O Segredo de Ella e Micha – O Segredo #01 – Jessica Sorensen

Ella e Micha moram em casas vizinhas em um bairro não muito bom e se tornaram amigos ainda na infância. Mais do que amigos, eles são melhores amigos, até que um trágico acontecimento muda tudo entre eles, fazendo com que Ella vá embora de sua antiga vida, mudando seu jeito de ser, adotando uma nova personalidade mais certinha e centrada (diferente daquela ousada que não levava desaforos para casa), e não avisando a ninguém para onde estava indo, nem mesmo a Micha.
Passaram-se oito meses e Ella precisa voltar à sua casa nas férias, pois não tem dinheiro suficiente para ficar naquele período onde estava no momento. Então, com sua nova amiga, Lila, ela retorna à cidade, que trás à tona tudo o que deixou para trás, colidindo com sua nova identidade e balançando suas estruturas, inclusive porque percebe que nunca deixou de amar Micha, quem também não a esqueceu e não passou um dia sequer sem tentar encontrá-la.
Micha decide trazer a antiga Ella de volta, porque sente saudades dela, mas principalmente porque aquela nova garota que ela se tornou é triste e amargurada, muito diferente da que ele havia conhecido anos atrás. Mas ele também tem um segredo que o afeta negativamente e, juntos, eles vão ajudar um ao outro para ficarem bem de novo, enquanto lutam contra a vontade de seguir seus sentimentos até que, enfim, resolvem ficar juntos de verdade.
Quem acompanha as minhas resenhas sabe a dificuldade que tive para encontrar outro livro do gênero new adult que me agradasse. De todos que li, um total de cinco (sem incluir sequências e livros que também fazem parte desse gênero, mas não eram considerados na época em que foram lançados, ou tem outro gênero para defini-los melhor), somente havia gostado mesmo da história de um até agora, mas “O Segredo de Ella e Micha” surgiu para mudar as coisas, e finalmente é o segundo new adult que me fez ficar apaixonada.
Gostei muito do desenvolvimento do casal principal. Além deles já se conhecerem e serem amigos há muito tempo, acho que a autora soube explorar bem a química e os sentimentos entre os dois, querendo aflorar, mas ainda guardados, sem ficarem dizendo o quanto o outro é gostoso e o quanto quer ir para cama com ele (ou ela) o tempo inteiro. O relacionamento foi fofo e intenso e eles estão sempre ali pelo outro, em momentos bons ou ruins.
A narrativa é em primeira pessoa, e cada capítulo é dividido em partes narradas por Ella ou Micha (antes de um ou outro começar a falar, há o nome do personagem da vez para não nos confundirmos), e eu gostei demais dos dois. Não achei um ou outro chato, nem suas partes cansativas de ler, pelo contrário, acho que foram um ótimo complemento para entendermos melhor o que ambos pensavam do que está acontecendo  e como agiam naquele momento. Essa é a minha forma preferida de narrativa porque dá para conhecermos os protagonistas muito bem e da mesma forma, sem ficar nada mal entendido.
Jessica soube explorar muito bem as características próprias tanto de Ella quanto de Micha, desenvolvendo-os individualmente e também como parte de uma amizade e um relacionamento amoroso. Outros personagens que também apareceram bastante e me conquistaram desde o começo foram Lila e Ethan, amigos mais próximos de Ella e Micha respectivamente. Adorei os dois e suas personalidades, e queria saber mais deles e de suas vidas individuais, coisas que não tivemos muita oportunidade nesse volume porque o foco eram os protagonistas, mas a boa notícia é que poderemos acompanhá-los de perto no terceiro volume dessa série, "The Temptation of Lila and Ethan", que mostrará a vida dos dois, e ainda no conto #4.5, "Lila and Ethan: Forever and Always", que só foi lançado em e-book lá fora e espero que venha para cá também.
O romance é bem fofo e meigo, Micha a trata com um carinho enorme e dá para sentir o amor que um sente pelo outro. Se você gosta desse tipo de relacionamento vai gostar do desenvolvido nesse título, mas se procura algo de tirar o fôlego, cheio de pegadas fortes, vai sentir falta de algo a mais. Eu adoro os dois estilos de romance e acho que o desse livro se encaixou perfeitamente na história de modo geral.
