Inferno – Robert Langdon #04 – Dan Brown

“Inferno” é uma obra magnífica que foi retratada por um historiador, Robert Langdon, que também é um professor universitário de história da arte e simbologia em Harvard, nos EUA. Tudo começa quando ele é ferido à bala na cabeça e acorda em Florença, na Itália, em um hospital, e é atendido pela médica Sienna Brooks. Sem entender o que se passava, nem como foi parar ali, pois perdera a memória, acaba por obter ajuda da médica, tornando-se sua parceira, passando, então, a fugir e tentando descobrir o porquê de tudo que estava acontecendo com ele. Com isso, percorre a Itália (Florença) passando por obras de artes detalhadas, caminhos com tamanha exuberância de jardins, museus, entre outros, e até mesmo a Basílica de São Marcos, percorrendo pelas histórias da cidade e de seus feitos.
Só uma pessoa com conhecimento de história da arte poderia escrever um livro com tamanho requinte e elaboração. Não é só você olhar o que vê ao redor de uma bonita e exuberante construção, mas saber o que ou como foram construídas, planejadas, elaboradas, ou a quem pertenceram (a família, por exemplo) ou seus próprios autores, e Dan Brown faz tudo isso com maestria.
Este livro fala, também, sobre a história da família Médici, que se eu fosse escrever sobre isso, ia demorar muito. Mas, para quem se interessar, deve se aprofundar no assunto, pois esta foi uma ilustre família italiana que dominava a política florentina por três séculos (XV, XVI e XVII), porém, o maior legado da família “não foi financeiro, nem político, mas artístico. Talvez os mais generosos patronos que o mundo das artes já conheceu”. Entre os artistas patrocinados por eles, estão incluídos Da Vinci, Galileu e Botticelli. Não podendo deixar de ressaltar Lorenço de Médici, o Magnífico, que, em 1489, se interessou a ajudar um jovem escultor florentino de nome, nem mais, nem menos, Michelângelo “o maior presente dos Médici para o mundo”.
Contamos ainda com o poema épico de Dante Alighieri, que é obra-prima literária “A Divina Comédia”, e precisa ser cautelosamente decifrada para encontrar as respostas dos acontecimentos narrados pela história antes que o mundo seja destruído.
Gosto muito de História da Arte, mas confesso que não conseguiria escrever uma resenha com tantos detalhes de informações. Para escrever sobre tudo teria que me tornar escritora, mas me sinto feliz por compartilhar um pouco com vocês do que li. E o que acho é que o assunto, lógico, é maravilhoso para quem lê a obra de Dan Brown.
Uma coisa que achei muito interessante nesta edição é que, antes da história começar, há uma página com o título ‘Fatos’, que, como o nome sugere, traz curiosidades sobre a trama. Por exemplo, “Todas as referências históricas e obras de arte, literatura e ciência citadas neste romance são reais”, o que, com certeza, só fez minha admiração pelo autor crescer a níveis enormes.
Eu nunca antes havia lido nenhuma das obras de Dan Brown, não por falta de vontade, acho apenas que foi uma falta de oportunidade, só tinha assistido o filme “O Código da Vinci” e gostado muito. E fiquei meio arrependida agora, porque a leitura realmente vale muito a pena e sinto que preciso ler todos os outros livros dele o quanto antes.
A narrativa é em terceira pessoa e apresenta uma linguagem fácil e fluida, apesar de ser complexa em termos de conhecimento, já que tem muitos detalhes e informações, mas o autor sabe transmitir tudo muito bem, então não deixa margem para dúvidas no leitor, mesmo que este não saiba tanto assim sobre o assunto.
Robert Langdon é um personagem muito inteligente, corajoso, perspicaz e admirável e eu gostei muito de poder conhecê-lo e acompanhá-lo nesta aventura. Os outros personagens são, também, muito bem construídos e fizeram grande diferença na trama, alguns mais do que outros, porém todos com papéis de relevância.
Este é o quarto volume da série, ou seja, é a quarta obra de Dan Brown protagonizada pelo personagem Robert Langdon, mas os livros são independentes, então você pode lê-los em qualquer ordem, ou não ler todos, que vai entender a história perfeitamente, já que cada um tem começo, meio e fim no próprio volume. Eu mesma não li nenhum dos três primeiros, só li este quarto e último livro publicado até o momento, e entendi tudo muito bem. Mas, por se tratar de uma série, alguns elementos da vida pessoal dos personagens acabam evoluindo conforme os volumes vão sendo passados, então acaba sendo mais vantajoso ler na ordem.
A diagramação não é das melhores, já que os capítulos não são espaçados, ou seja, quando um termina, na mesma página um novo já começa, e eu definitivamente não curto isso. A fonte é pequena, o que também não gosto muito, mas o espaçamento entre letras e parágrafos está em bom tamanho. Este volume tem 448 páginas e as folhas são amarelas. E gosto muito desta capa, que é linda e passa bem a ideia da história por conter elementos ligados à trama, como uma imagem de Dante e uma fotografia de Florença. A versão impressa está ainda mais bonita, com verniz localizado nos elementos importantes, inclusive no título e no nome do autor.
A cultura, a arte, a arquitetura e a literatura italiana, tudo foi entrelaçado, gerando este magnífico livro. Uma história eletrizante que fala do passado, mas é vivenciada no presente. Se você aprecia uma obra maravilhosa e quer mergulhar na História da Arte, deve ler para crer nesta aventura rica em detalhes. Faça como eu, leia “Inferno” e entre neste impressionante mundo de Michelângelo, Botticelli, Giorgio Vasari (artista, arquiteto e escritor quinhentista – o primeiro historiador da arte do mundo!), Da Vinci, entre outros. Mais do que recomendado!
Avaliação



Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Oi Meninas!

    Como eu amo essa série do Dan! Sou apaixonada por seus livros, mas ainda não li este! Quero muito ter a oportunidade de lê-lo!
    Adorei a resenha, só me deixou mais curiosa!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nenhum livro de Dan Brown, também assisti o filme “O Código da Vinci" e gostei muito, fiquei bastante interessada em começar a ler essa série.

    ResponderExcluir
  3. Apesar da diagramação "mais ou menos", acho que esse livro tem tudo para ser favoritado!!
    Adoro o estilo do autor, sempre com histórias envolvente, cheias de ação, mistérios e boas premissas.
    Inferno parece excepcional em todos os sentidos. Mas o que mais me chama a atenção é esse background histórico e cultural trazido pelo Dan Brown. O cara realmente conhece do assunto e sabe explorá-lo com maestria.
    Estou doida para ler e espero que seja em breve!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho muita curiosidade em ler algo do Dan Brown, os livros deles são super recomendados, não só por amigos, mas pelos meus professores também, tem toda uma história magnifica dentro deles, né? Nem ao menos li esse livro e já imaginei uma história incrível de deixar o queixo caído, com certeza esse autor é brilhante, não deve ser nada fácil escrever as obras que ele escreveu, tenho certeza que iria adorar ler esse livro e vou ler algum dia, ler todos os livros dele oo/ kkkk Enfim, adorei essa resenha também, a história desse livro é mais complexa, então imagino que seja difícil fazer uma resenha, mas a sua ficou ótima, a capa desse livro é realmente maravilhosa e quanto a diagramação não ser lá muito boa, ainda sim vale a pena ler o livro, né? *-*

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://twitter.com/Larii_Telles/status/506489925471309824 + Larii.rock@gmail.com

      Excluir
  5. Olá!!
    Amo os livros do Dan Brawn, e esse ainda ão li por falta de oportunidade porque amo mesmo, leia os outros que certamente você vai gostar , são todos muito fascinantes.
    Bjocas

    ResponderExcluir