O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks – E. Lockhart

Até seus quatorze anos de idade, Frankie Landau-Banks era uma garota comum, magricela e desajeitada, e sem grandes artifícios físicos que chamassem a atenção. Na Escola Preparatória Alabaster ela andava com um grupo de calouros levemente nerds (que não eram cafonas nem bobocas), gostava de ler, participava do clube de debates, havia tido apenas um namorado, e passou o ano escolar ilesa por ser irmã da veterana Zada. Ela também era considerada a princesa da família.
Mas, agora com quinze anos, tudo mudou na vida de Frankie. O que aconteceu foi que, durante as férias de verão, a menina desenvolveu seu corpo, ganhando muitas curvas que não estavam ali antes, e virou dona de uma beleza inusitada, mas estonteante, fazendo com que a maioria dos garotos olhasse para ela com outros olhos.
Com essa nova aparência, Frankie volta às aulas para o segundo ano no colégio interno Alabaster, e logo chama a atenção do popular Matthew Livingston, com quem ela começa a namorar em seguida. Ele a apresenta a seu círculo de amigos, com que ela começa a andar, e Frankie logo se vê apaixonada, não apenas por Matthew, mas também por tudo aquilo que seu universo representa: status, camaradagem, piadas internas, etc.

Mas, por mais que se esforce, Frankie nunca sente como se realmente fizesse parte daquele grupo, principalmente com relação a Alfa, o melhor amigo de Matthew e por quem ele a troca em grande parte das vezes. Até que ela descobre que os garotos na verdade fazem parte de uma sociedade secreta que prega peças na escola há décadas, a Leal Ordem dos Bassês, que infelizmente só admite membros do sexo masculino.
Claro que Frankie não se conforma com essa situação e dá o seu jeito de cooperar com os trotes criados pelos Bassês, isso sem que eles nem mesmo saibam de sua participação. Ela, então, começa a bolar planos mirabolantes e consegue manipular os garotos para que eles façam o que ela quer, sem nem desconfiar de que é uma menina quem está no comando, com piadas inteligentes que tem seus propósitos e críticas, muitas delas fazendo com que os alunos pensem sobre o que aconteceu ou o que tudo aquilo deveria significar. Afinal, ela é muito mais do que apenas a garota bonita namorada do mais popular veterano.

Desde que a Diana da Companhia das Letras falou desse livro pela primeira vez em um vídeo sobre os próximos lançamentos da Editora Seguinte, fiquei imensamente empolgada e curiosa a respeito dessa obra, então ficava contando os dias para, enfim, poder lê-la. Nem preciso dizer que li o mais rápido que pude quando a tive em mãos. E fico contente que a história tenha realmente alcançado minhas expectativas.
Me diverti muito com Frankie, principalmente pelo fato de ela não aceitar as coisas facilmente e ainda conseguir enganar todo mundo, inclusive o namorado que achava que estava sendo super discreto e inteligente, quando na verdade era ela quem estava na liderança de tudo aquilo.
Ela é uma jovem bem perspicaz, seus planos eram ótimos e bem pensados, o que faziam com que fossem executados com perfeição, e gostei de toda a crítica social que ela usava como base para criá-los. Como boa parte trama é desenvolvida baseada neles, acho que a autora soube desenvolver o enredo com maestria, mantendo o leitor curioso a respeito do que viria a seguir e torcendo para continuar sigiloso e bem feito. E, claro, rindo por conta de toda a maquinação que Frankie fazia sem ninguém desconfiar. É um orgulho daqueles!

Confesso que gostei do relacionamento amoroso do casal, apesar de Matthew me irritar algumas vezes quando ele a largava para ir atrás de Alfa como um cachorrinho, e queria que o final tivesse sido diferente, apesar de ter sido realista.
Bom, eu adoro livros voltados para o público mais jovem, então a leitura desse título foi bem prazerosa para mim porque, por mais que Frankie seja brilhante e engenhosa, ela tem apenas quinze anos, então várias de suas atitudes são coniventes com sua idade. Mas também é um livro bem elaborado até para as pessoas da faixa etária a qual ele se destina, então acho legal que a autora não subestime seus leitores.
A leitura é muito gostosa e a narrativa de Lockhart, escrita em terceira pessoa, é bem fluida, fazendo com que as páginas sejam avançadas rapidamente, o que é uma pena, porque esse livro não possui continuação, então não vou mais poder acompanhar as peripécias de Frankie. Antes que vocês perguntem, sim, esse livro teve um final para o proposto nele mesmo e não ficou nada em aberto precisando de complementos, mas eu sempre fico querendo mais das histórias que eu adoro porque não gosto de dar adeus a elas. hahaha

Estou torcendo para a Editora Seguinte publicar outra das obras escritas por E. Lockhart. Eu, sem sombra de dúvidas, vou querer ler todas! Para alegria dos leitores, a maioria dos seus livros é individual, ou seja, não tem continuação, exceto por uma série com quatro volumes, mas nenhum deles ainda foi publicado aqui no Brasil, apesar de já terem sido lançados há anos lá fora, o que é uma pena.
A parte gráfica está ótima. A capa é linda, afinal as partes internas das letras do título apresentam a fachada do colégio interno em tons de azul e preto. A diagramação está muito bem feita, com fonte e espaçamento confortáveis para a leitura, e em cada capítulo, abaixo do título, há uma silhueta em cinza de um cachorro.
O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks é uma leitura inteligente e gostosa, com uma protagonista sagaz e carismática, que definitivamente merece um lugar especial na sua estante.
Avaliação


Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Bom, este parece ser bem interessante, tbm gostei muito da capa! Sou amante de capas bonitas de livros ! Irei colocar este na minha lista, só tenho escutado bons comentários. É uma pena que não posso comprar ele agora, pois já tenho outros livros como prioridade na fila haha ! Beijo
    pryestrelawd@hotmail.com
    https://twitter.com/pryestrela/status/437768066387034112

    ResponderExcluir
  2. Menina, to loucaaa para ler esse livro!
    A sinopse é bem interessante né, tipo, quem imaginaria que um livro com essa capa seria bem teen?
    Frankie parece ser do tipo de garota que eu gostaria de ser na literatura, mas não entendo como aguenta esse namorado assim :O
    Lindas fotos do livro!

    beijos,
    Aninha Frazão
    aninhafrazao@hotmail.com
    https://www.facebook.com/aninhafrazao

    ResponderExcluir
  3. Uma das capas mais lindas que já vi! E este foi o motivo de eu ter me interessado pelo livro. Sei que não devemos julgar um livro pela capa, mas que paramos para ler uma sinopse muitas vezes por causa disto... ah, nós fazemos!
    Ouço muitos elogios por parte dos leitores envolvendo Lockhart e seus lançamentos lá no exterior, então quando o livro finalmente chegou eu já estava surtando. Ainda não pude comprar, mas me animei ainda mais por saber que trata-se de um volume único, pois tenho dado preferência aos livros de série que já possuo para não começar mais uma série interminável.
    A Frankie deve ser exatamente o tipo de personagem que eu amo: determinada e geniosa. Isso só me deixou mais louca para acompanhar as aventuras e tudo que ela irá aprontar.
    Uma resenha maravilhosa e fotos lindas. Vontade de ter o livro em mãos agora!

    Beijocas,
    Samy Aquino - http://samyaquino.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei a capa! Achei muito linda! Tbm gostei da resenha, parece ser um daqueles livros que vc não vê a hora de terminar e depois ficar pensando nas peças que foram pregadas! rsrsrsrsrrs Sem contar que por ser juvenil, acompanha os personagens na escola e eu adoro isso!

    Parabéns pela resenha! bjo bjo^^

    Ana Paula
    rockanapcm1@gmail.com
    https://www.facebook.com/rockanapcm?ref=tn_tn

    mn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.facebook.com/rockanapcm/posts/641752795862528?stream_ref=10

      Excluir
  5. Uau! Adorei a resenha! Parece ser uma otima história, recheada de aventura com a principal, fazendo com q os meninos façam suas *pegadinhas* sem saber que eh ela kkk. Tambem adorei a capa. Querl ler esse livro!!! :-)

    fabricio-fenix2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Tem meu e-mail: babi.firmino@yahoo.com.br
    Facebook:https://www.facebook.com/barbara.dantas.906 (mas quase nunca entro)

    bom, espero estar participando... :)

    ResponderExcluir