As Aventuras de Tintim: Repórter do "Petit Vingtième" no País dos Sovietes – Hergé


Acho que todo mundo já ouviu falar no jovem repórter Tintim e seu fiel amigo, Milu, personagens carismáticos criados por Hergé em 1929. Eles se tornaram famosos pelo mundo, com vinte e quatro (sendo a última incompleta por conta da morte do autor) edições dos álbuns de história em quadrinhos retratando as aventuras dos dois. Também houve muitas adaptações tanto para cinema, quanto para TV e literatura, e até mesmo para jogos de videogame.
Já tinha vontade de ler esses quadrinhos de Tintim há um bom tempo, mas nunca tinha tido a oportunidade. Agora que tive, resolvi começar do primeiro para poder acompanhar a evolução dos personagens conforme for lendo as próximas edições.

Nesse primeiro álbum podemos acompanhar as aventuras de Tintim na Rússia Soviética quando ele vai fazer uma reportagem para o jornal Petit Vingtiéme e acaba descobrindo muitos pontos negativos do regime comunista. Mas toda hora aparece algum membro da GPU para impedi-lo de ir adiante, tentando a todo custo acabar com seus planos e até com sua vida. É com a ajuda de Milu que ele consegue se salvar e ainda dá o troco em todos esses homens (mesmo que não de forma intencional).
Gostei bastante da história desse álbum, e achei muito interessante o pano de fundo da aventura, principalmente a maneira utilizada pelo autor para criticar o comunismo de uma forma leve, mas que alertava as crianças e jovens da época.

 Também pude notar que a parte cômica é bem presente, e me fez lembrar de desenhos animados em alguns momentos, quando o personagem sofre algum acidente, por exemplo, e ainda sai andando como se nada tivesse realmente acontecido. Só achei que algumas das situações foram forçadas além do necessário para dar certo.
Tintim, nosso protagonista querido, é bem atrapalhado e também muito corajoso. Ele não gosta de injustiças e, se não fosse por Milu salvando-o e apoiando-o o tempo todo, ele estaria em boas enrascadas por conta disso tudo. Mas que bom que cachorros são melhores amigos do homem e esse fiel cãozinho mostra que está ali para ajudá-lo, custe o que custar (mesmo que fique sem comer por um bom tempo).

Nesse primeiro contato com Tintim pude notar que os únicos personagens já conhecidos por mim que apareceram foram justamente ele e Milu, então ainda não encontramos com vários outros personagens e vilões memoráveis. Também não sei se os malvados desse volume irão aparecer nos próximos porque ainda não os li, mas acredito que não.
A história como um todo tem alguns problemas de continuidade, isso se deve ao fato de que Hergé a publicou originalmente através de tiras semanais nas páginas do suplemento juvenil Le Petit Vingtième, do jornal belga Le XXe Siècle, e só depois essa coleção foi unida e transformada em um livro.

Sobre a parte gráfica, o quadrinho é todo em preto e branco, com os traços originais do belga Hergé, exceto pela capa que é colorida – e linda! Todos os próximos volumes são coloridos, já que Hergé refez os traços e colocou cores em todas as suas outras obras, exceto nessa primeira história. As folhas são brancas, e em papel couché (aquele que parece de revista, porém mais grosso), e o formato da edição é maior do que os padrões dos livros, e tem 22.00 x 29.50 cm.


Para quem tem interesse em saber, todos os volumes foram lançados no mesmo formato pelo selo Quadrinhos na Cia., da Companhia das Letras, e acho que vale muito a pena ter todos na estante, tanto por conta das histórias fantásticas, quanto pelos traços do autor, além do mais, todos os álbuns no mesmo padrão com certeza ficam lindos na estante.

Avaliação


Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Lembro qndo passava Timtim na Tv, assistia aos episódios, mas não gosto muito não.. faz um bom tempo q não o assisto e o livro nao despertou meu interesse, talvez seja por conta dos quadrinhos, nao sei.. mas quem sabe um dia volto a gostar de suas histórias? ;)

    fabricio-fenix2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Eu assistia a esse desenho qdo era criança... ¬¬ kkkkkkkk E adorava!
    Tintim e Milu firam parte da minha infância, mas nunca li nenhum quadrinho dele. Claro que vou adicionar essa coleção a minha listinha, será bem legal lê-los para meus sobrinhos, tenho certeza que eles vão adorar tanto quanto eu! rsrsrsrsrrs

    bjo bjo^^

    Ana Paula
    rockanapcm1@gmail.com
    https://www.facebook.com/rockanapcm?ref=tn_tnmn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.facebook.com/rockanapcm/posts/641371525900655?stream_ref=10

      Excluir