Não há cenas de sexo explícito nesse volume, o que é quase inédito em livros do gênero, então pessoas de todas as idades e aquelas que não gostam quando elas aparecem podem ler tranquilamente. Há um indício do que está acontecendo entre os personagens na hora do sexo, mas não nos mostra com palavras exatamente tudo o que está sendo feito, o que eu achei ótimo.
Essa é uma história que tem um teor dramático bem presente em grande parte da trama, principalmente com coisas relacionadas ao passado de Ella e Micha, mas também com o presente de ambos os personagens. Foi incrível ver a superação de Ella, mesmo que ela ainda não esteja 100% bem, e o processo que a levou até ali, com o apoio e a ajuda de Micha em grande parte do tempo.
Gostei muito da narrativa de Jessica, que é leve e bem desenvolvida e consegue nos prender de uma maneira que não conseguimos largar a obra até chegarmos ao final. Ela soube revelar os segredos deles no tempo certo e da maneira correta para nos encantar e nos emocionar, e também soube manter uma linguagem mais descontraída, mesmo se tratando de assunto pesados.
Apesar de esse volume possuir um final, existem situações que foram deixadas em aberto para serem resolvidas mais para frente, o que só nos deixa ainda mais ansiosos com o que vem por aí. Adorei como esse volume terminou de uma maneira fofa e agradável, impossível de não nos deixar com um sorriso no rosto quando fechamos o livro.
A Geração Editorial fez um ótimo trabalho com a parte gráfica dessa obra, a começar por essa capa maravilhosa que foi escolhida para representar a edição nacional, já que a capa original é horrorosa em minha opinião, e eu nunca teria tido vontade de ler o livro se ela fosse mantida. Além disso, o pessoal da editora fez uma votação para escolherem qual a melhor capa para ser publicada e fico feliz que minha preferida tenha sido a mais votada, porque é de longe a mais bonita e que mais combina com o livro. A diagramação é simples, mas está ótima, com fonte em tamanho bem grande e um espaçamento confortável para a leitura. A parte de trás da capa é colorida, e as páginas são amarelas.
Uma curiosidade que eu achei bem interessante é que "O segredo de Ella e Micha" foi auto publicado pela autora e se tornou um best-seller no Kindle e New York Times, antes mesmo de ganhar versão impressa e ser vendido para diversos outros países.
A Geração Editorial comprou os direitos de duas das séries escritas por Sorensen (seis volumes no total – espero que comprem os outros), O Segredo – nome da série de “O Segredo de Ella e Micha”–, que tem mais três livros e um conto, e A Coincidência, cujo primeiro volume é “A Coincidência de Callie e Kayden” (Que tem a capa LINDA!!! Espero que seja mantida.), que tem mais 6 volumes. Só sei que estou muito curiosa para conhecer todas as obras dessa autora, que me encantou bastante logo no primeiro livro que li dela, e já estou contando os dias para a continuação dessa série e para o primeiro volume da próxima a ser lançado no Brasil. Assim que souber mais notícias das datas de publicação venho contar para vocês.

Recomendo a leitura para quem quer se encantar com uma história despretensiosa, muito bem escrita, que nos deixa apreensivos em alguns momentos e radiantes em outros, com personagens maravilhosos e reais, e uma bela história de amor, que faz com que o nosso coração derreta.
Avaliação



Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Parabéns. Você foi a grande vencedora do sorteio do Teen World em Parceria com a Panda Filmes. http://teenworld-teen.blogspot.com.br/2014/02/resultado-do-sorteio.html

    ResponderExcluir
  2. HAAA!!!!1! Esse livro é fofo demais neh? Ainda não li, mas o farei em breve! Adorei sua resenha, só me deixou mais curiosa! *-*

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir