Anardeus - No Calor da Destruição - Walter Tierno

O ser humano é um bicho estranho é capaz de despertar coisas maravilhosas e ao mesmo tempo terríveis, é capaz de atos extraordinários e aterradores, é deus, é o diabo, mas ultimamente tem gostado muito do lugar cômodo de vítima do destino e não se move nem com o mundo caindo sob suas cabeças. Pessimismos a parte essas reflexões partiram da leitura do livro Anardeus - No Calor da Destruição, do autor Walter Tierno, publicado pela Giz Editorial.

A sinopse será um verdadeiro desafio, mas vamos lá tentar contar o que o livro apresenta. Anardeus é um homem marcado, nasceu feio e estranho e desde que abriu os olhos desperta repulsa nas pessoas ao seu redor, o que acaba o transformando em um indivíduo ignorado. É irmão gêmeo de Isabel, a bela mulher que a todos desperta paixão.
Desde pequeno sente um frio incontrolável que só se acalma quando ele é testemunha de catástrofes ao seu redor. Perante este fato e o ódio crescente que sente pela raça humana, Anardeus começa seu próprio Apocalipse, sem dó, São Paulo é palco de um história de sangue.

Anardeus é um personagem interessantíssimo do ponto de vista psicológico, marcado pelo trauma do abandono, age no mundo como se nada quisesse dele ou como se nada importasse, quando o processo é bem o contrário. O abandono que sofre não é o físico, ele tem uma família torta boa parte do tempo, o que sente é o vazio do não amor. A falta de um olhar carinhoso, de um bem querer, e mais de alguém que o veja, simples assim.

É um personagem complexo que renderia um post inteiro sobre sua maneira de existir funcionar e tentar sobreviver ao seu próprio inferno. É um anti-herói que sonha em ser herói no seu inconsciente. A criança que pede compreensão age a cada lugar destruído, como um brinquedo que não funciona mais, não consegue lidar com uma memória ruim? Destrua-a! Esse é o jeito de ser dele. Não consegue desenvolver laços sociais com ninguém além da própria irmã. Trata as mulheres como objetos e tem a libido extremamente alta e nada controlada, talvez porque nesse momento seja objeto de desejo e olhar.

"...Sou esquisito, diz ela. Sinto-me ofendido. Sou bem mais que isso. Sou quem deseja faz acontecer. Quem se banha no calor da aniquilação. É o que desejo agora e sei que vai acontecer. Sou eu quem provoca, sei que sou". (Pág. 73)

Isabel sua irmã é a imagem da perfeição, bonita, sociável, parece se encaixar bem na vida. Mas na verdade é tão perturbada quanto o irmão. Gosta de brincar com as situações (maiores explicações implicariam em spoiler =P) e é cruel com quem lhe contraria. Alimenta ilusões perturbadoras no irmão, quer tê-lo a adorando.


O fotografo surge quase no meio da trama como alguém que assiste as ações da dupla, inicialmente se aproveita da situação e ganha com os acidentes, depois assim como toda a população passa a ser vítima.

A narrativa é feita em primeira pessoa sob o ponto de ora de Anardeus, ora do fotografo e em um único capítulo de Isabel, essa variação permite uma visão completa da situação. A diagramação é com letras maiores e com um espaçamento maior, além de contar com algumas ilustrações. Assim como em seu livro anterior não há linearidade de tempo, a história vai e volta o tempo todo pela vida de Anardeus, e como em Cira e o Velho trabalha a vingança do protagonista diante do que lhe fizeram.

Têm uma forte crítica social, jogando de forma crua verdades sobre os comportamentos deploráveis do ser humano, causando diversas reviravoltas no estômago. A história é marcada por muita violência e sexo. Tudo é muito direto, simples e como um chute na cara! O uso de palavrões é constante pois ajuda a transmitir os sentimentos dos personagens. Pode não agradar a todos, mas é honesto e sincero, deveria ser lido minimamente para despertar reflexão.

Não há dúvidas quanto a qualidade da obra, é um livro inteligente, que trabalha com a sombra humana em sua extremidade. Quantos são desprezados por não se encaixar nesta sociedade capitalista do espetáculo, quantos fazem disso combustível para agir? Alguns conseguem sublimar, transformar, outros não conseguem e atacam aquilo que lhes incomoda.


É incômodo, repleto de humor negro e viceral, mas Anardeus - No Calor da Destruição é um conto de fadas as avessas que nos vem contar sobre uma história de não amor pode gerar caos como um efeito borboleta. Leia, perturbe-se e cresça!


TRILHA SONORA - BEHEMOTH - The Satanist (O livro pediu por algo apocalíptico rs!).




SORTEIO
O autor walter nos cedeu 1 marcador autografado do seu livro, para ganhar basta:

>>> Seguir o blog no GFC.
>>> Curtir o blog no Facebook.
>>> Comentar nesta resenha (com meio de contato) com conteúdo sobre o livro, a vingança é algo que valha a pena?
>>> Comentar na entrevista do Walter Tierno aqui para o House.

O sorteio vai ser feito no dia 14.03.2014. Boa sorte!!

Avaliação













Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Que história realmente impressionante, realmente desperta um vontade imensa de querer ler e se aprofundar nas páginas e ver de perto como Anardeus reage e se sente. Um história fascinante e incrível! Uma coisa sei que, a vingança não vale a pena, pois nos destrói por dentro e cria um pântano tão cruel que acaba nos deixando vidrados e querendo mais e mais por vingança , sem saber que se está autodestruindo.. por isso que existe a justiça, o contrário de vingança, essa sim é benevolente e sempre podemos contar com ela, cedo ou mais tarde.

    fabricio-fenix2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Que resenha impressionante! Eu tenho muita vontade de ler qualquer obra do Walter! Tenho por ele uma admiração infinita! Nunca li nenhuma resenha de seus livros que me desse tanta curiosidade, parabéns mesmo!

    Como já tenho o marcador autografado deste livro, não vou participar! Boa sorte a todos!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir