar esta leitura já que não havia feito ela ainda.
Em “Os Três Mosqueteiros”, este incrível romance histórico de capa e espada, conhecemos a história do jovem d’Artagnan que sai de sua cidade para tentar a vida em Paris, já que ele gostaria de entrar para a Companhia dos Mosqueteiros do Rei. Chegando lá, ele acaba se metendo em uma confusão e indo duelar contra os três mosqueteiros Athos, Porthos e Aramis. Como duelos estão proibidos e estes foram pegos duelando pelos guardas, d’Artagnan acaba se juntando aos três mosqueteiros para ajudá-los no momento em que eles não quiseram entregar as suas armas. Após os quatro conseguirem derrotar os guardas, eles viram amigos inseparáveis e companheiros de inúmeras batalhas.

Com estes quatro protagonistas, vamos acompanhando diversas aventuras e confusões, muitas paixões proibidas, vingança, ódio, busca pelo poder e batalhas de tirar o fôlego. Além disso, a história tem várias participações políticas, inclusive fala sobre a guerra entre a França e a Inglaterra. E tudo é permeado por um ritmo muito bom e agradável e muitos diálogos.


A narrativa é rápida, fluida e muito gostosa, e conta com uma história que não fica parada nem por um segundo, tendo inúmeros acontecimentos no decorrer da trama como guerra, combates, uma pitada de amor, e várias intrigas, além de muito poder e glória. Sendo assim, este é daquele tipo de livro que não conseguimos largar até chegar ao fim.  E, com ele, aprendi que a famosa frase, que citei acima, é diferente na história original.

Os personagens principais deste livro são bem construídos, além de muito carismáticos e, apesar de bem diferentes entre si, são igualmente encantadores. Me apeguei a todos! Já Milady é uma mulher que ganha bastante destaque e consegue despertar sentimentos nada agradáveis no leitor, mas também nos faz admirar sua inteligência. Algo que achei muito interessante sobre os personagens é que vários deles criados por Alexandre Dumas na verdade existiram e eram pessoas reais, mas o autor somente os utilizou como base para desenvolver os seus.

Este romance inicialmente foi publicado como folhetim para, só posteriormente, ser lançado como livro, e faz parte de uma trilogia, a Trilogia dos Mosqueteiros, mas as continuações, “Vinte Anos Depois" e "O Visconde de Bragelonne” (este último apresentou um personagem que originou “O Homem da Máscara de Ferro”) não são encontradas com facilidade no Brasil (não encontrei nenhuma versão atual) e a Zahar também não publicou ainda estes demais volumes, mas não é uma obrigação ler as continuações para entender a história, pelo contrário, todos apresentam seus próprios finais.

Esta é uma das versões mais bonitas existentes. Além de ser capa dura, contém uma ilustração belíssima que tem tudo a ver com o conteúdo do livro. A diagramação está ótima, a fonte não é muito grande, mas está em um tamanho confortável para a leitura, e apresenta um espaçamento muito bom, fazendo com que a gente leia por mais tempo sem cansar a vista, e as páginas são amarelas. Além disso, esta obra conta com ilustrações originais maravilhosas, que ajudam a completar tudo que estamos lendo durante a história. 
Esta versão que estou falando para vocês é a edição (LINDA!) comentada da Zahar, que tem 686 páginas com o texto integral e mais de cem ilustrações originais. Acho válido ler esta versão porque os textos adaptados de outras edições, por serem incompletas, podem acabar tirando o brilho real que esta história merece.

Da Zahar existe ainda uma versão de bolso de luxo, que também possui capa dura, só que com uma ilustração diferente e igualmente linda. Esta, da mesma forma da que eu li, contém o texto na íntegra e ilustrações originais no miolo. A única diferença da de bolso para esta versão que resenhei é que a minha é uma versão comentada, o que eu particularmente gosto mais, principalmente porque os comentários são um caso à parte e dão ainda mais riqueza à história. Mas se você não liga para isso, a versão de bolso, que tem um preço mais acessível, vai te agradar de todas as maneiras.

Recomendo este livro para todas as pessoas que, assim como eu, adoram clássicos, principalmente se for uma história incrível, além de muito bem escrita e desenvolvida, com personagens maravilhosos e uma narrativa que prende a gente do início ao fim com muita ação, aventura, amizade, romance, e, principalmente, muita intrigas, fazendo ser uma história de tirar o fôlego e ainda muito divertida. Acho que todos deveriam ler este clássico de Dumas, já virei fã do autor e com certeza vou ler seus outros títulos lançados.
Avaliação



Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Que livro lindo!! *-*
    Uma brilhante adaptação do clássico que é Os três mosqueteiros.

    http://exploradoradelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Iasmin! Este exemplar está maravilhoso, né?! Mas não é uma adaptação, não. Esta edição traz a história completa, e vale muito a pena conhecê-la na íntegra! :D Beijos

      Excluir
  2. Oi meninas!!!!

    Que edição linda!!!! *o* Babando feito uma idiota aqui! Que perfeição! E a resenha me deixou mega curiosa, o livro parece ser bem diferente dos filmes que já vi!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os filmes são diferentes mesmo, esta edição traz a história na íntegra e vale muito a pena a leitura! Dê uma chance porque é demais! A edição está linda mesmo, ao vivo então, uma loucura! <3
      Beijão

      Excluir