A Bandeja – Despertar #01 – Lycia Barros

Eu gosto bastante de ler livros de autores brasileiros, por isso, sempre que alguém me fala que algum tem uma história legal, para mim já é suficiente para ficar interessada em conhecer. Me identificar com lugares e assuntos são alguns dos motivos para eu gostar tanto da literatura nacional, e como eu ainda não havia nenhum livro desta autora, fiquei super empolgada para começar a minha leitura. Agora venho compartilhar com vocês as minhas opiniões a respeito desta obra escrita por Lycia Barros e publicada aqui no Brasil pela Editora Arqueiro.
Em “A Bandeja” conhecemos a história de Angelina, uma jovem que mora em Petrópolis, no Rio de Janeiro, e que vai mudar para a capital para cursar a faculdade de literatura tão sonhada. É a primeira vez que ela vai ficar longe da família, mas querendo completar os estudos em uma boa universidade pública, ela vem morar no Rio em um alojamento estudantil.
Nem tudo é como nossa protagonista imaginava, e ela descobre que faculdades públicas não são tão glamorosas quanto parecem, já que os professores às vezes faltam as aulas, sua colega de quarto é uma tremenda festeira e bagunceira, assim como vários dos outros estudantes, e muitas vezes, as pessoas que estão ao redor não parecem levar tudo tão a sério.
Quando ela acaba esbarrando com um homem muito bonito, nossa protagonista acaba se encantando de primeira, e logo começa a conversar sobre o que pensa. O que ela não poderia imaginar é que aquele cara tão gato é o seu professor. E quando ele demostra gostar muito mais dela do que só como aluna, vemos que muita coisa muda na vida de Angelina, e que nem tudo é como a gente espera.
O livro é narrado em primeira pessoa por Angelina, o que achei bem legal já que, assim, conseguimos acompanhar tudo o que nossa protagonista estava sentindo e pensando de uma maneira que ficamos mais próximas dela. A leitura é rápida, leve e despretensiosa, daquele tipo que prende a gente do início ao fim, deixando com um gostinho de quero mais no final.
Os personagens são muito bem escritos, cada um com suas próprias características, e bem reais, daquele tipo que a gente consegue se identificar. Achei bem legal a forma que nossa protagonista foi construída, com todo seu crescimento pessoal, dando muito mais realidade à trama, onde pessoas erram, acertam, se arrependem, etc.
A capa desta edição está bem bonita, eu gosto de capa com pessoas, e acho que ela realmente combinou com o conteúdo do livro. A diagramação está perfeita, com letras e espaçamento em um tamanho confortável para a leitura, fazendo com que a gente possa ler esta obra por mais tempo sem cansar a vista.
Recomendo este livro para todas as pessoas que, assim como eu, gostam de uma boa história cheia de crescimento pessoal, amor, com um toque de religiosidade, drama e romance. Este é daquele tipo de livro, que faz a gente refletir sobre nossas escolhas e sobre a vida. É uma história realista e com grandes lições.

 Avaliação






Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Olá meninas!

    Eu tenho este livro mas com a capa antiga. Ainda não o li mas não me canso de ouvir e ler maravilhas sobre ele!
    Adorei a resenha, acho que vou passá-lo na frente! rsrsrsrsrrs

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Também gosto bastante de ler livros de autores brasileiros, e esse desde a primeira vez que vi falarem dele fiquei doida pra ler, depois dessa resenha então fiquei ainda mais ansiosa.

    ResponderExcluir
  3. Acho que posso gostar bastante desse livro. A premissa da história não me atrai tanto, mas a abordagem sim. Gosto de tramas com personagens sólidos e "reais", com seus problemas e qualidades, e também aprecio demais ver o crescimento e amadurecimento.
    Um dia, quem sabe!! rs
    @anaisfollowing
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu também adoro ler livros nacionais, acho bem bacana conhecer histórias de pessoas daqui e não só das de fora, tem também a questão de a gente identificar os lugares do livro, isso é bem legal, por essa razão gosto bastante de ler nacionais, sem contar que há autores nacionais muuuito bons mesmo *o* Quanto a esse livro, eu já tinha ficado interessada nele ao vê-lo pela primeira vez, achei a capa tão fofinha e romântica, mas como de costume, eu não li nada sobre o livro, então não fazia ideia da história e agora lendo sua resenha fiquei hiper interessada, acho que deve ser um romance bem bonitinho e essa coisa da protagonista se apaixonar pelo professor é algo que me chamou bastante a atenção, por n motivos kkkk Enfim, adorei a resenha e já quero ler esse livro :/

    Beiijoos :*

    ResponderExcluir