O Anjo de Hitler – William Osborne

Quando fiquei sabendo do lançamento deste livro aqui no Brasil pela editora Seguinte, selo da Companhia das Letras, não sabia muito bem o que pensar da história. Hitler é um nome super conhecido por todos, e acho difícil alguém não saber que ele era um grande ditador, e um cara super malvado. Quando li a sinopse, resolvi que queria dar uma chance a esta história, pois para mim, ela parecia ser incrível. Agora, venho contar para vocês tudo que achei desta obra que mistura ficção com fatos reais.
Em “Anjo de Hitler” conhecemos Leni e Otto, dois jovens, sendo ele alemão, e ela austríaca, que foram marcados pela guerra e agora estão refugiados na Inglaterra, país com que eles agora tem uma “dívida” por acolhê-los. Na história o primeiro ministro da Inglaterra recebe uma informação muito valiosa sobre uma menina de nove anos de nome Angelika, que por incrível que pareça pode ser a ruína dos alemães e o fim do governo de Hitler. Claro que com essa informação o governo inglês quer enviar agentes para resgate, mas como seus agentes são conhecidos ou já estão mortos, resolve-se, então, treinar dois jovens para cumprir a missão.

Somos apresentados, então, a dois jovens, cujas identidades não são reveladas, somente as identidades secretas dos protagonistas, que vão completar está incrível aventura. O livro tem a Segunda Guerra Mundial como plano de fundo, ou seja, ele não se passa realmente na guerra e não tem muitas cenas de ação como a maioria das pessoas pensa sobre este livro, mas a trama é tão gostosa e envolvente que nos pegamos tentando imaginar quem pode ser essa Angelika, e o porquê de seu resgate ser assim tão importante.

Achei muito legal que o livro consegue juntar personagens fictícios com reais, de uma forma que a história se funde e fica maravilhosa. Outra coisa que gostei bastante é que a narrativa é em terceira pessoa, o que foi bem legal, já que conseguiu mostrar um pouco o ponto de vista de todo mundo, e além de tudo, conseguimos ter uma visão mais ampla de tudo que se passou na história.

No final do livro somos apresentados à verdadeira identidade dos nossos personagens, além de ter um final inesquecível que consegue nos surpreender e agradar bastante. Dá para perceber que o autor estudou muito sobre tudo o que se passou naquela época, pois temos uma visão bem amplificada, não só de Hitler, mas também de seus assistentes, entre outros que realmente existiram na história real do mundo.

A diagramação deste livro está perfeita, com letras em um tamanho confortável para que a gente não canse a vista lendo por mais tempo e as páginas são amarelas, o que também ajuda bastante. A capa está realmente linda e consegue representar bem a história, e para completar ela está em soft touch, aquela capa com uma textura aveludada, o que fez com que o livro ficasse perfeito.

Recomendo esta história para todas as pessoas que gostem de um bom livro que mistura personagens fictícios com reais, além de trazer uma narrativa leve e inteligente, que nos faz ficar intrigados e nos deixa pensando, sem conseguir largar a história até chegar à última linha.
Avaliação





Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Infelizmente não me interessei por esse livro, nada contra a história em si, mas por causa de Hitler mesmo, não tenho estômago para ler um livro q tenha ele, por causa das atrocidades das quais ele foi autor.. :/

    fabricio-fenix2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Este livro esta na minha listinha de desejados. Sou fascinada pela história de Hitler e o Nazismo em si. Já li diversos livros e cada vez que leio, só consigo ficar mais curiosa!
    A capa esta linda mesmo! E sua resenha, perfeita! Agora só falta eu lê-lo! rsrsrsrsrsrrs

    bjo bjo^^

    Ana Paula
    rockanapcm1@gmail.com
    https://www.facebook.com/rockanapcm?ref=tn_tnmn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.facebook.com/rockanapcm/posts/641371525900655?stream_ref=10

      Excluir
  3. Segunda Guerra Mundial deve ser um de meus assuntos prediletos. Não há nada mais intrigante ou curioso do que querer saber o que se passa naquela época, ainda mais, na cabeça de Hitler. Vi esse livro no skoob e me interessei imediatamente, sua resenha me deixou curiosíssima pra saber quem é essa menina. Agora só tenho que encontrá-lo, tarefa difícil gfjdksds

    Vitória Brum
    vitoriabrumid@Live.com
    http://www.facebook.com/vitoriadosstsbrum

    ResponderExcluir
  4. Já tinha visto esse livro na livraria, mas fiquei na dúvida e não levei. Agora, lendo sua resenha, me arrependo amargamente de não ter comprado haha. Mas vou tê-lo logo logo, e acho que vou gostar muito desse livro. Amo livros que se passam na Segunda guerra, eu amo demais essa temática e me apaixono fácil por livros assim haha.

    www.biblioteque-se.blogspot.com
    kisses, bia

    ResponderExcluir
  5. Tem meu e-mail: babi.firmino@yahoo.com.br
    Facebook:https://www.facebook.com/barbara.dantas.906 (mas quase nunca entro)

    ResponderExcluir