A Maldição da Pedra – Reckless #01 – Cornelia Funke

Depois de ler algumas das obras de Cornelia Funke publicadas aqui no Brasil (a trilogia Mundo de Tinta – clique no título para ler as resenhas), posso afirmar que virei fã da autora, pois amei sua forma de escrever, que é rápida e deliciosa e consegue nos prender na história e fazer que a gente chegue ao final do livro com um gostinho de quero mais. Por estes motivos, coloquei na minha cabeça que deveria de ler todos os livros da autora, e como “A Maldição de Pedra” foi escrito por ela e lançado aqui no Brasil pela Cia. das Letras, logo que tive a oportunidade comecei esta leitura e agora venho contar para vocês tudo que achei a respeito desta obra.
A Maldição da Pedra é o primeiro volume da série Reckless e conta a história de Jacob Reckless, um jovem cujo pai está desaparecido, mas que não sabe o motivo deste acontecimento e, por isso, quando todos da sua casa estão dormindo, ele vai ao escritório que pertencia ao seu pai em busca de pistas. Em uma dessas idas ele descobre um espelho, que é um portal capaz de transportá-lo para um mundo mágico no qual ele passa a se aventurar por anos, escondido do irmão e da mãe, fazendo com que ele construa uma reputação neste novo mundo, onde ele se torna um caçador de tesouros, e tem como melhor amiga uma raposa falante chamada Fux, que também é uma humana, capaz de se transformar em raposa.

Jacob “viaja” para este mundo dentro do espelho durante doze anos até que seu irmão, Will, o vê e resolve o seguir, causando uma grande confusão, já que quando ele chega é ferido por uma criatura de nome goyl e, com isso, acaba sendo amaldiçoado pela mesma, para se transformar em um homem de pedra.

Chateado com que aconteceu com seu irmão, Jacob resolve ir atrás da cura, nem que isso acabe lhe custando a vida. Por isso, embarcamos em uma aventura neste mundo mágico, correndo contra o tempo, onde várias coisas vão acontecendo, fazendo com que a trama não fique parada nem por um segundo, e acompanhamos a trajetória dos quatro personagens principais, Jacob, seu irmão Will, Fux e Clara (a namorada de Will que vai para o mundo do espelho e que fica lá, mesmo contra a vontade de Jacob).

O que achei bem legal é que a autora conseguiu introduzir nesta trama locais já conhecidos por nós, como o castelo da bela adormecida, onde a princesa está em um caixão à espera do beijo que a faça despertar, a casa da bruxa de João e Maria, entre outros personagens de conto de fadas, que também tem suas pequenas participações nesta história, que acaba fazendo com que a gente tenha ainda mais identificação com o que estamos lendo, tudo isso se encaixando de uma forma perfeita com o enredo.

A narrativa é em terceira pessoa, o que achei bem legal já que assim podemos ter um pouco do ponto de vista de cada personagem, e uma visão geral da história. O final foi daquele tipo que nos deixa morrendo de vontade de ler a continuação e saber mais ainda sobre nossos quatro personagens, além de nos deixar muito curiosos para saber tudo aquilo que a autora deixou em aberto para ser “resolvido” e “explicado” nos próximos livros.

A capa é bem bonita e representa bem a história. A diagramação está ótima e apesar da letra estar pequena, ela ainda é confortável para a leitura. As páginas do livro estão em amarelo e em todo começo de capítulo, assim como em alguns finais, temos uma ilustração, mesmo que em preto e branco, que fazem com que a história fique ainda mais legal. Podemos ver em todo o trabalho gráfico desta obra que a editora Cia. das Letras, teve um cuidado incrível para trazer para a gente um livro de muita qualidade em todos os sentidos.

Super recomendo esta história maravilhosa para todas as pessoas que gostam de um bom livro, que tem elementos mágicos e uma narrativa de tirar o fôlego, que consegue prender a gente do início ao fim com um enredo incrível e muito bem escrito.
Avaliação


Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Nunca li nada da autora, mas só pelas resenhas, me sinto encantada com as suas histórias. Tenho, na minha lista de desejados a trilogia Mundo de Tinta, ainda não consegui comprar, mas não vou desistir! rsrsrsrsrrs
    Não conhecia este livro, nem sabia que além da trilogia Mundo de Tinta, a autora tinha outraos livros lançados aqui no Brasil. Adorei a resenha e fiquei super curiosa qto a história! Cornélia sabe inventar mundos de uma maneira incrível neh?

    Parabéns pela resenha e a editora pelo ótimo livro!

    Bjo^^

    Ana Paula
    rockanapcm1@gmail.com
    https://www.facebook.com/rockanapcm?ref=tn_tnmn

    ResponderExcluir
  2. Que resenha incrível, bem escrita e que nos faz desejar ler o livro imediatamente, esse é mais um exemplar que acabou de entrar nas listas dos desejados, pois mostrou o que há na história sem revelar os acontecimantos, adorei saber q os personagens de contos de fadas fazem parte do enredo.. A história parece bem bacana e de tirar o fôlego, cheio de ação e aventura! A capa é fantastica na imagem imagina ao vivo? :-)

    fabricio-fenix2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Desde que eu li Coração de Tinta, a Cornelia Funke se tornou uma das minhas autoras favoritas, com essa maneira mágica e encantadora que ela tem de contar suas histórias. Também tenho muita curiosidade de conhecer outras obras delas, para mim ainda falta completar a triologia Mundo de Tinta com o último livro, mas fiquei muito animada com a resenha deste livro.

    Aliás, resenha muito bem escrita, parabéns!!!

    Bianka Alves
    mbiankasalves@hotmail.com
    https://twitter.com/heymabi_

    ResponderExcluir
  4. Resenha intrigante, me despertou muita curiosidade. Pelo o que pude ler pela resenha, definitivamente este me parece ser um livro mágico, com uma grande flexibilidade para juntar cada pedaço de contos infantis sem desordenar a história, raro autores conseguirem algo assim, procurarei outras obras vindas dela. Por fim, mais um livro que com certeza está em minha lista!

    Vitória Brum
    vitoriabrumid@Live.com
    http://www.facebook.com/vitoriadosstsbrum

    ResponderExcluir