Tabuleiro dos Deuses – A Era de X #01 – Richelle Mead

Eu ainda não tinha lido nenhum livro desta autora, mas como conheço várias pessoas que já leram, inclusive minha irmã, pedi a prova deste volume para conhecer um pouco sobre a escrita que tantos elogiam, e também porque a premissa da história me pareceu incrível e fiquei com bastante vontade de ler.
Em Tabuleiro dos Deuses, de Richelle Mead, vimos que anos atrás o mundo todo foi afetado por um vírus chamado Mefistófeles, que matou metade da população mundial e que, por conta deste caos, a RANU, República da América do Norte Unida, com sua tecnologia avançada, conseguiu desenvolver uma vacina para acabar com o vírus.
Agora, esses cidadãos que restaram passaram por diversas mudanças. Entre elas, são proibidas de adorar um Deus, para que assim o mundo seja mantido em paz, e, por isso, a população é constantemente supervisionada pelo governo, apenas a “Igreja da humanidade” era permitida, pois ela não adorava ninguém, apenas discutia assuntos do cotidiano, etc. Para vigiar as pessoas que possam tentar burlar as regras existe a “Divisão de investigação de cultos e seitas” fechando grupos que não cumprem as normas da sociedade, pois esses grupos são considerados uma ameaça à soberania do Estado.
Justin March é um investigador de religiões que trabalhava na República da América do Norte Unida (RANU) fechando esses grupos não licenciados, mas algo aconteceu e fez com que ele fosse expulso do país e exilado no Panamá por quatro anos. Agora, como começaram a surgir diversas mortes que parecem estar ligadas a seitas clandestinas, Justin é convidado a voltar para tentar descobrir o que está acontecendo, pois alguns acreditam que ele é o único que pode desvendar esse mistério.
Neste volume também conhecemos Mae Koskinen, que faz parte da elite do serviço militar do país, mas que após se envolver em uma briga, é enviada para servir de guarda-costas para Justin nesta sua missão. É com este plano de fundo que passamos a conhecer o livro, se encantar com a história e investigar junto de nosso protagonista, fazendo com que a gente não consiga parar de ler, já que a narrativa mistura deuses, crimes, manipulações genéticas, um país totalmente pós-apocalíptico, sendo uma distopia de tirar o fôlego.
Essa história criada por Mead apresenta muitos termos que, por não serem tão convencionais para nós, leitores, acabam nos confundindo. Eu, por exemplo, precisava procurar o glossário para lembrar o que era o que toda hora, então fico contente que a Editora Paralela tenha mandado essa lista de nomes com explicações para me ajudar a entender, me situar, e não me deixar totalmente perdida.
Apesar de ser legal a criação de um mundo com coisas totalmente novas, acho que ficou meio confuso e cansativo, não permitindo que eu conseguisse ler rapidamente e até me enjoando no meio de tanta explicação, sendo que algumas nem mesmo traziam boas respostas para o que buscamos.
A capa, pelo que pude ver pela prova (ainda não tive o livro finalizado em mãos), está muito linda e faz com que eu fique com vontade de ler só de olhar. A diagramação, que ainda deve ficar um pouco diferente do que a do exemplar que está comigo, já está com um tamanho de letra super confortável para leitura e as palavras estão com um ótimo espaçamento, acho que isso com certeza deve ser mantido.
Gostei bastante da história, que conta com uma narrativa em terceira pessoa, o que faz com que a gente consiga entender tudo de uma maneira geral, e achei bem interessante como a Richelle criou este novo mundo. Como este é um livro voltado para o público adulto, algumas cenas e palavras são um pouco mais fortes.
Só acho que, por possuir uma narrativa tão lenta e arrastada, os vários pontos positivos criados pela autora acabaram ficando para segundo plano. Ou seja, eu gostei muito da história, mas acho que a escritora pecou no desenvolvimento da mesma, porém, acredito que Richelle Mead consiga dar a volta por cima e o próximo volume tem potencial para melhorar muito, então com certeza vou continuar acompanhando a série.
Recomendo este exemplar para todo mundo que goste de uma boa história, bem complexa e com teor bem investigativo, que consegue prender a gente do início ao fim com personagens cativantes, mas tenham em mente que a leitura não flui muito bem, o que pode acabar incomodando algumas pessoas.
Avaliação


Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Oh Deus! Mais um livro da Mead que quero muito ler! Sou fã da da série AV e quero ler tudo desta autora! rsrsrsrrs
    Uma pena que a narrativa seja arrastada, acredito que por este ser o primeiro livro, a autora consiga desenvolver melhor o segundo, mas vou lê-lo com certeza!

    Parabéns pela resenha! bjo bjo^^

    Ana Paula
    rockanapcm1@gmail.com
    https://www.facebook.com/rockanapcm?ref=tn_tn

    mn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.facebook.com/rockanapcm/posts/641752795862528?stream_ref=10

      Excluir
  2. Capa linda, premissa bacana, parece ser um livro muito bacana, mas nao vou ler esse pois nao gosto da escrita dessa autora ela arrasta muito na escrita, li apenas o primeiro de Av e faz 2 anos q estou tentando ler o segundo e nao consigo por causa da escrita, uma pena pois adorei a o primeiro, mas nao lei por causa da escrita mesmo :/ qm sabe um dia... o filme de Av vou assistir! Kkk

    fabricio-fenix2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Esse vai ser o próximo livro que eu vou ler, porque além de amar o tema, eu absolutamente amo a Richelle Mead, e assim que eu vi esse livro, já fiquei louca! E gostei de saber que esse livro é contado na terceira pessoa, porque a leitura flui ainda mais! Tomara que eu goste e coloque esse ao lado de Academia de Vampiros!

    ResponderExcluir