O Universo contra Alex Woods – Gavin Extence

A primeira coisa que me chamou muita atenção quando vi este livro pela primeira vez na livraria de minha cidade foi a capa. Isso porque ela é bem bonita e consegue chamar a atenção de longe com sua ilustração. Claro que só isso não basta, e, quando fui ler a sinopse, fiquei bem curiosa para saber um pouco mais sobre este jovem de dezessete anos, Alex Woods. Agora venho contar para vocês todas as minhas opiniões a respeito deste exemplar, lançado pela Editora Rocco aqui no Brasil e escrito por Gavin Extence.
Começamos esta leitura no momento em que Alex Woods é preso na fronteira da Inglaterra, por tentar entrar no país com drogas ilícitas, já que ele trazia um pacote de maconha no porta luvas de seu carro e com as cinzas de um homem no banco de carona. No início desta leitura, podemos ficar um pouco confusos, já que não sabemos nada sobre como ele foi chegar até ali, e nem o porquê, mas é a partir deste momento que o livro começa a relatar, em flashbacks, tudo o que ocorreu com o nosso protagonista e o motivo dele ter chego aonde chegou no momento em que estávamos lendo.
Conhecemos então a vida de Alex, desde o momento que ele tinha dez anos e foi atingido na cabeça por um meteorito. Vemos que nosso protagonista já passou por várias cosias desde esse acontecimento, como, por exemplo, ficar desacordado e perder a memória de um mês de sua vida. E, para piorar tudo, quando ele acordou  passou a começar a ter convulsões, o que lhe obrigou a se mudar para um quarto pequeno e parar de frequentar a escola até que as convulsões diminuíssem. Quando isso ocorreu, a vida de nosso protagonista não ficou nem um pouco mais fácil, já que ele não era exatamente o tipo de garoto que se encaixa em um grupo na escola, uma vez que não gostava de participar de esportes, gostava de bastante de estudar, etc.
Acompanhamos a vida de Alex em várias situações, como quando ele fez amizade com um homem mais velho, que esteve na guerra do Vietnã, como ele passou a vida, e vários momentos, alguns podem até serem considerados um pouco parados, outros bem agitados, mas foi bem divertido acompanhar a trajetória de nosso protagonista.
Esta obra é narrada em primeira pessoa pelo personagem Alex, e, com isso, conseguimos acompanhar melhor tudo o que se passa com ele, inclusive seus sentimentos. Achei isso bem legal, já que assim consegui entender melhor a história e como chega aonde chegou com os desenrolar dos fatos.
Este é daquele tipo de livro que consegue prender a gente do começo ao final, com uma leitura rápida, ágil, despretensiosa, que conta a vida de um garoto, trazendo a reflexão de alguns temas para nós, leitores. Este não é daquele tipo de leitura cheia de ação, ou algo do estilo, mas é uma história bem gostosa, que nos encanta desde o primeiro momento.
Como eu já havia falado no início desta resenha, eu realmente amei a capa deste livro. Ela é adaptada da capa da versão original que é a mais bonita, e tem uma outra versão parecida que também é uma graça, mas fico contente que a Rocco tenha optado por esta.  A diagramação está perfeita, com letras e espaçamento em um tamanho confortável para a leitura, fazendo com que a gente consiga ficar lendo por mais tempo, sem prejudicar a vista. Outra coisa que achei bem legal é que em todo começo de capitulo encontramos uma ilustração de uma torre com o número referente ao capítulo dentro dela. Adoro quando os livros têm esses pequenos detalhes, pois ficam ainda mais interessantes.
Recomendo “O Universo contra Alex Woods” para todas as pessoas que gostem de uma boa história, que consegue cativar o leitor com uma narrativa simples, ágil e rápida nos contando sobre a vida de nosso protagonista, e que nos faz refletir sobre a vida, morte, entre outras coisas.
Avaliação



Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Oi meninas!
    Gostei da resenha, mas a capa não me chamou a atenção....
    Quem sabe um dia neh? rsrsrsrrsrs

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, linda! Poxa, uma pena que a capa não chamou sua atenção, eu adoro ela! hehehe Beijos

      Excluir